A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Na contra mão com o FD04.

Outrio dia estava lembrando do teste do FD04. Não me lembro bem o porque, eu, como sempre, não fui para os boxes. Mas lembro de ter chegado ao autodromo e pulado o muro.
Depois, caminhei do portão 2 até a entrada dos boxes. Um grupo de 20 fanaticos estavam lá. Devia ser o terceiro ou quarto dia de teste do FD04. Me sentei ao lado de um rapaz e perguntei:
-E ai ? O carro ja foi para a pista ?
-Foi sim, deu umas 3 voltas..
-E como esta ?
-Rapido. O Emeron esta exigindo do carro...
-É mesmo ? Qual o tempo por volta ?
-Não marquei, mas ele esta muito rapido.
Pensei.
-Cara, todo F1 é muito rapido, mas temos que saber o quanto ele é rapido. Sem o tempo não da para saber.
-Você esta certo..
Fiquei uns quinze ou vinte minutos conversando com o sujeito que não tinha marcado o tempo do FD04.
Finalmente o motor roncou.
Otimo, a caramga vai para a pista...
De onde eu estava, ali na arquibancada, quase na estrada do box, levantei esperando o FD04 entrar na curva 2, mas que surpressa...O FD04 vinha na contra mão do circuito. O rapaz ao meu lado comentou.
-Ele vai voltar de pé em baixo.
Concordei com a cabeça e fiquei esperando o FD04 passar em frente. Que nada...
Era a mais linda versão do FD04, com aquele enorme bigode na frente. Lindo.
O Emerson acelerou a caranga e partiu para a junção.
Até hoje é complicado descrever o que o Emerson fez, andar o circuito todo ao contrario era bem engraçado de se ver.
Mas, no final ele tinha dado 4 voltas no circuito ao contrario.
Marquei uma das voltas, dava mais de 45 segundos contra um tempo normal para a época.
O carro entrou pela saida dos boxes. Fiquei esperando por uns dez minutos, até que resolvi ir para mais perto dos boxes. O FD04 estava sendo puxado por uma kombi.
Hoje pode-se pensar que seria uma coisa mal feita.
Arrastar o FD04 por uma Kombi ?
Mas a F1 era assim, o F6 foi levado por um Jeep.
No dia seguite, fiquei sabendo o porque das "Anti-Voltas" do Emerson.
Eles tinham abaixado tanto o carro, que nas freiadas mais fortes, como na três, o carro raspava de mais, e estava destruindo o chassis do FD04, andando ao contrario, o problema era bem menor.
No treinos livres para o GP Brasil daquele ano, o Copersucar fez o quarto tempo. Na primeira curva o Emerson já estava em terceiro para papar o segundo. Mas ai, o motor Ford Cosword começou a falhar...Putss...
O carro chegou lá atras, acho que em 13°. Mas o Emerson estava empolgado com o FD04, que infelismente, não teve nenhum resultado expressivo, a não ser em Mônaco.
Interresante como a avaliação dele foi erronia. Emerson dizia que se o carro andasse bem em Interlagos, andaria bem em qualquer pista. Mas não foi assim.
Até os deuses erram.

Mario Marcio G. Souto Maior- Cuca

Um comentário:

  1. Fabiani C Gargioni #2719 de outubro de 2011 às 01:15

    Grande Rui,mais uma bela "história vivida" por mais um louco apaixonado pelo nosso esporte!!!Esta era a verdadeira F1!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr