A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Emerson na Formula 3 - 1969

Emerson e Lotus 59 Ford-Holbay da Jim Russell Racing Driver School.

Saindo da Formula Ford em 1969 Emerson começou na Formula 3 depois que os principais campeonatos ingleses haviam começado.
Jim Russel dono da equipe Jim Russell Racing Driver School e seu chefe resolveu concentrar suas atuações no MCD LOMBANK CHAMPIONSHIP um dos mais prestigiados dos vários campeonatos ingleses de Formula 3. 


Emerson corria com uma Lotus 59 - Ford/Holbay e em sua primeira corrida, e décima etapa do campeonato em 13 de Julho no circuito de Mallory Park ele chegou no quinto lugar na corrida vencida pelo americano Roy Pike piloto do Gold Leaf Team Lotus equipe oficial da fabrica pilotando também um Lotus 59 - Ford/Holbay.
Na 11ª etapa no circuito de Brands Hatch no dia 3 de Agosto Emerson chega no segundo lugar atrás do britânico Bev Bond que pilotava uma  Brabham BT28 - Ford/Holbay.
12ª etapa Mallory Park dia 10 de Agosto, sua primeira vitória na Formula 3 e no campeonato, a seguir vieram, Bev Bond Brabham BT28 - Ford/Holbay, em sexto alguém que anos mais tarde aproveitaria toda capacidade de Emerson em acertar um carro, James Hunt com um  Brabham BT21 - Ford.
13ª , 14ª etapas duas vitórias em Brands Hatch nos dias 17 de Agosto e 14 de Setembro.
15ª etapa em Mallory no dia 28 de Setembro nova vitória em segundo seu companheiro de equipe e que mais tarde viria a ser novamente seu companheiro na Formula Um, David Walker,  Lotus 59 - Ford/Holbay.
Na 16ª etapa em Mallory Emerson teve problemas de freios e não pontuou.
Na 17ª em Brands Hatch no dia 19 de Outubro bateu.
E finalmente na 18ª etapa no dia 9 de Novembro e ultima corrida do campeonato uma grande vitória em Brands Hatch, os seis primeiros nessa etapa;  Emerson Fittipaldi, BR Jim Russell Racing Driver School Lotus 59 - Ford/Holbay 16'01.0" 2º Bev Bond, GB Gold Leaf Team Lotus Lotus 59 - Ford/Holbay 16'01.4" 3º 149 David Walker, AUS Lotus Components Lotus 59 - Ford/Holbay 16'09.0" 4º Richard Scott, GB Richard Scott Chevron B15 - Ford 16'15.2" 5º 145 Andy Sutcliffe, GB Andy Sutcliffe Lotus 59 - Ford 16'19.4" 6º Mike Beuttler, GB Clarke-Mordaunt Team Brabham BT28 - Ford/Holbay 16'20.6".  
 Tudo isso fora as corridas que fez no campeonato europeu como por exemplo no campeonato francês no dia 4 de Outubro quando foi enfrentar as feras que corriam no continente , na  XXV Coupe du Salon. A pole foi do sueco Ronnie Peterson pilotando um March 693 - Ford mas a vitória foi novamente de Emerson, a seguir os seis primeiros; 
Emerson Fittipaldi, BR Jim Russell Racing Driver School Lotus 59 - Ford/Holbay 27'49.0" 2º  Francois Mazet, F Francois Mazet Tecno 69 - Ford/Novamotor 28'00.4" 3º Jean-Pierre Jaussaud, F AGACI Tecno 69 - Ford/Novamotor 28'12.1" 4º Patrick Depailler, F Societé des Automobiles Alpine Alpine A330 - Renault R8/Mignotet 28'16.9" 5º Vittorio Brambilla, I Scuderia Picchio Rosso Birel - Ford/Novamotor 28'28.6" 6º Jean-Pierre Cassegrain, F Jean-Pierre Cassegrain Brabham BT28 - Ford 28'35.





Para os que não tiveram oportunidade de acompanhar na época só posso afirmar; isso foi apenas o começo! 

Fotos de meu arquivo pessoal da revista inglesa Autosport, e a primeira foto da revista Quatro Rodas, coleção digital edições de Novembro e Dezembro de 1969.

6 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #265 de fevereiro de 2011 às 18:20

    Grande Rui,sempre tu me trás boas lembranças,eu tenho um pôster da primeira foto(aquela de cima)que eu ganhei do meu pai qdo era piazito ainda e foi nesta época que eu fui começando a ser envenenado c/ esse "nosso"vírus chamado automobilismo,mais uma vez obrigado!!!

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  2. É isso aí Fabiani, o Emerson é um grande piloto.

    Um abração

    Rui

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  3. Rui,
    Pra mim, o capacete mais bonito do Emerson foi esse aberto usado quando ele foi pra Inglaterra. Diz a lenda que na época a maioria utilizava capacetes de uma só cor, com pequenos detalhes. Quando o Emerson apareceu com o capacete pintado, alguns críticos chegaram a aventar a possibilidade do casco pegar fogo, devido ao atrito. Seria verdade?

    A foto do Emerson correndo com o carro do Jim Russell foi poster duplo (eram duas grandes folhas em preto e branco) que enfeitou minha parede nos tempos de garoto.

    Um abraço

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

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  4. Não lembro deste detalhe Danilo, na época o Amon, Stewart e outros já decoravam seus capacetes.
    Também gosto daquele Bell aberto, agora o fechado um Bell Star gostava mais quando ele abriu aquela faixa dianteira. Eu usava um igual.
    Depois com todo respeito ao Sid, a maioria dos capacetes ficou igual e hoje é difícil reconhecer os pilotos por eles.

    Um abraço

    Rui

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  5. O Emerson é um GÊNIO DO VOLANTE, e ano passado tive o prazer de acelerar um pouquinho o famoso Fitti-Vê em Guaporé, num oferecimento do gentil Paulo Trevisan.
    Foi um dia INESQUECÍVEL!!!

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  6. Verdade, foi apenas o começo lá fora. E as fotos, de morrer.
    (E o acidente do Kubica hoje, putz, chocante)
    Abs Rui!

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Rui Amaral Jr