A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 14 de março de 2023

Jan






Dos meus mil e um defeitos talvez o mais imperdoável é deixar de escrever sobre os amigos, coisa que gosto muito, sobre o Jan já escrevi algo, mas certamente muito aquém do seu valor para o nosso automobilismo.

Ao menos quando escrevi sobre a vitória de Camilo/Celidonio nas Mil Milhas Brasileiras de 1966 dediquei ao Emerson, Pace e meus dois queridos amigos Miguel Crispim Ladeira e Jan o seguinte trecho...

“Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história.”  

Semana passada recebi o convite dele para o lançamento de mais este livro na pizzaria Cristal, além de não postar aqui não fui, um toró imenso me impediu, mas já que falamos sobre amigos queridos o Erasmo De Boer foi e no sábado à noite me surpreendeu com o exemplar e uma deliciosa dedicatória do amigo.



No QRCode vocês encontram a obra completa do Jan e como fazer o pedido das mesmas, não esqueçam de pedir a dedicatória.  Caso não consigam acessar o e-mail dele é janbalder@terra.com   

 

Valeu Lou, Erasmo e Jan.

 

Rui Amaral Jr


 

quinta-feira, 9 de março de 2023

Apenas minha opinião...

 

Tazio e Gilles ....Os preferidos de Enzo FerrariI

"I piloti... che gente" Roberto Martinez

Rui Amaral Lemos Junior -Tazio foi o maior de todos, Gilles não teve tempo.

Carlos Mano - concordo, mas ambos representavam o espírito de competição da Ferrari.


O dialogo acima foi no Facebook depois que o Roberto postou a foto montagem que mostro acima, comentei e logo a seguir o Carlos e prometi a ele que escreveria lago sobre... então!

Antes sobre meus amigos; Carlos piloto bota de kart, Roberto outro bota que correu em diversas categorias, já postei sobre ambos, na busca do blog citando seus nomes vocês encontrarão.


 

Na foto o grande Varzi explica a essência do que foi Tazio, não lembro onde li mas me parece que Enzo disse sobre o Mantuano “nunca houve, não há e jamais haverá um piloto como Tazio!”. Pelo que sei e li Enzo deixou de correr depois de ver Tazio pilotando...

 

O Caranguejo – Carlos Henrique Mércio - e eu escrevemos inúmeros textos sobre ele, assim como outros de nossos grandes ídolos Fangio e Clark. Meu amigo Adolfo – Cilento Neto – me apresentou mais intimamente a Tazio, eu o conhecia desde bem jovem, mas na época meu grande ídolo era Clark e fim de papo. Nos livros que ganhei do Bambino pude conhecer a grandeza de Tazio e nunca mais deixei de ler sobre ele.

Sem falar do começo de sua carreira nas motos que foi épico, quando chegou ao automobilismo encarou de frente os grandes nomes da época, Varzi, Antonio Ascari Giuseppe Campari...começou vencendo e nunca mais deixou de vencer, venceu de Alfa Romeo da equipe Ferrari, de Maserati...e pouco antes do começo da II Guerra antes da parada do automobilismo foi para sua arquirrival Auto Union para novamente vencer. Venceu na Europa, Africa e EUA, onde tivesse uma corrida lá estava ele, sempre na ponta. Venceu a Targa Florio, Le Mans, Mille Miglia.


Vencendo pela segunda vez a Targa Florio com Alfa Romeo da equipe Ferrari.

Já aos sessenta anos testou com a Cisitalia-Porsche da Formula Um  

    Tazio e a Cisitalia

link 

https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/12/tazio-e-cisitalia.html

Caranguejo escreveu um delicioso post sobre seu final de carreira...

 TAZIO NUVOLARI – CARRO nº1049 

link

  https://ruiamaraljr.blogspot.com/2018/11/tazio-nuvolari-carro-n1049.html

Tazio não foi só grande, foi único!




 

E Gilles?

Gilles foi um daqueles talentos naturais que raramente aparecem e enchem nossos olhos com sua magnifica tocada, sua busca incessante pelo limite, sendo que o seu era certamente mais alto que dos carros que pilotou. Era o espetáculo em cada classificação e corrida, aquele espetáculo que faz o coração de quem ama as corridas bater mais forte.

 

Não teve tempo para mais...

 

Ao Caranguejo.


Tazio no Histórias

  https://ruiamaraljr.blogspot.com/search?q=Tazio+Nuvolari

Gilles no Histórias

  https://ruiamaraljr.blogspot.com/search?q=Gilles    

 

Rui Amaral Jr


quarta-feira, 8 de março de 2023

DIA DA MULHER

 No grid, Adolfo conversa com Zé Rossi, Claudinho Carignato conversa com Zé Fercolin e Ricardo com Eduardo. Amigos de uma vida! O Gazeta Esportiva estampado no para-brisas!


Ricardo, eu e Zé Fercolin empurramos o carro depois de uma parada.
Pela manhã Zé Rossi e Zé Fercolin empurram o carro, lá atrás estou eu de camisa vermelha ao lado do amigo João Lindau, não temho a miníma idéia do por que não estava ajudando. Tínhamos trabalhado muito a noite toda.


 

     

Mulher de piloto sofre, sofre de ansiedade ao vê-lo na pista, com a ansiedade dele, e mais do que tudo com tudo que ele apronta para estar naquele lugar.

Então vou contar apenas uma historinha de três amigos de uma vida, que estão sempre em meu coração...qualquer problema com o texto nego veementemente a autoria do mesmo!

Vera e Ricardo Bock são como uma família para mim, assim como o filho Rafa, as mães deles... afinal gosto muito de todos.

Acontece que o grande professor não sabe dizer não, sempre alguém pedindo algo e ele fazendo, o que deixa a Vera um pouco brava. Numa época onde fazer adesivos era complicado ele recortava os decalques à mão com a pericia e criatividade que só ele tem.

Acredito que nas Mil Milhas Brasileiras de 1983 Ricardo resolve fazer uma parceria com ninguém menos que nosso querido amigo Adolfo Cilento Neto. Correram no Passat D3 do Ricardo. Passei a noite ajudando-os nos boxes.

A historinha...

Adolfo chega ao box onde a Vera pacientemente observa a louca correria dos dias que antecedem a icônica prova e lá não estando o Ricardo vira para ela e conta “consegui um patrocínio da Gazeta Esportiva pede ao Ricardo fazer o adesivo grande para o para-brisa”.

No dia da corrida, que largava à meia noite, a agitação é grande e todos chegam com muita antecedência, menos o Adolfo que sempre estava correndo, dentro ou fora das pistas.

Chega um repórter da Gazeta e ao ver o adesivo agradece de forma efusiva a Vera e Ricardo. Acontece que mais tarde chega o representante do jornal que bancava o patrocínio e ao ver o titulo do rival estampado no vidro fica fulo da vida e fala um monte, obviamente que para o Ricardo já que o Adolfo...

Ele havia simplesmente trocado o nome do jornal ao falar para Vera!

 

Neste dia dedico este à todas mulheres e muito especialmente às queridas Vera, Vera Ligia, a saudosa e querida Lia Lara Campos mãe, irmã e mulher de pilotos, às queridas amiga Regina, Lou e muitas outras que sempre estão ao meu lado e à querida namorada Cláudia.

Um fraterno beijo no coração de todas.


XIII MIL MILHAS BRASILEIRAS

link

 

Rui Amaral Jr 

 

quinta-feira, 2 de março de 2023

Weber 48 IDA

 

De lado, as duas canetas com os giglês de ar aparecendo!!!


1972 - Cheguei na loja/oficina de mestre Silvano – Pozzi – se não me engano na rua Tabapuã, pedi a ele dois Weber 48 IDA, os coletores, acionamento e poucas coisas mais. Mais tarde ficaria sabendo que aquelas “poucas coisas” eram muito importantes para o acerto deles.

Naquela noite dormi com eles no criado mudo e talvez os tenha examinado umas cem ou duzentas vezes.

Novato no ano anterior já os havia usado, mas novato e em carro alugado não podia dar muitos palpites, muito menos tocar neles.

Naquele ano estava com meu amigo Expedito Marazzi na escola de pilotagem, que nunca fiz, ajudando e preparando meu VW D3. Apesar dos pedidos dele nunca saí na pista com nenhum aluno, muito menos palpitei, estava lá para trabalhar e aprender, não para ensinar.

Tempos depois com o Chapa aprendi muito sobre eles, e com a chegada do Carlão em 82 mais ainda, era um mestre no acerto deles.

Aprendo que as “poucas coisas” eram ou são muitas...

A altura dos coletores de admissão, geralmente combinando com o comando e escapes, cruzados ou quatro em um. As canetas onde iam os giclês, duas que podiam ser F2, F7, F11 e por aí vai, centenas de giclês, brocas para abri-los e medidor. Tudo isso e muito mais acondicionado em uma caixa com divisões, eram centenas de peças e reparos para os dois que os VW usavam, alguns ainda devem ter o privilégio de usá-los.

Hoje meu amigo Roberto Mombelli Jr parece que acordou acelerando com eles, foi essa a impressão que passou ao me dar bom dia no Facebook.

Muitos mais detalhes técnicos eu poderia tentar lembrar, deixei de falar de difusores e outras “cositas”, mas o que nunca esqueço era daquelas quatro bocas sugando o ar para misturar com o combustível, este barulho as vezes era bem audível quando os acelerávamos.       

Com álcool em Interlagos ou no Tarumã os VW D3 faziam cerca de 1.6 km/l no Rio talvez 2km/l, sempre alimentados por bombas elétricas, como já comentei outro dia.

Valeu Roberto, teu sonho me inspirou a escreve estas pequenas lembranças.

 

Rui Amaral Jr