A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 31 de março de 2010

SALECAR




Ontem a noite conversando com o Jr ele dispara “achei uma foto do motor Renault Gordini e estou te mandando” de repente ele para e “olha! Achei umas fotos de uma corrida no Rio com o Marcos, Arno e Carlos Alberto Levorin vou te mandar. Aí ficamos conversando sobre nossa longa amizade com eles. Saudades!


Os Levorin eram donos da Retifica Salecar, nome que sempre apareceu em nossos carros, pois era lá que trabalhávamos nossos motores o Jr, Adolfo,Manduca, Ricardo, Julio Caio e outros mais. Lá nós éramos recebidos como filhos o Marcos e o Arno sempre na correria, mas sempre com tempo para dar atenção a nossas loucuras. Mais tarde o Fabio filho do Marcos também correu na D3 e em 1983 correu as Mil Milhas com o Jr  em 84 comigo. Coitado agüentar os dois chatos de ter sido terrível!

 
O Arno era mestre torneiro, de verdade, professor do Liceu de Artes e Oficio e estava sempre pronto a nos ajudar, com seu passinho curto e seu sorriso ia para o torno fazer as maiores loucuras que pedíamos. Já nos deixou mas lembramos sempre dele com carinho.
 
 
                                                                              Arno e Marcos 
 

“Nesta corrida no Rio em meu box, onde os irmãos Arno, Marcos e Carlos Alberto Levorin junto também o Manduca e Saraiva este veio a correr também na Divisão 3, todos sem camisa trabalhando rsrsrs, pois tinha quebrado meus 4 motores nos treinos, todos com o mesmo problema derretia a cabeça do pistão, não era acerto de carburação ou ponto de ignição e sim excesso de aperto nos cabeçotes, nosso torquimetro deu defeito (ferramenta com medidor de aperto de parafusos e porcas), mas dos 4 motores quebrados fizeram 1 que teria de economisa-lo na classificação para poder correr no domingo. Ganhei essa corrida na somatória dos pontos pois fiz 2 lugar nas duas baterias, que foram ganhas 1 pelo Afonso Giaffone de Passat e outra pelo Bruno de VW se não me falha a memória.” Jr Lara Campos. 
 

Podium no Rio, Adolfo Cilento, José Antonio Bruno, Jr Lara Campos, Yoshikuma, Manduca e Bruno Brunetti. Ao lado Jr persegue Bruno.


Na foto do Fabiano Guimarães Tony Pirillo.
Adolfo Cilento
Ricardo Bock
Rui nos traços de Yassuo Igai

Na versão do Tito o carro que o Fabio e eu corremos as Mil Milhas de 1984.

O Chapa me apresentou à eles, eram muito amigos, e não sei porque lembrei do Chapa me dizendo “vai lá Rui eles estão colocando Elicoil em duas carcaças nossas, vê se o Arno já acabou”. O Elicoil era colocado nos orifícios dos prisioneiros das carcaças VW, substituindo as roscas prejudicadas com tantos apertos.
Em 1982 convidei e passaram comigo alguns dias em Campos do Jordão o Arno, Marcos, Chapa e esposas até hoje lembro de nossas conversas ao pé da lareira, sempre sobre automobilismo, pobres das esposas. 
Na ida para Campos o Chapa sempre afoito e veloz ao volante ia à frente com seu carro quando naquela saída para Taubaté ao pé da serra deve ter feito uma barbeiragem e o Arno que dirigia o carro de trás acabou batendo sem gravidade em outro. Lembro como se fosse ontem o Arno dizendo “ele é louco vinha da duzentos por hora e errou o caminho” e o Chapinha só ria.
Ah! Ia esquecendo a Salecar era na Rua Lopes Chaves na Barra Funda e na rua ao lado íamos sempre almoçar no Afonso que fazia uma bisteca deliciosa e nos recebia com seu sorriso. Por ali estávamos sempre em casa.
 
Dedicamos esse post a nossos queridos amigos Marcos, Fabio, Carlos Alberto e ao saudoso Arno que estão sempre em nossos pensamentos e corações e são sempre lembrados com muito carinho.
 
Jr e Rui

26 comentários:

  1. Rui sou seu fã desde os tempos em que ficava debruçado sobre as pilhas de 4rodas, motor3 e Autoesporte que "roubava" do meu pai que cujo nome tbém é Rui, por isso e por vc ser um dos ases da minha imaginação na época dos div3 e como já postei no POEIRA NA VEIA sou seu fã declarado. Sempre achei os fuscas com o paralamas alargado o máximo e agora fico muito feliz de poder compartilhar com vc estas histórias que só quem já viveu pelo menos um pouco no meio do automobilismo é que sabe o quanto são boas. E vc não vai voltar para os div3 da Clássicos de Competição?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabiani, se o Orlando me emprestar o carro dele vou dar umas voltas. Vou lá no Francis procurar,como sou um pouco complicado com os computadores acabo perdendo algumas postagens.
    Vou te contar uma coisa, quando escrevo sb meus amigos dá um friozinho na barriga, como se estivesse numa volta super rápida, vc sempre acha que está faltando algo.
    Mas depois qd vem os comentários como o seu do,Orlando e de outros amigos fico feliz, pois mesmo sabendo que não escrevo bem, consigo transmitir a emoção que vivemos.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Rui, parabéns pela postagem. Emocionante, de encher os olhos de lágrimas.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs,
    Orlando onde tiramos a senha pra andar em seu Divisào 3, faça banco largo e cinto especial no comprimento das tiras, pois as barriguinhas de todos....

    Francis,

    realmente era um automobilismo que podemos chamar "inicio" pois ele o nosso Emerson iniciou para nós essa trajetória que se chama "tecnologia", que foi geral na atualidade em que vivemos, mas por sorte tive preparadores de motores como na época como Anésio, Meinha,a Salecar e eu rsrs, sempre fui um apaixonado por motores..., mas atualmente Anesio e Meinha são top na atualidade da Stok-Cars, já era dificil nos anos 70/80, imagino hoje....

    abrs

    ResponderExcluir
  5. Não entendi Francis! Estou com "apenas" 97kg vc viu o Jr andando de Kart p/ fazer esse comentário!rsrsr
    Eu é que vou dar umas voltas em seu carro.
    Ah! Os meus tambem se enchera de lagrimas p/ escrever.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  6. Vc me mata!!!!! Coitado o Francis levou a culpa.

    ResponderExcluir
  7. Lara, a coisa ta dificil , meu carro ainda não saiu do lugar , não tenho como fazer a restauração, ainda estou aguardando possiveis patrocinadores para reforma lo , tão logo fique pronto vou te convidar para andar nele ok
    abraço

    ResponderExcluir
  8. hahahaha como diz japonês, "soborô páeu".
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Parabens, que saudades ver meus tios em plena ação. Inté Leo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a todos eu era garotinho mas as vezes acompanhava meu pai nos treinos era fantástico !!!! Me chamo Humberto Levorin Neto meu pai era o saudoso Carlos Alberto Levorin.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Humberto, não lembro de vc mas seu pai era um amigo querido, obrigado por dividir esta lembrança, um abração.

      Excluir
  11. o divisão 3 acima 156 era meu e participei com ele de várias corridas entre 71 e 74 inclusive 1000 milhas.
    e também com o divisão 1 número 56.
    sempre em parceria com a Salecar, com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Tony, então é vc nesta foto?
    Vou corrigir.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu nome luiz borges a salecar foi meu primeiro emprego eu tinha 14 anos.sr.arno era muito gente boa sempre dando oportunidades para os garotos.trabalhei na salecar em 1976.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arno era um querido amigo, partiu cedo! Obrigado pelo comentário Luiz, mvou transmitir ao Marcos e Fabinho assim que estiver com eles.

      Um abraçõ.

      Excluir
  14. Fantástico. Uma viagem no tempo.que registro histórico. Parabens! Estudei com o Carlos Alberto Levorin. FIG. Direito, em Guarulhos, anos 70. Grande abraço a todos, um especial pra ele, amigo inesquecivel. Carmen Regina Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carmen, são amigos queridos, não vejo o Carlos Alberto há muito, mas assim que conversar com o Marcos ou Fabinho, vou transmitir

      Excluir
  15. Nossa estamos emocionados ao ler tamanhas recordações. Sou Fátima levorin filha do marcos. Isso fez com que o meu pai encher os olhos de lágrimas, de lembrar de momentos tão especiais e queridos. Um grande abraço à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatima, são amigos queridos, diz por favor que mandei um abração para op Marcos, Fabinho e todos.

      Rui

      Excluir
    2. Fatima deixa o telefone do Marcos por favor, não vou publicar....

      Excluir
  16. Oi, ao encontrar este blog, mostrei para meu sogro. Eles ficaram muito emocionados com muita saudade desse tempo de salecar. Estao mandando abraçospara voceis; Marcos levorin esposa e também o Fábio levorin. Abraços

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos.Sou Nathan Levorin Neto do Caros Levorin.Uma pena eu nunca ter visto uma corrida deles..Mas aposto que deveriam ser fantásticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo incrivél Nathan, manda por favor um abração ao seu avô! Ele, Arno, Marcos, Fabinho amigos muito queridos.

      Valeu.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr