A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

TEMPORADA ARGENTINA DE FORMULA 3 - 1966 - II



















Revista AutoEsporte - Março de 1966. FC Editora.

 Agradeço a meu amigo Orlando Belmonte Jr a digitalização e envio da reportagem, sei que deu muito trabalho. Resolvi mostrar a matéria completa pois se trata da entrada do automobilismo Brasileiro nas grandes competições internacionais, com o grande Luiz Antonio Greco e Wilsinho levando um carro feito por Toni Bianco a enfrentar o automobilismo de ponta mundial.
 Agradeço tambem a meus amigos Romeu e Fernando os depoimentos na postagem anterior e vou anexa-los abaixo. São importantes na medida que os dois são profundos conhecedores de nosso automobilismo e o Fernando na época era estagiario na FORD.


F250GTO disse...

Lembrando que esse nosso Fomula 3, que foi pilotado pelo Wilson na Argentina, tambem tinha o nome de Willys Gavea.


Orlando Belmonte Jr. disse...
Rui , é isso mesmo ,essa materia é da Revista AUTO ESPORTE numero 17de Março de 1966, tenho essa revista inteira ..


Hiperfanauto disse...
Este Formula 3 foi lançado com o nome de Willys Gavea no ano de 1965 estreando com vitoria nos 500 Km de Interlagos. Segundo os cronistas especializados da época, foi o primeiro carro de corrida totalmente projetado e construído no Brasil com o patrocínio da Willys e as mãos do T.Bianco (para mim continua sendo o Formula Jr.da Tubularte, de 1961 com motor PORSCHE 1500 do Landi e Gimenez). Este carro tinha tudo para deslanchar na Europa nas mãos do W. Fittipaldi, mas também segundo "fontes" (eu ainda não era estagiário lá ) o esquema foi melado por um tal de Jean Redelé da Renault Francesa que era quem fornecia a mecanica.


F250GTO disse...
O Redèlé foi tambem um dos responsaveis pelo acordo Renault/Willys para o lançamento do Alpine A 108 por aqui, que foi batizado de Willys Interlagos, pelo grande Mauro Salles.

Romeu

5 comentários:

  1. Hiperfanauto

    Você se enganou ao afirmar que o Wilsinho estreou com o Gávea nos 500 Kms de Interlagos de 1965 com vitória . Quem ganhou aquéla prova foi o Jayme com Simca Abarth . o Wilsinho fez 2º .

    Outra coisa , talvez
    alguèm puder me exclarecer uma dúvida . Os motores Renault , tinham a ADMISSÃO do lado esquerdo e ESCAPAMENTO do lado direito . Como néssa foto do Gávea de perfil , os CARBURADORES estão do lado DIREITO ?

    Abraço a todos

    Mike

    ResponderExcluir
  2. Cadê vc Mike?
    Uma coisa me deixava confuso qd garoto, note que eles usavam os Weber duplos, que era o que de molhor havia na época, mas era permitido só um carburador então usava-se sómente um dos difusores, aproveitando-se o corpo do carburador.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mike,

    Corrigindo o "engano" ou melhor
    "completando a informação e deixando a mais clara, para não gerar mal entendidos, informação distorcida e até mesmo a desinformação", segue:
    O monoposto Willys Gavea foi apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro por ocasião do GP IV Centenário no ano de 1965. Fez a sua estréia oficial em competições, na oitava edição dos 500 Km de Interlagos em 31 de outubro daquele mesmo ano (não 7 de setembro como era a data tradicional) com uma participação vitoriosa (não quer dizer o primeiro colocado). Foi o primeiro colocado na categoria força livre com 149 voltas a frente da Ferrari Corvette de Eduardo Celidonio e do Chevrolet Corvette de Antonio Carlos Aguiar. Na classificação geral, obteve o segundo lugar, atrás de Jayme Silva com uma berlineta Simca Abarth com 154 voltas em 3h28min05s. Segundo a imprensa especializada e alguns cronistas, a grande vitoria deste Formula 3 "nacional" foi a de chegar a frente de máquinas com motores com mais do dobro de potência. Algumas reportagens enaltecem ainda mais esta vitória, como a vitória de um pequeno motor nacional contra consagrados motores importados. Eu particularmente (minha opinião pessoal face as informações da época) não compartilho desta ótica, pois o projeto e a execução eram nacionais, mas grande parte da sua mecanica era também embarcada tal como a do Simca Abarth vencedor e demais carros da categoria força livre. (Parte desta informação referente ao Willys Gavea esta numa reportagem da AE de titulo - Meia Centena de vitorias em Temporada de Gala - maio de 1966).

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Se ajudar a duvida:

    Tenho a foto da estréia do Willys Gavea, quando ele apresentava o numeral 77. Do lado direito (olhando o bicho de frente)
    da para ver a saida de tres cornetas de carburação com uma abertura maior na carenagem. Caso queiram conferir de uma olhada no meu blog em uma materia muito antiga de titulo "Anos Dourados"

    ResponderExcluir
  5. O blog encontra-se na barra lateral, ou www.hiperfanauto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr