A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO V - AMARELO 18




O ano era 1966 eu então com 13 anos , já vinha pertubando minha mãe , "quero ir assistir as Mil Milhas o Camilo vai ganhar" ela não me deixou ir assistir a largada que era a meia noite ,assim que amanheceu pedi para alguém me levar até Interlagos , que na época era no fim do mundo , não lembro quem me levou .Do lado de fora do autódromo , já entrando , o amigo que tinha ido comigo e eu falávamos ao ouvir o ronco dos motores , é o Camilo . Devia ser umas 9h, e para nossa decepção não era ele que liderava. Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história. De repente a liderança passou ao Emerson/Jan, e lá vinha o Camilo, com aquele ronco ensurdecedor do V oito, e nós torcendo . Acho que eles nem sentiram o gosto da liderança, um problema no motor os fez parar logo depois, e para nossa alegria lá vinha o Amarelo 18 na liderança. Se não me falha a memória, depois foi só entregar o carro ao Celidonio e comemorar a bandeirada de vitória.
Posso estar muito enganado, mais no troféu das Mil Milhas está escrito “Gloria eterna aos vencedores das Mil Milhas” deve ter sido o Barão, Wilson Fittipaldi e Elói Gogliano idealizadores das Mil Milhas quem a escreveu.
Neste dia a gloria, para nossa felicidade, foi da dupla Camilo/Celidonio . Voltamos para casa feliz, tivemos que descer até o Largo do Socorro para pegar um táxi, uma baita caminhada, só falávamos da vitória do Amarelo 18 do grande Camilo Cristófaro*.


Escrito em 18/12/2008

4 comentários:

  1. E aí Rui , beleza ?
    Eu estava lá , só que eu éra mais hábil que você pra enrrolar a mãe e assistí a largada . rsrs
    Sair do Pacaembú e chegar a Interlagos , já éra uma aventura , não é ? Tenho cada história , de idas e vindas ... Aos poucos vamos contando , para nos divertirmos .
    No canéco está escrito :
    "GLÓRIA IMORTAL AOS VENCEDORES DAS MIL MILHAS"
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Mike , prazer ter vc por aqui.
    Espero um monte de histórias suas,um monte menos não vale!!!!
    Na tacça está escrito
    "Glória Imortal aos Vencedores das Mil Milhas Brasileiras" como vi na casa do Vistório Azzalin.
    Te aguardo, um abração.

    ResponderExcluir
  3. A MM de 66 foi talvez, a mais importante e emocionante vitória da famosa "18".
    A dupla do Malzoni #7 (Balder/Fittipaldi) vendeu muito caro aquela vitória.
    Foram considerados vencedores morais das MM/66, por tudo o que fizeram durante a corrida e por liderar por um bom tempo (o Malzoni tinha uma volta de vantagem sobre a carretera, quando quebrou) com um carro nitidamente menos potente.
    Afinal tinha motor DKW 1.000cc contra os 4.500cc da Corvette do Camilão.
    Apesar da grande torcida pelo Malzoni (principalmente por essa inferioridade de potencia) a grande maioria nas arquibancadas torcia mesmo, era para o Lobo do Canindé, que há muitos anos perseguia uma vitória em uma prova de longa duração.
    Mais uma das inesquecíveis MIL MILHAS BRASILEIRAS!
    Grande lembrança, Rui.
    E como Interlagos era loooonggee!
    Romeu.

    ResponderExcluir
  4. Era longe mesmo.E a vitória de Emerson/Balder seria um presentão ao Barão, que só veio decadas depois com a vitória Wilsinho/Christian.
    Abs

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr