A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 25 de abril de 2022

250 Milhas de Interlagos 1971 - GP Shoping Iguatemi




Nathanael Tawsend no carro preparado por meu amigo Anésio Hernadez.


No final do grid Avallone, Zé Pedro e Freddy!


  Posso estar muito enganado, mas foi a estreia da equipe Hollywood em São Paulo. A diferença dos dois Porsche da equipe para os outros carros era enorme, talvez a Lola T70 do Avallone pudesse fazer frente a eles, mas o Baixinho nunca acertou este carro, pelo que me lembro nunca fez uma corrida sem problemas. A carretera #18 do Camilo era rápida, mas não fazia frente ao conjunto dos Porches.

Para vocês além da matéria da Quatro Rodas assinada pelo Anísio encontrei no site de meu8s amigos do Lorena GT uma matéria da Auto Esporte e um excelente texto de Ricardo Cunha, abaixo o link para o site além de link para o Bandeira Quadriculada de meu amigo Paulo Peralta. Fui ao Bandeira procurar algo sobre o Carlinhos Aguiar, que correu com a carretera #34, uma bota.

Fico aqui me perguntando, no meio do Torneio Sudam qual o motivo desta prova não ser parte dele?

Eu estava lá, ainda novato não tinha como participar, mas lembro bem da largada quando Avallone e Zé Pedro largando no final do grid aceleraram, passando VW D3, Simca e outros como foguetes, os dois largaram ao lado do Lorena do Freddy, três saudosos amigos.

Imaginem a loucura que foi, enquanto Luiz virava na casa dos 58 segundos, os D3 e Pumas viravam na casa dos 1”14, quer dizer, a cada quatro voltas o Porsche colocava uma sobre eles, foi interessante de assistir!

Por fim, uma prova patrocinada pelo Shoping Iguatemi, uma obra do visionário Alfredo Mathias que nesta época engatinhava para hoje se transformar no grande centro de compras. Lembro bem pois minha namorada da época morava na Rua Manduri, paralela à Av. Rebouças, duas ou três quadras do Iguatemi. Na época o grande centro de compras era a Rua Augusta, e lembro bem quando ela foi atapetada, se não me engano da Rua Estados Unidos até a Av. Paulista e um certo piloto muito amigo meu subiu por ela com um Formula à toda velocidade com o transito parado para sua exibição.

Saudades.


BANDEIRA QUADRICULADA

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LORENA GT

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Rui Amaral Jr 



 











 

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Torneio SUDAM 1971 – Las Flores 8 de agosto

 

Quuatro Rodas - Setembro de 1971

Clique nas fotos para ampliar.



  Confesso que estou um pouco perdido ao postar sobre o torneio de 1971, poucas informações e contraditórias, e por mais que esforce a memória continuo um pouco perdido.

Enfim na revista Quatro Rodas encontro um texto do Anísio, nele nenhuma referencia ao torneio, no Racing Sports Cars consta como uma corrida dele.

Anísio: Um ser do outro mundo, um cara sensacional, fiquei mais próximo dele cerca de quinze anos atrás, conversar com ele era sempre muito rico e cheio de causos. Muito amigo de meu amigo Júlio Caio, vou guardar em minha memória os causos deles, coisa que infelizmente não dá para dividir.

Certa noite em um longo bate papo instigado pelo Ricardo – Bock – e movido por algumas latinhas de cerveja, ele me contou como conseguiu a licença da Porsche para Dacon de Paulo Gulart representar a marca no Brasil.

Anísio- “Veja bem Rui, o Paulo me mandou para Alemanha para conversar com um senhor que era ligado à Casa Porsche, eu não falava sequer uma palavra em inglês e muito menos alemão...foi muito bom, e voltei com a representação!”  

A conversa foi mais ou menos assim, entremeada de muitos risos, este era o Anísio.

Sobre a corrida e o Torneio Sudam deixo vocês com o artigo dele na Quatro Rodas e o link para o Racing Sports Cars, nele a presença de Massimo Pedrazzi com o Sabre-Porsche da Divisão 4, não tenho maiores informações sobre. 



Charutinho, Ricardo, Gláucio, Anísio, André e eu.



Rui Amaral Jr












quarta-feira, 6 de abril de 2022

A Natureza do Baixinho Alucinado -- por Carlos Henrique Mércio - Caranguejo

 

A largada...

 A historinha; Zandvoort, 1981, GP da Holanda. Nas palavras de Mauro Forghieri: "Tínhamos um motor experimental montado no carro de Gilles, com alterações nos pistões e outras melhorias. Mas havia apenas uma unidade e era importante completar a corrida para testá-la. Assim recomendei a Villeneuve: Esqueça o Grande Prêmio. Por hoje, pense em experimentar o motor nos 300 Km. Termine a prova para que possamos analisar os componentes e aferir o desempenho em condições de corrida. Gilles, largando em uma singela 16ª posição no grid, disse para não me preocupar, que faria o combinado. Mas já na largada o vimos passar uns quatro carros, nos primeiros metros. O quinto carro seria a Alfa de Bruno Giacomelli, porém Villeneuve acertou sua traseira, voou pelo ar e foi parar na brita da Tarzan Corner. Não completou sequer a primeira volta!! Ele então veio andando em minha direção, mas não vinha comentar o ocorrido, estava envergonhado e mudou a direção para o seu motorhome".

Chegando à Tarzan...




Mauro e atrás me parece Luca de Montezemolo...
A bela 126 CK e Gilles


Lá dentro, Villeneuve deve ter encontrado sua esposa Joanne, famosa pelos olhos arregalados, com os mesmos mais escancarados que nunca.

 

Carlos Henrique Mércio-Caranguejo


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Bem...alguns podem pensar que o Caranguejo e eu concordamos com tudo, eu digo quase tudo!

Gilles é um deles, o Leão (não ouso escrever seu nome) é outro, e é bem melhor eu ficar por aqui!

A seguir um dialogo com a participação de meu amigo Romeu no Face, as falas do Caranguejo;.

“Já os meus, estão no lugar, porém meu queixo caiu ao ouvir meus amigos Rui Amaral e Romeu Nardini dizendo que Gilles é a reencarnação de Tazio...

Pobre Tazio...voltou tão burrinho...

Claro...vou ver se acho mais alguma foto do cara. Ah, o título é "A Natureza do Baixinho Alucinado".”

Valeu Caranguejo, você que é meu amigo, sócio no Histórias e herdeiro dessas páginas, afinal apesar de algumas discordâncias na maioria das vezes pensamos da mesma forma.

 

Rui Amaral Jr

PS: Pironi na outra Ferrari bateu com Tambey nesta mesma volta e abandonou duas depois. e melhor, um certo Candango partia para seu primeiro titulo mundial. 



terça-feira, 5 de abril de 2022

Conta Luiz Fernando....


 

 Hoje me lembrei de um fato curioso que acredito ser do conhecimento de muito poucas pessoas. Fato este que fez muita diferença na época. As berlinetas de última geração, antes dos MARKS, possuíam um câmbio SECO de 5 marchas, isto é ;nenhuma das marchas era SINCRONIZADA, e para se fazer a troca era só no TEMPO, e se assim não fosse ,as marchas não entravam e corria-se o risco de quebrar o câmbio se insistisse. Vejam a dificuldade que era em corrida.

Outro caso  curioso era o conta -giros com dois ponteiros grandes, sendo um deles VERMELHO que ficava travado ao ser atingida a maior rotação, e esta só poderia ser zerada no box com uma chave especial que o chefe dos mecânicos possuía, Este fato evitava dos pilotos passarem de giro.

Bons tempos e ótimas lembranças.   

Luiz Fernando Terra Smith


PS: cambio Colotti.