A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 2 de março de 2023

Weber 48 IDA

 

De lado, as duas canetas com os giglês de ar aparecendo!!!


1972 - Cheguei na loja/oficina de mestre Silvano – Pozzi – se não me engano na rua Tabapuã, pedi a ele dois Weber 48 IDA, os coletores, acionamento e poucas coisas mais. Mais tarde ficaria sabendo que aquelas “poucas coisas” eram muito importantes para o acerto deles.

Naquela noite dormi com eles no criado mudo e talvez os tenha examinado umas cem ou duzentas vezes.

Novato no ano anterior já os havia usado, mas novato e em carro alugado não podia dar muitos palpites, muito menos tocar neles.

Naquele ano estava com meu amigo Expedito Marazzi na escola de pilotagem, que nunca fiz, ajudando e preparando meu VW D3. Apesar dos pedidos dele nunca saí na pista com nenhum aluno, muito menos palpitei, estava lá para trabalhar e aprender, não para ensinar.

Tempos depois com o Chapa aprendi muito sobre eles, e com a chegada do Carlão em 82 mais ainda, era um mestre no acerto deles.

Aprendo que as “poucas coisas” eram ou são muitas...

A altura dos coletores de admissão, geralmente combinando com o comando e escapes, cruzados ou quatro em um. As canetas onde iam os giclês, duas que podiam ser F2, F7, F11 e por aí vai, centenas de giclês, brocas para abri-los e medidor. Tudo isso e muito mais acondicionado em uma caixa com divisões, eram centenas de peças e reparos para os dois que os VW usavam, alguns ainda devem ter o privilégio de usá-los.

Hoje meu amigo Roberto Mombelli Jr parece que acordou acelerando com eles, foi essa a impressão que passou ao me dar bom dia no Facebook.

Muitos mais detalhes técnicos eu poderia tentar lembrar, deixei de falar de difusores e outras “cositas”, mas o que nunca esqueço era daquelas quatro bocas sugando o ar para misturar com o combustível, este barulho as vezes era bem audível quando os acelerávamos.       

Com álcool em Interlagos ou no Tarumã os VW D3 faziam cerca de 1.6 km/l no Rio talvez 2km/l, sempre alimentados por bombas elétricas, como já comentei outro dia.

Valeu Roberto, teu sonho me inspirou a escreve estas pequenas lembranças.

 

Rui Amaral Jr




3 comentários:

  1. Tem uma entrevista do Alastair Caldwell, ex McLaren e ex Brabham, que diz que o carro é tudo, o piloto não faz diferença. Acho uma bobagem.

    Mas, só no carro, o que faz a diferença: pneus? Câmbio, aerodinâmica? O acerto?

    É uma soma de coisas, o piloto inclusive.

    É a soma desses detalhes de que nos cknta esse "poat".

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  2. Tem uma entrevista do Alastair Caldwell, ex McLaren e ex Brabham, que diz que o carro é tudo, o piloto não faz diferença. Acho uma bobagem.

    Mas, só no carro, o que faz a diferença: pneus? Câmbio, aerodinâmica? O acerto?

    É uma soma de coisas, o piloto inclusive.

    É a soma desses detalhes de que nos cknta esse "poat".

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  3. Complicado alguém dizer tal coisa, ainda mais quem trabalhou com um certo Rato e um Cadango que caso não me engane rodou 50.000 km para acertar aquele BMW turbo...

    Abração Walter

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Rui Amaral Jr