A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 27 de janeiro de 2013

Divisão 3

 Ciro
O 4 portas com Pedro ao volante.

Três dias longe do blog, apenas deu tempo de postar os comentários sem responder, então agradeço à todos. Estive esses dias com o Julio Caio - Azevedo Marques - e logo teremos algumas novidades para contar. 
Estar com o Julio é certamente uma tarefa para profissionais, alguns dias, depois de reuniões as mais diversas, conversamos até 4h da manhã, o papo com ele flui, mil risadas e lembranças, já que somos amigos desde a longínqua década de 60 quando estudamos no Colégio Paes Leme, ele aprontava demais, eu nunca (rsrsrs)!
Chegando aqui vejo os comentário nas fotos do Rogério da Luz que postei, de meus amigos Joel, Juanh, Marco, Danilo, Francis, Fabiani, os dois últimos legítimos Alicatões da terra e por fim o Walter, que me obriga, diga-se de passagem com muito prazer a contar alguma coisa desta foto!
No site Imagens DALUZ as informações são poucas, mas acredito que seja uma corrida no final de 1971 ou em 1972, veja que o Opala do Pedro -Victor De Lamare- já é o coupe; neste exato momento toca o Skype e começo um longo papo com o Caranguejo, que vai escrever também um post, sobre o tema. Continuando, não tenho certeza absoluta, mas pelos carros acho mesmo que é nesta época, que corri com um VW D3 que comprei do Expedito Marazzi, infelizmente na foto não aparece o grid completo, então vamos identificar os carros.
Na primeira fila o #44 do grande Ciro Cayres, no centro o Pedro ao seu lado outro Opala #51 quase com certeza de Carlos Alberto Sgarbi, ou Luiz Celso Gianinni. Na segunda fila dos VW D3 o branco parece o de Jozil Garcia, o azul está em minha memória mas não consigo lembrar do nome do piloto.
Atrás o Opala da equipe De Lamare do Cacó - Carlos Quartim de Moraes - perto o VW #29 de Alfredo Guaraná, o FNM TIMB de José Pedro Chateaubriant e outros carros, inclusive um VW 4 portas.


 Pedro
Grande foto! O #90 do Teleco, no #29 de branco Guaraná conversa com Robertinho cabeludo e de bigodes, entre os carros também de bigodes, parecendo falar em um celular, Ítalo Adami.
Interessante, no box de camisa branca parece ser Jayme Silva.



Notem que alguns carros não calçam pneus slicks, pois era o começo da utilização desses pneus e não tenho certeza que o Ciro esteja com eles.
Os carros do Ciro eram de uma perfeição absoluta, tanto este como depois o coupe, segundo o Jr Lara os motores eram preparados nos EUA, ele mesmo tem um deles que usava nos barcos de corrida, e um canhão.
Os carros da equipe De Lamare, sempre muito bem preparados pelo competente Caito, usavam um esquema diferente. Sempre observei bem os carros da equipe pois em 1971 fiz cinco corridas nela. Seus motores tinham a origem de preparação de Orestes Berta, seus cabeçotes eram de fluxo cruzado, nos motores GM originais o coletor de admissão e escape eram do mesmo lado, no cabeçote Berta a admissão era por um lado e o escape por outro, permitindo uma mudança no ângulo das válvulas e uma melhor equalização de todo o sistema, usavam três Weber 48. O quatro portas usava um cambio Saenz argentino de quatro marchas, e assim como o coupe, seu conjunto de motor e cambio eram colocados mais para trás, acredito que entre eixos. Eram bem feitos demais tanto na mecânica quanto no chassi, um padrão como já descrevi acima do Caito e Pedro.
Sobre os VW D3, já mostrei muito por aqui, o #29 do bota Guaraná era super rápido e bem feito pelo Robertinho e o amigo Ítalo da Autozoom.
Já o FENEME do Zé Pedro acredito ser o único carro da D3 na classe B, carro bem feito. Lembro como se fosse hoje de um totó que ele deu em meu carro em pleno Retão em Interlagos, tinha passado por ele na entrada da Um, lá os VW eram mais rápidos e no meio da reta e ele com aquele motorzão ao me ultrapassar deu uma “ralada” em meu paralamas traseiro. Depois da corrida fui conversar com ele que sorrindo me disse algo como “era para dar uma incrementada na corrida!”. Grande cara o Zé Pedro.


Rui Amaral Jr  


O Opala do Pedro, aqui já com o Edson Yoshikuma, de óculos chapéu e fumando Miguel seu irmão.


  


14 comentários:

  1. Ricardo Mallio Mansur27 de janeiro de 2013 às 20:48

    Oi turma, na foto onde aparecem os pinicos #90 e #29, do Teleco e do Guaraná respectivamente, simplesmente para efeito de correção faço lembrar que é coceira no ouvido mesmo ou o Ítalo está se protegendo do barulho dos "canhões", pois celulares só viriam em 1993, 19 anos depois! Essa foto é de 1974 e devo estar nessa prova com meu #98. Que época!!!

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  2. Ricardo, esqueci de escrever que eles só viriam muito depois, então ele deve estar ou com coceira ou tapando os ouvidos!rsrsr
    Estive com ele no final do ano passado, agora só falta vc vir em nossos encontros, baita prazer te-lo por aqui, um abração.

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  3. Sem palavras!
    Muito obrigado, Rui, pela paciência.
    A Div. 3 era um espetáculo e um campo de provas maravilhoso.
    Genial poder conhecer mais essa história que você viveu.

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  4. Valeu Walter, amanhã ou depois vem um texto do Caranguejo para D3.

    Um abraço

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  5. Essas imagens vão 'congelar' alguns corações por aí...

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  6. Fabiani C Gargioni #2728 de janeiro de 2013 às 19:40

    Grande Rui, me criei vendo estes bólidos nas paginas das 4rodas e motor3 e acho que a Div-3 e a Div-4(protótipos) foram um marco no desenvolvimento das competições no Brasil, tenho algumas dúvidas: os VW acompanhavam os Opalas? Existe algum opala destes montado pro aí??? Um abraço e obrigado novamente pela postagem!!!

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  7. Rui,

    belas imagens... opalas e fuscas... boas disputadas em pistas brasileiras...

    bons tempos...

    abs...

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  8. Olá Rui, sou a filha mais nova do Carlos Quartim de Moraes, o Cacó, e achei seu blog assim sem querer, e fiquei emocionada, com a postagem. Tenho algumas fotos da época em que ele corria, caso se interesse. Um forte abraço e valeu pelo registro. Julia Quartim de Moraes

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    1. Oi Julia, grande prazer ter vc aqui, gostava de seu pai e creio que o citei em outros posts, lembro quando pilotei na equipe do PV que ele era o único que me ajudava e depois em Campos do Jordão quando guardávamos os cavalos com o PV e ele sempre estava lá, gente boa demais! Aceito sim o que vc tiver, envie para meu e-mail ruiamaraljr@hotmail.com que respondo com meus telefones, um forte abraço, seu e-mail me emocionou!

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    2. Voltei Julia, fui injusto pois a Gigi sempre foi muito simpática e por acaso era Clara o nome sua mãe, lembrei vagamente dela em Campos?

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  9. Olá Rui, minha mãe era Patricia. Quem era Gigi? rs
    E vou mandar um email a você sim. Muito bom reavivar a memória dos meus pais. :)

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    1. Oi Julia, a Gigi era a mulher do Pedro Victor De Lamare, aguardo seu e-mail, um abraço.

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    2. Ah ok, meu tio, o imrão do Cacó, o Paulo, deve se lembrar rs. Forte Abraço.

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