A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Targa Florio 1965


A Placa/Targa comemorativa da 49ª Targa Florio.

Lorenzo Bandini na Ferrari 275 P2.

Concebida em 1906 por Vincenzo Florio, nas Montanhas de Madonie a leste de Palermo na Sicília a Targa Florio tinha como principal objetivo divulgar a região e os ricos negócios da Familia Florio que incluíam navegação, hotelaria, terras etc. Na época foram projetados três percursos, Grande, Médio e Piccolo Madonie. Após a II Guerra Mundial apenas o Piccolo Madonie foi utilizado, com 72 km e as provas tinham 10 voltas perfazendo um total de 720 km. Grandes pilotos Italianos venceram a Targa, Nuvolari venceu em 1931/32, Gigi Viloresi em 1939/40, Umberto Magliori, Achile Varzi, Piero Taruffi, Enzo bem que tentou como piloto mas só conseguiu um segundo lugar em 1920 pilotando uma Alfa Romeo 40/60.De outros paises grandes pilotos tambem venceram, Stirlig Moss, Jo Siffert, Herbert Muller, Ricardo Rodrigues e muitos outros. Do ano de 1958 ate 1973 era valida pelo Campeonato Mundial de Viaturas Esporte e Gran Turismo, daí a importância da corrida de 1965 que vou lhes mostrar.

Nino ao volante da 275 P2


A Ferrari 275 P2 de Jean Guichet/Giancarlo Bagheti.

A Porsche vinha enfrentando a Ferrari e vencendo muitas corridas, apesar de mais nova vinha causando muitos estragos à Ferrari, e em sua casa na Targa Florio havia vencido desde 1960 três, em 1960 com Jo Bonnier/Hans Hermann com o Porsche RS60 OT Spyder, 1963 com o Porsche 904 GTS novamente com Jo Bonnier ai em dupla com Abate, e novamente em 1964 com Antonio Pucci/Colin Davies com o 904 GTS. A Ferrari havia vencido em 1961 quando Von Tripps/Olivier Gendebien levaram a Ferrari Dino 246 SP ao primeiro lugar e em 1962 quando a Dino 246 SP foi pilotada por Willy Maraise/Ricardo Rodrigues/Olivier Gendebien.
No ano de 1965 a Ferrari vem com sua esquadra composta por três principais carros para lutar pelo primeiro lugar na geral, as Ferrari 275 P2 com as duplas Ludovico Scarfioti/Mike Parkes . Jean Guichet/Giancarlo Baghetti e Nino Vacarella/Lorenzo Bandini. A Porsche com vários 904 GTS de fabrica e particulares vem tentar repetir a vitória dos dois anos anteriores.
 
O Porsche 904/8 de Jo Bonnier/Grahan Hill.
GT 40 Roadster de Bob Bondurant/John Whitmore.

Na corrida o que se vê é Vacarella pilotando forte e rápido desde a largada, que é feita com os carros a intervalos de um minuto, e logo na segunda volta pulverizando o recorde da volta fazendo 39m21s, as outras Ferraris bem que tentam mas o Siciliano está irrepreensível e quando entrega o carro a Bandini na ao final da sétima volta a vitória esta consolidada, Hill/Bonnier com o mais rápido dos 904 GTS 8 cilindros já não fazem frente aos fabulosos tempos por volta da Ferrari # 198. E para a alegria dos Italianos, de Enzo e dos Sicilianos em particular dos quais Nino é o grande herói vencem a corrida deixando a disputa com a Porsche desempatada, agora são seis da Ferrari contra cinco da arqui-rival Alemã.


A belissima Alfa Romeo Giulia TZ164 de Lucien Biachi/Jean Roland.

MG TD Midget 1.300cc de Andrew Hedges/Paddy Hopkirk.

Austin Healey Sprit Spider 1.300cc de Bruno Aaltonen/Clive Baker.

Ferrari 275 de Andrea de Adamich/Mario Casoni/Sergio Bertoja.
O valente Abarth DT Spyder 1.600 cc de Hans Hermann/Leo Cella, sexto lugar na geral. 


O nome Nino Vacarela foi na minha juventude sinônimo de raça, Ferrari e vitórias, volto depois a escrever sobre outras Targa Florio.




 RESULTADO
 
 
Data:  5 de Maio .

Circuito: 72 km  Volta mais rápida: Nino Vaccarella, Ferrari, 39:21.0 = 109.784 km/h volta 2
Espectadores mais de 250 000
Distancia: 10 voltas = 720 km
Média : 102.563 km/h
Largaram : 59 carros
Classificados 30 - 

1º 198 SpA Ferrari SEFAC, Ferrari 275 P2 Nino Vaccarella/Lorenzo Bandini
2º 182 Porsche System Engineering,Porsche 904/906 Berg Spyder ColinDavis/Gehard Mitter
3º 176 Porsche System Engineering,Porsche 904/6 Umberto Maglioli/Herbert Linge
4º 174 Porsche System Engineering,Porsche 904/8 Coupe Jo Bonnier/Graham Hill
5º 94 Porsche System Engineering, Porsche 904 GTS Günther Klass/Antonio Pucci
6º 152 Abarth & Cie,Abarth 1600 OT Spyder,  Hans Herrmann/Leo Cella
7º 70 Autodelta SpA,Alfa Romeo Giulia TZ '64 Lucien Bianchi/Jean Rolland
8º 132 Scuderia Sant Ambroeus,Ferrari 250 (275) LM Luigi 'Gigi' Taverna/Oddone Sigala
9º 58 Scuderia Etna, Alfa Romeo Giulia TZ   Guiseppe Sirugo/Vincenzo Arena
10º 26 Abarth & Cie,Abarth-Simca 1300 Bialbero TwinCam Salvatore Calascibetta/Guiseppe Virgilio
11º 44 Dick Jacobs / British Motor Corporation,MG Midget, Andrew Hedges/Paddy Hopkirk


Agradeço a colaboração de meu amigo Henrique Mércio.

2 comentários:

  1. olha só o Henrique, o Mércio, em outro vôo solo!
    é a Glória!

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  2. É Tito, mas o texto é meu!
    Só sei que ele está prepando um que vai nos dar até um "Oscar" de roteiro preparen-se...

    Abs

    Rui

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Rui Amaral Jr