A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Emerson


Lembro com clareza quando Emerson resolveu sair da MacLaren com a qual havia sido Campeão do Mundo no ano de 1974 para ir para sua equipe a Coopersucar/Fittipaldi no ano de 1976. Consagrado nos seus seis anos de Formula Um seguia agora os passos de Jack Branham e Bruce MacLarem e encarava a árdua tarefa de tornar sua equipe competitiva.

Não vou entrar no mérito de ter a cooperativa e o governo Brasileiro a apoiar o projeto deles, mas lembro perfeitamente o descaso e as chacotas que os mesmos incompetentes de sempre faziam então.

Lembro uma noite na churrascaria Rodeio em que acabei perdendo a paciência e colocando no seu devido lugar um desses imbecis que teimava em fazer chacotas com o nome de nosso Campeão.

Para ele foram anos difíceis, lembro como se fosse hoje uma noite em que saía do Shoping Ibirapuera e vi Emerson e Wilsinho voltando de uma viagem, semblante carregado pela luta difícil e sem resultados.
Chega 1978 e a corrida do Rio e recebendo ou não um motor de ponta da Cosworth Emerson faz um corridão e chega em segundo atrás de Reutman, depois disso mais nenhum resultado e sua saída da equipe.

Talvez tivessem sidos tempos difíceis mas nunca vi Emerson se queixando, pois nem em 1973 quando Chapman dividiu as atenções da Lotus entre ele e Ronnie Peterson possibilitando a Stewart seu terceiro titulo ele se queixou.


Aquela volta penosa pilotando Super Kart, depois a corrida de Miami mas lá estava ele sempre sorrindo. Logo depois entrando na Indy numa equipe pequena para logo a seguir conquistar novamente seu lugar de direito, o topo, vencendo Indianápolis e muitas corridas mantendo-se até o final na ponta.

Não sou seu amigo, só o conheço de passagem mas minha admiração por ele é grande.

O pessoal da Automodeli resolveu homenagear nosso Campeão fazendo uma réplica do carro em que ele conquistou o segundo lugar no GP do Rio de 1978.



quarta-feira, 31 de março de 2010

SALECAR




Ontem a noite conversando com o Jr ele dispara “achei uma foto do motor Renault Gordini e estou te mandando” de repente ele para e “olha! Achei umas fotos de uma corrida no Rio com o Marcos, Arno e Carlos Alberto Levorin vou te mandar. Aí ficamos conversando sobre nossa longa amizade com eles. Saudades!


Os Levorin eram donos da Retifica Salecar, nome que sempre apareceu em nossos carros, pois era lá que trabalhávamos nossos motores o Jr, Adolfo,Manduca, Ricardo, Julio Caio e outros mais. Lá nós éramos recebidos como filhos o Marcos e o Arno sempre na correria, mas sempre com tempo para dar atenção a nossas loucuras. Mais tarde o Fabio filho do Marcos também correu na D3 e em 1983 correu as Mil Milhas com o Jr  em 84 comigo. Coitado agüentar os dois chatos de ter sido terrível!

 
O Arno era mestre torneiro, de verdade, professor do Liceu de Artes e Oficio e estava sempre pronto a nos ajudar, com seu passinho curto e seu sorriso ia para o torno fazer as maiores loucuras que pedíamos. Já nos deixou mas lembramos sempre dele com carinho.
 
 
                                                                              Arno e Marcos 
 

“Nesta corrida no Rio em meu box, onde os irmãos Arno, Marcos e Carlos Alberto Levorin junto também o Manduca e Saraiva este veio a correr também na Divisão 3, todos sem camisa trabalhando rsrsrs, pois tinha quebrado meus 4 motores nos treinos, todos com o mesmo problema derretia a cabeça do pistão, não era acerto de carburação ou ponto de ignição e sim excesso de aperto nos cabeçotes, nosso torquimetro deu defeito (ferramenta com medidor de aperto de parafusos e porcas), mas dos 4 motores quebrados fizeram 1 que teria de economisa-lo na classificação para poder correr no domingo. Ganhei essa corrida na somatória dos pontos pois fiz 2 lugar nas duas baterias, que foram ganhas 1 pelo Afonso Giaffone de Passat e outra pelo Bruno de VW se não me falha a memória.” Jr Lara Campos. 
 

Podium no Rio, Adolfo Cilento, José Antonio Bruno, Jr Lara Campos, Yoshikuma, Manduca e Bruno Brunetti. Ao lado Jr persegue Bruno.


Na foto do Fabiano Guimarães Tony Pirillo.
Adolfo Cilento
Ricardo Bock
Rui nos traços de Yassuo Igai

Na versão do Tito o carro que o Fabio e eu corremos as Mil Milhas de 1984.

O Chapa me apresentou à eles, eram muito amigos, e não sei porque lembrei do Chapa me dizendo “vai lá Rui eles estão colocando Elicoil em duas carcaças nossas, vê se o Arno já acabou”. O Elicoil era colocado nos orifícios dos prisioneiros das carcaças VW, substituindo as roscas prejudicadas com tantos apertos.
Em 1982 convidei e passaram comigo alguns dias em Campos do Jordão o Arno, Marcos, Chapa e esposas até hoje lembro de nossas conversas ao pé da lareira, sempre sobre automobilismo, pobres das esposas. 
Na ida para Campos o Chapa sempre afoito e veloz ao volante ia à frente com seu carro quando naquela saída para Taubaté ao pé da serra deve ter feito uma barbeiragem e o Arno que dirigia o carro de trás acabou batendo sem gravidade em outro. Lembro como se fosse ontem o Arno dizendo “ele é louco vinha da duzentos por hora e errou o caminho” e o Chapinha só ria.
Ah! Ia esquecendo a Salecar era na Rua Lopes Chaves na Barra Funda e na rua ao lado íamos sempre almoçar no Afonso que fazia uma bisteca deliciosa e nos recebia com seu sorriso. Por ali estávamos sempre em casa.
 
Dedicamos esse post a nossos queridos amigos Marcos, Fabio, Carlos Alberto e ao saudoso Arno que estão sempre em nossos pensamentos e corações e são sempre lembrados com muito carinho.
 
Jr e Rui

segunda-feira, 29 de março de 2010

Jesus Ybarzo Martinez apresenta a linha de montagem da Willys Overland do Brasil S.A. ao grande campeão Juan Manoel Fangio

Aplicação do selador

As carrocerias dos carros de competição eram mais leves que as dos carros de passeio.



Juan Manoel Fangio, Chico Landi, Carol Figueiredo, Luiz Pereira Bueno, Marazzi, Luiz Antônio Greco e Chico Rosa

Juan Manoel Fangio se prepara para acelerar o Willys Interlagos

Formula II Gold Cup Oulton Park 1965.

Já mostrei aqui como na década de 60/70/80 os grandes pilotos corriam em varias categorias, por prêmios, força de contrato ou por simples prazer de pilotar.
Nunca vou esquecer o dia em que em Interlagos vi Graham Hill vindo em minha direção nos boxs. Foi no Torneio Internacional de F II corrido no final de 1971 no Brasil. Quando vi aquele rosto familiar vindo, com aquelas pernas tortas do acidente em Montjuich me emocionei pois ali perto estava o Campeão Mundial dos anos de 1962/68, companheiro de equipe de meu grande ídolo Jim Clark, afinal um senhor piloto que já havia vencido Indianópolis, Le Mans e em todas categorias em que participou.

John Surtees campeão do mundo de 1964 de Lola Cosworth, Graham Hill campeão do mundo de 1962 Lotus BRM e Alan Rees de Brabham Cosworth.


Jochen Rindt Brabham BT16 Cosworth, Denis Hulme Brabham BT16 Cosworth, Alan Rees Brabham BT16 Cosworth e John Surtees Lola T60 Cosworth.

Jim Clark Lotus 35 Cosworth e Denis Hulme Brabham BT16 Cosworth.

Denis Hulme lidera seguido de Jochen Rindt.

Hoje vou mostrar a Gold Cup corrida na pista de Oulton Park em Formula Dois e nela estavam grandes pilotos, vários Campeões do Mundo de Formula I. Depois da corrida de Formula II ainda houve a corrida de Turismo onde Jack Brabham de Mustang venceu Jim Clark de Ford Cortina Lotus, pena que não tenha guardado as fotos dessa corrida. Na época a Formula Dois usava motores de um litro - 1.000cc - com blocos de serie mas com cabeçotes liberados e os motores dominantes eram os Cosworth.

                                            Resultado final.

1º  1 John Surtees, GB Midland Racing Partnership Lola T60 - Cosworth SCA 1:08'44.0"

2º  9 Denis Hulme,NZ Brabham Racing Developments Brabham BT16 - Cosworth SCA 1:08'44.2"
3º  7 Graham Hill, GB John Coombs Lotus 35 - BRM 71 1:08'44.6"
4º  23 Trevor Taylor, GB Aurora Gear Racing Brabham BT16 - Cosworth SCA 1:09'03.2"
5º  17 Alan Rees, GB Roy Winkelmann Racing Brabham BT16 - Cosworth SCA 1:09'18.6"
6º  4 Jim Clark, GB Ron Harris - Team Lotus Lotus 35 - Cosworth SCA 1:09'25.4"
7º  25 Brian Hart, GB Brian Hart Lotus 35 - Cosworth SCA 1:09'58.6"
8º  22 Ian Raby, GB Ian Raby (Racing) Merlyn Mk 9 - Cosworth SCA 39
9º  3 Paul Hawkins, AUS Midland Racing Partnership Lola T60 - Cosworth SCA 39
10º  20 Bill Bradley, GB David Prophet Racing Brabham BT10 - Cosworth SCA 39
11º 19 David Prophet, GB David Prophet Racing Brabham BT10 - Cosworth SCA 39
12º 14 John Cardwell, GB Merlyn Racing Merlyn Mk 9 - Cosworth SCA 39
13º 16 Alan Rollinson, GB DW Racing Enterprises Brabham BT16 - Cosworth SCA 39
14º 26 Bernard Collomb, F