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MOTORES : Acompanhando a evolução dos motores em todo automobilismo o VW avançou e muito . Com seu comando de válvulas no bloco e varetas para acionar o balanceiro é impressionante o que alguns preparadores conseguiram extrair de potencia desses motores com uma configuração tão antiga . Nos anos 50 eles giravam 6.000 rpm , seus dois carburadores Zenith de 32 mm de diâmetro alimentavam a entrada única do cabeçote , sua refrigeração era feita por radiadores na dianteira do carro sua potencia 75 hp . Em 1971 quando corri pela primeira vez em D3 -EN-os motores já usavam um comando de válvulas P3 desenvolvido pela MM encima dos Iskanderyan 12/12 , o carter trabalhava seco com bomba de óleo Schadek , e alguns carros já usavam os carburadores Weber 48 com o cabeçote desenvolvido pela mesma MM . Acredito que os melhores motores dessa época tivessem uns 100/110 hp .
A partir dos cabeçotes de dupla entrada , da evolução dos comandos de válvulas , das bombas elétricas de combustível , dos pratos de molas de titânio , das molas de válvulas , das varetas de válvula , ponto fraco desses motores , do sistema de balanceamento e muitas outros componentes passaram esses motores a girar na casa dos 8.000 rpm e com alguns comandos 9.000 rpm . Sua potencia como relata Jr Lara Campos em seu blog chegou a incríveis 152 hp e posso dizer que o Chapa meu preparador tirava deles potencia parecida , verdadeiros canhões !
CAMBIO : Não tenho informação do cambio usado nos carros de Lettry e Aldo/Dreux , mas a partir de 1970 começou a ser usado cambio de quatro marchas com diversas relações desenvolvidas pela MM - um abraço Crispim - e parceiros , escrevi uma postagen intitulada "Caixa três" com maiores informações . Alguns carros usavam uma caixa de cambio Hewland de cinco marchas feita numa carcaça VW .
CHASSI : Só que pilotou um carro desses sabe do prazer . Lettry conta que seu carro para as Mil Milhas 1956 não tinha nenhuma modificação , correndo inclusive com pneus diagonais Spalla di Sicurezza !!!! Quando comecei em 71 já usávamos rodas 6 pol. na dianteira e 7 pol. na traseira com pneus Pirelli Cinturato 165 na frente e 185 na traseira , ao contrario dos primeiros carros já usávamos barras estabilizadoras na frente e atrás , a cambagem das rodas traseiras era bem acentuada chegando a 3/4 graus negativos .
A partir de 72 tudo mudou muito com a chegada dos pneus Slick , os freios a disco nas quatro rodas , amortecedores importados . A primeira vez que pilotei com os slick fiquei impressionado , as freadas eram muito mais próximas , o limite muito mais alto , eles simplesmente grudavam a pista . Eram verdadeiros carros de corrida e o prazer de pilota-los imenso .
Mais desses incríveis VW nos blogs de meus amigo Jr , Orlando e Luiz .
http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Caixa%203
http://www.interney.net/blogs/saloma/?cat=4689
http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Caixa%203
http://www.interney.net/blogs/saloma/?cat=4689
Parabéns pela matéria!!!
ResponderExcluirObrigado Fred .
ResponderExcluirGostei muito da matéria.
ResponderExcluirabraços
duran
Obrigado Duran , ia assinar a matéria por todos nós , mas depois achei que pensariam que estamos velhos !!!!!!!! Ela é um pouco sua tambem , se quiser acrescentar algum detalhe vc sabe que a casa é sua .
ResponderExcluirAbraços
Boa Amaral...falar dessas baratas é o máximo e vai longe o papo. Tenho um monte de materias para fazer dos D3 e dos estreantes de VW. Assim que respirar vão ao ar...abs
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