A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Stock

A Lenda...

“Na década de 20, com a entrada em vigor da Lei Seca durante a qual era proibida a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas, surgem nos EUA os motoristas que transportam as bebidas escondidas. Seus carros precisam ter as suspensões reforçadas para suportar o peso das garrafas e motores “envenenados” para que ficassem mais rápidos que os carros da polícia.
Nessa mesma época, eram comuns as corridas entre amigos nas areias e nas avenidas paralelas ao mar da cidade de Daytona. Elas cresceram tanto que surgiu a necessidade da criação de determinadas regras visando padronizá-las.
Assim, em 1948, Bill France organiza uma reunião com os participantes dessas corridas e propõe a criação de um regulamento. Nasce assim a NASCAR - National Association for Stock Car Auto Racing - que previa, entre outras coisas, que os carros participantes deveriam ser de produção normal e com mais de quinhentas unidades vendidas ao público - são os chamados Stock-Cars.

O oval nas areis da praia, notem a quantidade de carros disputando.




Há quem aposte que esta exigência foi o principal motivo da categoria ter feito tanto sucesso. O fã que assistia essas corridas adorou ver que ele poderia adquirir o mesmo carro que havia vencido a corrida no domingo.
Surge então a frase que é famosa até hoje:
“Win on Sunday, Sell on Monday”



Daí, para a criação do Daytona International Speedway foi um pulo. Com a sua construção iniciada em 1953 teve sua primeira corrida em 1959 vencida por Lee Petty, que ficou famoso pela vitória e mais ainda por ser pai da lenda viva Richard Petty que se tornou o maior vencedor da categoria.
Além das vitórias, sua principal marca é o azul com o qual ele pintava seus carros. Ele conta que eles tinham tinta azul e tinta branca para pintar o carro, mas que nenhuma das duas era suficiente para pintar o carro inteiro. Misturaram as duas e saiu esse azul que acabou sendo a marca registrada dele.

Vivo até hoje tem uma empresa que aluga legítimos carros da NASCAR para os fãs.

Richard Petty, uma lenda viva!"

Milton Bonani

____________________________________________________________

 Pois bem...alguns anos atrás meu amigo Milton Bonani esteve em uma das pistas onde Richard Petty aluga Stocks para algumas voltas. 
Primeiro ao lado de um instrutor, depois acelerando para valer.
No link abaixo da foto ele nos conta um pouco da experiencia...


Voltamos logo com Richard,


Rui Amaral Jr



4 comentários:

  1. Sensacional história! Não conhecia boa parte dela. Fotos muito interessantes! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Speed, o MIltão e eu estamos escrevendo sobre a carreira de Richard, é complicado, pesquisando a "fera" tem 200 vitórias, em alguns anos venceu 80% das corridas em que participou, e por aí vai....

      Obrigado outra vez, um abraço.

      Excluir
  2. Gosto de artes além de carros. O detalhe desse azul é fantástico. O "faz o que dá com isso" virando um ícone.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr