A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 19 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO VII - ANJOS DA GUARDA e BONS TEMPOS


 Em uma de minhas primeiras postagem do dia 20/12/08 escrevo da atuação dos Bandeirinhas nas pistas, com minhas lembranças do trabalho deles, logo a seguir recebo duas fotos e o depoimento do Sergio Berti que em sua juventude foi um deles, a postagem é de 30/01/09. Obrigado Sergio e um abração. Ainda sobre a atuação dos comissários temos o depoimento do Ferraz sobre sua participação no GP Brasil deste ano.



                                                        ANJOS DA GUARDA


Eles são nossos anjos da guarda, só que ninguém se lembra deles, os Comissários de Pista, na época em que eu corria Bandeirinhas, estão lá para nos proteger, sinalizar óleo na pista, eventuais acidentes etc., são a nossa visão da corrida antecipada, onde não conseguimos enxergar. Só que deles não achei uma pequena foto sequer, são na maioria voluntários, amantes do esporte, vêem tudo de errado que fazemos e também tudo que fazemos certo, a visão de corridas deles nem a TV acompanha.
Depois da bandeirada final eles sempre saem de seus postos e no meio da pista agitam suas bandeiras, e se você andou bem, tem sempre um aceno direcionado a você. É muito bonito.
Às vezes assistindo corridas vemos algum piloto mais nervoso empurrando-os quando ele vem prestar ajuda.
Lembro de uma corrida, foi em 1971 eu novato, acho que era a Copa Sulamericana ,vinha babando atrás dos ponteiros já que minha Caixa 3 me havia atrasado na largada .Na parte final da curva do Sol , curva maravilhosa ,raio longo dois pontos de tangencia vindo da Reta Oposta era feita em 4º marcha , dei uma rodada daquelas , fui rodando quase até o Sargento , numa destas rodadas , virado para a Curva do Sol vi o bandeirinha acenando sua bandeira amarela com listas vermelhas (óleo na pista) , nunca fiquei sabendo se ele percebeu o óleo pela minha rodada ou eu que não tinha visto a bandeira .Outro que me lembro , nas Mil Milhas em 1984 meu carro quebrou na mesma reta antes do Sargento ,era umas duas horas da madrugada e chovia canivetes , os Stock os carros da Turismo 5000 ,as Alfas balançavam tanto na freada que assustava , passando a meio metro de meu carro . Imediatamente chegou aquele "bandeira”, sinalizando sua bandeira amarela, me ajudou a descer do carro, me colocou em segurança, e voltou a sinalizar ao lado de meu carro parado, para que outro piloto não sofresse um acidente.
O grande Emerson Fittipaldi nervoso depois da quebra de seu F1, deu uns empurrões (penso que até uns tapas) num Comissário que veio ajudá-lo. Acho que foi no Rio de Janeiro. Algum tempo depois estava na choperia de meu amigo Werner e fui apresentado a ele, eu tenho 1.90m, ele era duas vezes meu tamanho, um armário. Super simpático me contou sua aventura com o Emerson sempre rindo, sem nenhum ressentimento. Pena não lembrar seu nome. Acredito que sendo o Emerson não só o grande piloto que é, mais também um grande cara, se desculpou com ele, só lembro que ele não guardava magoa nenhuma.
Acho que todos Comissários são como esse grandão : Anjos da Guarda.


Algum tempo depois o Sergio lembrou o apelido do gigante, Pulguinha.


                                                 BONS TEMPOS
Recebi do Sergio Berti esta foto da época em que ele era Bandeirinha, o ano 1976/77.Hoje o Sergio atua na área de realização de eventos e cursos , sempre ligados ao automobilismo . Criou e desenvolveu campeonatos para o Kartródomo da Granja Viana onde atuou vários anos como Diretor de Provas. Ainda hoje é Diretor de Provas no mesmo Kartótromo e dirige a PORSCHE GT3 CUP. Mais começou como Bandeirinha, ele é o que está com o pé sobre o pneu.


                                                                                    Este é seu relato



"Esta batida foi na Curva do Sargento, o Formula V, se perdeu na curva e ficou enroscado no alambrado, eram alambrados semelhantes aos de galinheiro, e tinham como objetivo diminuir a velocidade para amenizar as batidas no "guard-rail”, porem as vezes os carros ficavam enroscados e após as provas eram retirados por nós, pois naquela época não havia resgate de pista, a própria equipe que tinha de descer para pegar o carro e retornar aos Box. Enquanto isso, nós aproveitamos para tirar essas fotos. Notem, que meu amigo Ronaldo está segurando um rádio comunicador, esta foi uma das primeiras provas a ter comunicação entre os Bandeirinhas e o Diretor de Provas via rádio, até então, nós descíamos para pista com pranchetas e folhas de relatórios, e os resultados só eram homologados após a analise desses relatórios.

É .....bons tempos ,ou melhor , bons não , saudosos tempos ." Sergio Berti

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Rui Amaral Jr