A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de abril de 2022

A Natureza do Baixinho Alucinado -- por Carlos Henrique Mércio - Caranguejo

 

A largada...

 A historinha; Zandvoort, 1981, GP da Holanda. Nas palavras de Mauro Forghieri: "Tínhamos um motor experimental montado no carro de Gilles, com alterações nos pistões e outras melhorias. Mas havia apenas uma unidade e era importante completar a corrida para testá-la. Assim recomendei a Villeneuve: Esqueça o Grande Prêmio. Por hoje, pense em experimentar o motor nos 300 Km. Termine a prova para que possamos analisar os componentes e aferir o desempenho em condições de corrida. Gilles, largando em uma singela 16ª posição no grid, disse para não me preocupar, que faria o combinado. Mas já na largada o vimos passar uns quatro carros, nos primeiros metros. O quinto carro seria a Alfa de Bruno Giacomelli, porém Villeneuve acertou sua traseira, voou pelo ar e foi parar na brita da Tarzan Corner. Não completou sequer a primeira volta!! Ele então veio andando em minha direção, mas não vinha comentar o ocorrido, estava envergonhado e mudou a direção para o seu motorhome".

Chegando à Tarzan...




Mauro e atrás me parece Luca de Montezemolo...
A bela 126 CK e Gilles


Lá dentro, Villeneuve deve ter encontrado sua esposa Joanne, famosa pelos olhos arregalados, com os mesmos mais escancarados que nunca.

 

Carlos Henrique Mércio-Caranguejo


-------------------------------------------------------------------------------------------


Bem...alguns podem pensar que o Caranguejo e eu concordamos com tudo, eu digo quase tudo!

Gilles é um deles, o Leão (não ouso escrever seu nome) é outro, e é bem melhor eu ficar por aqui!

A seguir um dialogo com a participação de meu amigo Romeu no Face, as falas do Caranguejo;.

“Já os meus, estão no lugar, porém meu queixo caiu ao ouvir meus amigos Rui Amaral e Romeu Nardini dizendo que Gilles é a reencarnação de Tazio...

Pobre Tazio...voltou tão burrinho...

Claro...vou ver se acho mais alguma foto do cara. Ah, o título é "A Natureza do Baixinho Alucinado".”

Valeu Caranguejo, você que é meu amigo, sócio no Histórias e herdeiro dessas páginas, afinal apesar de algumas discordâncias na maioria das vezes pensamos da mesma forma.

 

Rui Amaral Jr

PS: Pironi na outra Ferrari bateu com Tambey nesta mesma volta e abandonou duas depois. e melhor, um certo Candango partia para seu primeiro titulo mundial. 



8 comentários:

  1. Essa história é ótima, mas reforça o preconceito contra Gilles, o gênio. Gilles Villeneuve fez quatro temporadas completas (correu poucas provas em 1977, ano de estréia e poucas provas em 1982, quando foi morto pela Ferrari). Deu um campeonato a Schecketer, desenvolveu o carro turbo, em 1981 e, em 1982, quando seria campeão com os pés nas costas, foi traído pela Ferrari.

    O video da largada mostra que ele levou duas fechadas simultâneas e não teve o que fazer. Mas fica a anedota de que Villeneuve bateu na largada. Bateram nele.

    Mas a história é mesmo divertida, obrigado ao Caranguejo! Para quem tiver interesse em ouvir o Forghieri imitando o dialeto do Comendatore, para contar esta história, tem um video gostoso (com licença, Rui) em https://youtu.be/BGu1X0GTVoY?t=999 , por volta dos 17 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como0 sempre muito obrigado Walter,
      Vamos lá! Mauro foi italianíssimo ao narrar o episódio, fosse ele americano ou inglês diria que foi malvado! rsrsrrs
      Veja que não sou eu ou Don Nardini que comparam Gilles a Tazio, quando ouvi da voz de Mauro me emocionei, é aquele meu lado italiano que sempre fala mais alto.
      Outra coisa que Mauro disse, e vem de encontro ao que escrevo e penso, é sobre Regazzoni, um senhor piloto, que a imprensa principalmente a brasileira sempre teimou em taxar inadequadamente.
      Que o Caranguejo não nos ouça Walter mas sou fã de pilotos que andam, vão para cima, escrevem seus nomes nas corridas então sou fã de Gilles, Clay, Max, Brambilla, Niggel, Joddy e tantos outros que me fazem lembrar de meu amigo Turito -Arturo Fernandes-, que as vezes mesmo sem terem um carro de ponta foram buscar os resultados. Eles são a alma do automobilismo, neles Tazio vive!
      Assisti à largada inúmeras vezes e realmente Gilles foi espremido.
      A relação de Enzo com seus preferidos é algo muito difícil de decifrar, preteriu Gilles por Joddy, depois a confusão com Didier, perdeu Ciccio Ascari seu bicampeão para Lancia...
      Obrigado outra vez e um abração.

      Excluir
  2. Abraço, Walter. Valeu. E Rui, nada tenho contra Jody Scheckter, um raçudo. Qualquer dia temos de comentar o porquê dele ter mudado seu estilo de pilotagem pós 73...E sempre me alistei entre os admiradores de 'El Sorro' Turito. Enzo Anselmo tinha restrições ao Ciccio, dizia que ele não trabalhava em prol da equipe, e coisa e tal... Abç
    Caranguejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Caranguejo,
      Felizes somos por amizades como Chico, Turito e outros grandes campeões.

      Excluir
  3. Essa é boa: Arturo Fernandes! Ali da arquibancada ele era simolesmente rapidíssimo, mas não parecia andar além do limite do carro, parecia ter domínio completo.

    Mas os italianos a comentar Regazzoni, Lauda, Villeneuve, são realmebte uma delícia. A uma certa altura, um drles conta que Enzo Ferrari ligou, depois do forfait de Lauda, no Japão / 1976, e disse: "Quer dizer que uma Ferrari abandonou porque chovia e isso é coragem?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Walter, o Arturão foi um super campeão, rápido e consciente de tudo à sua volta...um dia te conto.
      Veja que apesar de nossa conversa em segredo o Caranguejo ouviu, depois de postar à noite conversamos cerca de duas horas, fofocamos a vontade.
      O Vecchio não gostava muito de Lauda.
      Sobre o Japaõ escrevi "Atitude Corajosa", desculpe alguns erros, mas é o que penso https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/04/atitude-corajosa.html

      Excluir
  4. O primeiro a comparar Gilles com Tazio foi o próprio Enzo Ferrari. Diz a lenda que Enzo só contratou o Gilles por causa da semelhança física e de carater entre os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá Rubens...espero que vc veja minha resposta, fisicamente Gilles não era parecido com Tazio de quem Enzo disse "nunca houve, não há e nem haverá piloto como Tazio!". Acredito que ele adimirava em Gilles aquela força de caráter, amesma vontade de vencer de Tazio, sempre andando no "fio da navalha", duas carreiras que não se comparam, afinal Tazio venceu de tudo e Gilles não teve tempo. Caranguejo e eu escrevemos muito sobre Tazio, e ainda escreveremos mais, veja https://ruiamaraljr.blogspot.com/search?q=Tazio
      Obrigado e um abraço

      Rui

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr