A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Emerson


Lembro com clareza quando Emerson resolveu sair da MacLaren com a qual havia sido Campeão do Mundo no ano de 1974 para ir para sua equipe a Coopersucar/Fittipaldi no ano de 1976. Consagrado nos seus seis anos de Formula Um seguia agora os passos de Jack Branham e Bruce MacLarem e encarava a árdua tarefa de tornar sua equipe competitiva.

Não vou entrar no mérito de ter a cooperativa e o governo Brasileiro a apoiar o projeto deles, mas lembro perfeitamente o descaso e as chacotas que os mesmos incompetentes de sempre faziam então.

Lembro uma noite na churrascaria Rodeio em que acabei perdendo a paciência e colocando no seu devido lugar um desses imbecis que teimava em fazer chacotas com o nome de nosso Campeão.

Para ele foram anos difíceis, lembro como se fosse hoje uma noite em que saía do Shoping Ibirapuera e vi Emerson e Wilsinho voltando de uma viagem, semblante carregado pela luta difícil e sem resultados.
Chega 1978 e a corrida do Rio e recebendo ou não um motor de ponta da Cosworth Emerson faz um corridão e chega em segundo atrás de Reutman, depois disso mais nenhum resultado e sua saída da equipe.

Talvez tivessem sidos tempos difíceis mas nunca vi Emerson se queixando, pois nem em 1973 quando Chapman dividiu as atenções da Lotus entre ele e Ronnie Peterson possibilitando a Stewart seu terceiro titulo ele se queixou.


Aquela volta penosa pilotando Super Kart, depois a corrida de Miami mas lá estava ele sempre sorrindo. Logo depois entrando na Indy numa equipe pequena para logo a seguir conquistar novamente seu lugar de direito, o topo, vencendo Indianápolis e muitas corridas mantendo-se até o final na ponta.

Não sou seu amigo, só o conheço de passagem mas minha admiração por ele é grande.

O pessoal da Automodeli resolveu homenagear nosso Campeão fazendo uma réplica do carro em que ele conquistou o segundo lugar no GP do Rio de 1978.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr