A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FERRARI 512 S/M 1970/71


1971 a 512M da NART da Ecurie Francorchamps, 5º lugar com Hughes de Fierlant e Alistair Walker.

Final de 1969, a Ferrari agora uma empresa da FIAT, mas ainda dirigida por Enzo, precisava de um carro para disputar o Campeonato Mundial de Marcas na categoria Sport. O Porsche 917 era uma nova ameaça na categoria e a Ferrari precisava responder à altura!
Para isso Enzo determinou à Mauro Forghieri projetasse o novo carro, o que foi feito em menos de três meses, fora os 25 que deveriam ser construídos para a homologação.
Nascia assim, em 1970, a Ferrari 512S e logo a seguir sua evolução a 512M de Modificata.  

 1970 Le Mans, a 512S Coda Lunga da NART, 4º lugar com San Posey/Ronnie Bucknun
1970 Le Mans, Herbert Muller/Mike Parkes 

Em sua primeira corrida no Mundial, as 24 Horas de Daytona, apesar de largar na pole com o trio Andretti/Ickx/Merzario colocando 1.30/100s sobre o 917K de Sifert/Redman, conseguiu apenas o terceiro lugar 48 voltas atrás do 917K de Rodriguez/Kinnunen o vencedor e três voltas atrás do 917K de Siffert/Redman. Apesar da Ferrari, com a 312P da NART de San Posey/Mike Parkes ter vencido na categoria Prototipos até 3 litros a Ferrari queria mais.
Veio Sebring e a vitória, naquela exibição exuberante de Mario/Vacarella/Giunt, mas depois o que se viu foi um domínio espetacular da Porsche, tendo vencido as oito corridas restantes do campeonato, algumas até com o renovado 908 agora na versão 3.
Em 1971 a fabrica deixa à várias equipes particulares a tarefa de representarem a Ferrari no campeonato, entre elas a sempre presente NART, a Penske, Montjuich, Filipinetti. Gelo Racing, Francorchamps e outras. Foi um ano de maus resultados, quando até a Alfa Romeo com seu modelo 33T de 3 litros da categoria Prototipos venceu na geral.  
Para 1972 o regulamento mudou, mas aí já é outra história!  

Rui Amaral Jr


 1972, 500 KM de Interlagos, no Retão atrás do Avallone pilotado pelo Baixinho, Herbert Muller o 4º colocado 
 1970, Targa Florio a 512S Spyder de Ignazio Giunti/Nino Vacarella, 3º lugar.
Parados a Alfa Romeo Giulia TZ #156 de Salvatore Barraco/Amphicar e a Ferrari Dino 206 S Spider #58 de Pietro Lo Piccolo/Salvattore Calascibetta
 Muller em Interlagos
 512M, Mike Parkes



512 S
Realizzata in soli tre mesi dall'équipe guidata da Mauro Forghieri, montava il motore V12 da quasi 5 litri completamente in lega leggera con quattro valvole per cilindro. Il telaio, di tipo multitubolare, era uno sviluppo derivato dalla P4 e dalla 612. La carrozzeria, studiata da Giacomo Caliri, alla ricerca della leggerezza fu costruita in poliestere. Prodotta sia in versione berlinetta sia in versione spider, prese parte al Campionato Mondiale Marche 1970 e 1971 vincendo a Sebring ed a Kyalami.

Motore
Motoreposteriore, longitudinale, 12V 60°
Alesaggio e corsa87 x 70 mm
Cilindrata unitaria416,13 cm3
Cilindrata totale4993,53 cm3
Rapporto di compressione11,5 : 1
Potenza massima 404 kW (550 CV) a 8500 giri/min
Potenza specifica 110 CV/l
Coppia massima-
Distribuzionebialbero, 4 valvole per cilindro
Alimentazione iniezione indiretta Lucas
Accensionemono, elettronica
Lubrificazionecarter secco
Frizionemultidisco
Autotelaio
Telaiotubolare in acciaio
Sospensioni anterioriindipendenti, quadrilateri trasversali, molle elicoidali, ammortizzatori telescopici, barra stabilizzatrice
Sospensioni posterioriindipendenti,quadrilateri trasversali, molle elicoidali, ammortizzatori telescopici, barra stabilizzatrice
Frenia disco
Cambio5 rapporti + RM
Sterzopignone e cremagliera
Serbatoio carburantecapacità 120 l
Pneumatici anteriori4.25-11.50-15
Pneumatici posteriori6.00-14.50-15
Carrozzeria
Tipo di carrozzeriaspider, berlinetta, 2 posti
Lunghezza4060 mm
Larghezza2000 mm
Altezza972 mm
Passo2400 mm
Carreggiata anteriore1518 mm
Carreggiata posteriore1511 mm
Peso840 kg a secco
Prestazioni
Velocità massima340 km/h

512 M
La 512 M -dove "M" sta per modificata- è una diretta evoluzione della 512 S. Sulla base delle esperienze effettuate in gara, furono potenziati i dischi dei freni posteriori e studiate nuove sospensioni. Il motore, più leggero e potente, ricevette nuove testate sempre a 4 valvole per cilindro, che ne migliorarono il rendimento mentre la carrozzeria, in poliestere, fu resa più affusolata ed aerodinamica. Dopo l'esordio, nel 1970 sul circuito di Zeltweg, prese parte al Mondiale Marche 1971.

Motore
Motoreposteriore, longitudinale, 12V 60°
Alesaggio e corsa87 x 70 mm
Cilindrata unitaria416,13 cm3
Cilindrata totale4993,53 cm3
Rapporto di compressione11,5 : 1
Potenza massima 449 kW (610 CV) a 9000 giri/min
Potenza specifica 122 CV/l
Coppia massima-
Distribuzionebialbero, 4 valvole per cilindro
Alimentazioneiniezione indiretta Lucas
Accensionemono, elettronica
Lubrificazionecarter secco
Frizionemultidisco
Autotelaio
Telaiotubolare in acciaio
Sospensioni anterioriindipendenti, quadrilateri trasversali, molle elicoidali, ammortizzatori telescopici, barra stabilizzatrice
Sospensioni posterioriindipendenti, quadrilateri trasversali, molle elicoidali, ammortizzatori telescopici, barra stabilizzatrice
Frenia disco
Cambio5 rapporti + RM
Sterzopignone e cremagliera
Serbatoio carburante capacità 120 l
Pneumatici anteriori4.25-11.50-15
Pneumatici posteriori6.00-14.50-15
Carrozzeria
Tipo di carrozzeria berlinetta, 2 posti
Lunghezza4180 mm
Larghezza2015 mm
Altezza985 mm
Passo2400 mm
Carreggiata anteriore1518 mm
Carreggiata posteriore1511 mm
Peso815 kg a secco
Prestazioni
Velocità massima 310 km/h

NT: Não traduzi as especificações pois preferi deixar no original do site da Ferrari, de onde tirei a maioria das informações.



11 comentários:

  1. Bem legal o post Rui. Como vc bem disse as 512 S e M eram lindas, andavam muito , mas não tinham a durabilidade dos Porsche 917. E aí foi o que se viu. Uma sova da Porsche em 1970/71. Tanto é que acabaram com os carros 5 litros. Aí em 1972 com os 3 litros em vigor a Ferrari deitou e rolou. Abçssss....

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  2. Verdade Ronaldo, em 71 elas eram rápidas, principalmente a da Penske.
    Aí veio a bela 312P.

    Um abração

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  3. Não sei como o Mike Parkes e o Herbert Müller faziam pra dividir o mesmo carro: o Parkes devia tem mais de 1,85m enquanto o Müller não passava de 1,60m, se tanto. Aliás, o baixinho suiço era uma pessoa simpaticíssima - tive o prazer de conhecê-lo em Interlagos e fiquei impressionado com a sua simplicidade e o seu bom humor.

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  4. Rui,

    as 512 S e M são muito bonitas mas ao que parece não tinham a mesma confiabilidade dos Porches 917... e tomaram, como disse o Ronaldo Nazar, uma "sova"...

    belo post...

    abs...

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  5. Rui,

    Tenho uma lembrança viva dessa Ferrari que disputou os 500 Quilômetros de Interlagos. Até o momento da saída para a volta de apresentação o Herbert Muller deixou a porta levantada e só deu uma acelerada para fechá-la. Eu, um garoto de 15 anos, vibrei na arquibancada, mas tive o meu melhor momento, mesmo, no pega entre os Porsche 908 do Luis Pereira Bueno e do Reinhold Jost.
    O resto é história, rsrsrsrs

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

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  6. El SP más bello en la historia de Ferrari; nunca ganó Le Mans (como tampoco lo hizo la 312PB), pero debe estar en nuestras vitrinas:
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/2012/03/079-ferrari-512s.html
    Abrazos!

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  7. Oi Rui, eh Tony Adamowicz, nao Abramovich! Gente fina ele.

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  8. Saudações. Parece-me haver uma imprecisão no que diz respeito à 1ª foto, a do 512 S amarelo. Na realidade este Ferrari 512 S #1030 da belga Écurie Francorchamps foi conduzido em 1970 até ao 5º lugar da geral em Le Mans por Hughes de Fierlant/Alistair Walker.

    O 512 M que ficou em 3º da geral em 1971 em Le Mans e com a tripulação mencionada (Sam Posey/Toni Adamowicz, era o chassis #1020 mas o carro era encarnado e não amarelo.

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    1. Obrigado Z, já corrigi, certas vezes faço o post e não corrijo, por este motivo é muito importante a participação de todos. Abs

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Rui Amaral Jr