A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Três, Quatro e Ferradura...

1971- Estreantes e Novatos - No Puma #48 meu amigo José Martins Junior...


Vou tentar descrever esse trecho da maravilhosa pista que foi Interlagos antes da mutilação, o carro um VW D3 na configuração em que corri na TEP em 1982. Motor 1.600cc, com cerca de 152 hps, o cambio de quatro marchas era uma caixa 3, freios a disco nas quatro rodas.

Na foto de meu amigo Carlos Bonesso, a curva Três...

A Três com a tomada da Quatro. Os Opalas e Mavericks segundo amigos que corriam na categoria freavam mais ou menos na placa de 150 metros, nós com os VW D3 "um pouquinho" depois da placa dos 50 metros. Eles chegavam lá a aproximadamente 240 km/h nós 205!


Nestas três fotos;Foto 1-saída Quatro com Mogames, Duran, Ferraz, Tide Dalecio e José Antonio Bruno. Foto 2 e 3 - Já na primeira perna da Ferradura Bruninho deixa Tide para trás e muito rápido espalçha Duran e Ferraz. No vídeo a manobra completa.

Descendo o “Retão” a chegada à curva “Três” era bem rápida uns 205 km/h, a freada começava depois da placa dos 50m, ai era pendurar nos “alicates” ao mesmo tempo em que colocava a 3ª marcha. As ultrapassagens ali tinham de ser cuidadosas, pois no fim do “Retão” na parte de dentro existiam “costelas de vaca” o que fazia o carro tremer todo e tiravam sua aderência, mas era uma delicia quando se saia de trás de algum outro carro freava-se no limite, pendurando-se nos “alicates” e deixava-o para trás. 

Ali tive oportunidade de fazer belas ultrapassagens, em uma das primeiras corridas do ano um piloto campeão em várias categorias por que passou, ultrapassou-me ali, eu vinha com um problema de fricção depois de uma largada forçada por causa da 1ª marcha muito longa e dava-lhe sinal desde o começo do “Retão” para me passar, ele escolheu a freada da “Três” talvez para levantar a galera. Pois bem duas ou três voltas depois minha fricção voltou a funcionar bem e fui chegando nele. Grudei em sua traseira na saída da “Um” e ele me acenava para ultrapassá-lo no meio do “Retão”, só que alem dele vir bem rápido eu queria devolver-lhe a ultrapassagem. Freei no limite, coloquei meu carro ao lado do seu, 3ª marcha e na “Quatro” já estava na frente. Depois no pódio ele veio me perguntar se não havia visto os sinais, disse-lhe que não entendi!!!! Para minha satisfação ainda maior veio o chefe de equipe de um amigo me cumprimentar por ter feito a melhor volta da corrida, e comentar da ultrapassagem na “Três”.

Primeira perna da Ferradura, Edson Yoshikuma de Passat, Arturo Fernandes, Amadeo Campos, Mogames...

Duran começa a contornar a Ferradura com Amadeu Rodrigues, Clélio Moacyr "Bé" Souza, eu... 

Tide vem na primeira perna, Marco de Sordi vem grudado em mim...

Arturo Fernandes com o #1 de Campeão Brasileiro à frente de Junior Lara Campos, Amadeo Campos, João Franco e Moghames.
Vital Machado, com o segundo carro da equipe de Arturo, lidera Jr Lara, o Chevette de Edgard Mello e Clelio Moacyr Souza o Bé atrás, forte e no limite como sempre.

Arturão lidera a turma...

Não é o que parece! Eu no #8 venho brigando com o Alvaro Guimarães #38 e colocando volta nos retardatários. Vejam que Alvaro força Ferraz e eu me preparo para passar o Conde antes do final da curva...a bandeira Azul estava funcionando, mas nós tínhamos pressa!

Ah! A “Ferradura” chegava em 4ª marcha com o motor bem cheio, tomava à esquerda de pé embaixo e logo após da tangencia da primeira perna à direita feita também de pé embaixo, com o carro em linha reta pisava fortíssimo nos “alicates” reduzia de 4ª para 2ª marcha e completava a segunda perna da curva com seu longo ponto de tangencia, para na saída beslicar a “zebra” do lado de fora. Na entrada dessa curva em 78/79 ultrapassei um Passat D3 de um amigo que andava na ponta, Adolfo Cilento na minha cola viu tudo, depois da corrida o piloto do Passat veio me dizer que não havia me visto. Ora não viu mesmo, pois no lugar onde ele freava eu ainda estava em 4ª de pé no fundo! O Bambino – Adolfo Cilento – só me olhou de lado, seu olhar dizia tudo!

No vídeo de Luiz Guimarães o Bruninho - Luiz Antonio Bruno - faz uma bela ultrapassagem na tomada da Ferradura sobre Ferraz e Duran, depois Tide Dalécio aproveitando a confusão ainda passa o carro amarelo por fora na tomada da segunda perna!



Aos meus amigos Ricardo e Roberto


Rui Amaral Jr




















7 comentários:

  1. Estou aqui procurando notícias sobre essa corrida, pois meu pai Ronaldo correu neste dia com vocês, ele estava dirigindo um Opala preto, e devido a isso ele gostaria muito de ter mais informação sobre esse dia tão marcante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, qual corrida vc se refere, e qual o nome completo de seu pai?

      Excluir
  2. Eu passo horas "andando" no velho Interlagos e a Curva 3 é um desafio.

    Outro desafio é entrar na Ferradura em 4a e reduzir para 2a: é isso mesmo?

    Valeu, Rui!

    ResponderExcluir
  3. Walter meu amigo, vou tentar explicar...
    Na última corrida da WEC em Interlagos era impressionante a chegada das Ferrari ao "S" depois da reta dos boxes, em menos de 50 metros elas, inclusive a do Rato, reduziam de oitava marcha para primeira ou segunda! Acontece que na "modernidade" os carros usam câmbios sequenciais e o "punta taco" é automático!
    Na Três
    Nossos D3 não tinham essas "mudernidades', mas os carros de ponta tinham freios à disco nas quatro rodas, na maioria feitos na RETSAN, ventilados e maiores que os originais, paravam mesmo!
    Na Ferradura, existia um desnível, um calombo na primeira perna freando nele vvc "voava" perdia grip para freada. Veja na foto em que meu amigo Bé vem pendurado, atrás do Turito, Jr e do Chevette...
    Então ali, com o cambio que eu usava a opção era quando o carro assentava enfiar o pé com força no alicate e fazendo o "punta taco" reduzir de 4ª para 2ª....
    Quanto à Três é bem mais fácil...Turito e Mogames com a 4ª mais curta faziam em 4ª, eu e outros em 3ª. Agora presta muita atenção...se me lembro bem, ao chegar na Três existiam placas no Retão indicando 200 metros, depois 150m, 100m e por fim a de 50m que era quase dentro daa curva. Pois bem...na de 200m feche os olhos, conte até dois, pise com força no alicate, abra os olhos e faça a Três com a marcha que escolheu na relação! Vc nem vai ver a "famigerada" placa dos 50m, acredite!
    Sempre bom ter vc por aqui,

    Um abração

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Rui!

    A Três protagonizou aquela "entortada" do Pace, em 1977. Faltou sorte e ele bateu o bico (que tinha radiador naquela Brabham linda) e ele perdeu a corrida. Morreria sem vencer de novo, uma grande injustiça.

    A Ferradura é um show para o público, pois sempre havia uns "bolos" disputando a freada.

    Muito respeito -- e uma.inveja do bem -- por quem teve o privilégio de competir no Temllo do Interlagos original.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr