A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DAVID & GOLIAS

Edson Yoshikuma
Tite Catapanni
Pedro Carneiro Pereira
Luiz Pereira Bueno
Ciro

Naqueles estranhos anos setenta, onde o país passava a ser uma potência do automobilismo em virtude dos resultados de Emerson Fittipaldi, os fãs preparavam-se para conhecer a categoria dos carros mais potentes, os carrões de até 5.000 cc que correriam na Classe C da Divisão 3. Os Opalas, algum Dodge Dart e os Mavericks. Distante de qualquer pista mas com uma boa cobertura da imprensa (havia isso na época), dava para conhecer os pilotos e aquelas grandes baratas incrementadas e era difícil não se impressionar com as equipes de São Paulo, sede de grande parte dos times de então. A mim, encantava a Equipe do Pedro Victor DeLamare, e seu Opala #84, “um carro dominador” com algumas dicas de desenvolvimento de Orestes Berta e cuidado pelo Caito e que em suas evoluções, conquistou o tricampeonato brasileiro da D3 –Classe C, era o carro dos sonhos. E quando ele vinha correr no Sul, nós gaúchos podíamos nos orgulhar, pois nosso piloto, o inesquecível narrador de emoções Pedro Carneiro Pereira e seu Opala Sedã, preparado por Homero Zani não faziam feio. 


Pedro Carneiro Pereira lidera no Tarumã
 Julio Tedesco
 Largada em Interlagos, #111 Luiz Pereira Bueno, #83 Cacó Quartim de Moraes.
O #51 pode ser do Sgarbi, Giannini ou dos irmãos Ostrower. 
 Na Reta dos Boxes em Interlagos, Pedro lidera Luiz 
Reinaldo  Campello de mãos na cintura e seu Opala D3
Dart de Leopoldo
Paulo Prata

Paulo Gomes
Luiz e Paulão no Tarumã

Haviam outros carros igualmente fantásticos como Opala #44 do lendário Cyro Burjato Caires; o Opalão #17 do gaúcho Júlio Tedesco, o Opala #68 do paranaense Dado Andrade, além do Dodge #71 do Leopoldo Abi-Eçab. Mas a coisa ficou melhor depois que chegaram os Mavericks e a disputa Ford x GM começou. Os melhores Mavecos foram o #11, conhecido também como “Maverick Berta” e que foi pilotado por Tite Catapani e Luis Pereira Bueno em dois momentos distintos. A Equipe Greco tinha o seu, que foi dividido entre Paulo Gomes, Bob Sharp e Paulo Prata. Quem sabe que disputas maravilhosas mais não teríamos, não fossem a crise energética ou o destino inclemente? Mas as coisas mudaram e o passado não retorna. Restam apenas...lembranças.

Caranguejo



9 comentários:

  1. Com todo respeito aos Opalas e Mavericks, mas o Dodge vermelho do Leopoldo dava um show de beleza, apesar dos problemas que afetavam seu desempenho...

    ResponderExcluir
  2. Mario Souto Maior (Cuca)29 de janeiro de 2013 às 22:02

    Estas fotos trazem um "flash" na minha memoria incrível... Chego a sentir o cheiro do hamburger que vendiam nos boxes e arquibancada. eram corridas incríveis, com carros e pilotos de verdade. Não há o que pague os bons tempos de rato de box...Ohhh saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem esquecer daquele marketing tradicional que se ouvia muito: "quem não pediu que pida", kkk

      Excluir
    2. Mario , o hamburguer foi apelidado por nós de X Miséria (não sem motivos) porque o danado sabía ser ruim heim . . . Depois fomos salvos pelo Affonso Giaffone , que convenceu os caras a fazerem um sandwich de presunto e queijo enrrolado em pão sírio e o batizaram de mixto Affonso . Lembrei o nome da lanchonete ANCAR .

      Excluir
  3. Fabiani C Gargioni #2729 de janeiro de 2013 às 22:19

    Grande Rui, mais uma postagem fantástica do Caranguejo, nos remetendo a um tempo maravilhoso e de automobilismo de verdade, parabéns à vcs pela postagem. Ps: Existem mais imagens deste Dojão, eu só tenho uma de traseira dele no grid em Interlagos e como sou fã dos Dodges gostaria de ter mais imagens deste carro!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande época do automobilismo brasileiro, campeonatos multimarcas de verdade e pilotos que já nasciam com o DNA de competição e não precisavam pagar para correr.
    Este era um dos motivos das arquibancadas dos autodromos "em especial o de São Paulo" estarem sempre lotadas pelo público entusiasta.

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Grandes carreras de los años setenta; recuerdo haber visto algo de información en la revista Corsa, y deleitarme con unas fotos del Maverick.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  6. Rui,

    mas um incrível post do "super" Caranguejo...

    nota 10...

    abs...

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr