A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Zeltweg 1000 Kilometres – 1972 e a equipe Hollywood

 

Jacky Ickx liderando com Luiz em quinto. 

Foto da Conexão Saloma, de meu amigo Luiz Salomão.

https://www.conexaosaloma.com.br/1000-km-osterreichring_luis-pereira-bueno-1972/ 

link

PAIXÃO E TÉCNICA AO VOLANTE

Luiz Pereira Bueno 

Na página do livro um texto de Anísio Campos.


   E lá foi a equipe Hollywood enfrentar as feras...

 Aproveitando uma revisão do 908/2 na Porsche, inscreveram o carro para os 1.000 KM de Zeltweg, decima etapa do Mundial de Esportes Protótipos.

1972 - Os monstros de 5.000cc foram abolidos com os imbatíveis 917 que venciam tudo, para felicidade da Ferrari e... pode ser que tenha um dedinho de Enzo aí. Os 908/3 com cerca de 100 hps a menos não eram páreo para elas, então seus concorrentes eram as Alfa T33T, as Lolas T280 e o Gulf Mirage, ambos com o Ford-Cosworth DFV.    

A 312 PB da Ferrari era imbatível, com seu motor flat 12, o mesmo que corria na F. Um, que gerava absurdos 460 hps.



Daytona
link

Mirage e Lola foram mais rápidos, mas... 

 Foi no meio desta batalha que Luiz e Tite entraram com o 908/2, que mesmo com cerca de cento e tantos hps a menos conseguiram largar em sétimo lugar, tendo Luiz na largada chegando a ocupar o quinto, mas depois num circuito de alta velocidade voltar ao sétimo, vinham fazendo uma bela exibição mas Helmut Marko numa bobeada os tirou da corrida.

A Ferrari fez 1º,2º, 3º e 4º nesta como em outras das corridas do Mundial.

Pace entra no lugar de Marko. Foi a estréia dele na Ferrari.
Gérard Larrousse / Vic Elford as Lolas da Ecurie Bonnier eram rápidas, mas sem esquema para vencer as Ferrari.
Mirage M6B Ford Cosworth, na foto com Redman em corrida anterior.



#18 
José Juncadella/John Bridges Chevron B21 Ford, #27 Claude Swietlik/Gilbert Salles  Lola T290 Ford, #21 Trevor Twaites/Brendan McInerney Chevron B21 Ford, a briga dos dois litros.

RESULTADO

Breve continuo escrevendo sobre o SUDAM 1971 um campeonato que segundo os argentinos teve oito ou dez provas e só encontrei resultados para seis ou sete. Numa QR um texto do Anísio que vale à pena, logo trago para vocês.


Rui Amaral Jr



4 comentários:

  1. Delícia de história.

    Fico impressionado com o fato de que, sendo uma empreitada marquetológica, existam tão poucos registros fotográficos desta aventura. Imaginem uma equipe brasileira numa prova do nível das Mil Milhas de Sebring, do WEC! É mais ou menos que aconteceu em 1972, com a Equipe Hollywood. Pena que o Marko, que dias depois, sofreria uma pedrada nos olhos e deixaria a carreira de piloto profissional, tivesse batido no 'nosso' Porsche.

    Na Autosprint tem algumas imagens da corrida, peço licença ao Rui para compartilhar: http://wordpress.redirectingat.com/?id=725X1342&isjs=1&jv=15.2.4-stackpath&sref=https%3A%2F%2Fv8blog1972.wordpress.com%2Fpage%2F3%2F&url=http%3A%2F%2Fnadanulla.files.wordpress.com%2F2012%2F06%2Fas-72-27-14_15.jpg&xs=1&xtz=180&xuuid=561be50aaceb801ce08cc32f3b4b4810&xcust=8982&xjsf=other_click__auxclick%20%5B2%5D .

    E também há texto: https://v8blog1972.files.wordpress.com/2012/06/as-72-26-i-18p.pdf#page=3
    Mas assim foi: dois brasileiros, numa equipe brasileira, andando no campeonato mundial de protótipos (o WEC dos dias de hoje), fazendo um papel decente, entre estrelas que brilham até hoje, umas como 'cartolas' (Marko ou Larrousse) e outras como celebridades do esporte (Icks ou Redman).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walter, a resposta ao seu comentário merece um texto do tamanho das narrativas de meu amigo Ricardo Achcar.
      Primeiro a bela foto, lembro dela e Luiz lá na frente, não vou comentar sobre. Depois uma palavra que me encanta e que usava muito em longos papos com o Expedito “testa-coda” ...quando Arturo, o Merzario, dá uma “alicatada”, sou fã do baixinho.
      No alto a homenagem a Vic Elford, que nos deixou no começo do ano, que quando do acidente de Bonnier teve um gesto corajoso, escrevi sobre.
      Anísio era uma figurassa, foi marqueteiro de primeira, fora toda uma vida de criações fantásticas. Lembro de uma noite altamente etílica quando conversávamos, Ricardo Bock junto, ele me contou como conseguiu a revenda Porsche para Dacon sem falar uma palavra em inglês e muito menos em alemão, foi em churrasco na garagem de Gabriel, filho do Expedito.
      Acredite se quiser, soube por fonte confiável que o departamento de marketing da Souza Cruz, hoje BAT, não tem a mínima ideia do que foi a equipe Hollywood!
      Marko foi um tremendo bota, do calibre de Pace, aqui o link em que Caranguejo e eu contamos um pouco sobre ele... https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/01/helmut-marko.html .
      Finalmente e em público gostaria que quando você tivesse tempo voltasse a escrever algo para nós, afinal você sabe, a casa também é sua!

      Excluir
  2. Opa! que honra e que desafio! Obrigado pelo espaço. Peço licença para mandar um 'link' sobre este 'post', que me agrada, apesar de curto e preto&branco: https://www.youtube.com/watch?v=cokAgOnfZNA. A Ferrari dominou folgadamente, tem uma troca de pilotos entre Pace e Marko e o lindo circuito de Zeltweg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao som de Ella cantando Georgia uma delicia de vídeo, Pace trocando de lugar com Marko, depois Ickx com aquele super óculos (bem cafona!rsrsrs), obrigado Walter.
      Fico aguardando,
      Um abraço

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr