Lembro com clareza quando Emerson resolveu sair da MacLaren com a qual havia sido Campeão do Mundo no ano de 1974 para ir para sua equipe a Coopersucar/Fittipaldi no ano de 1976. Consagrado nos seus seis anos de Formula Um seguia agora os passos de Jack Branham e Bruce MacLarem e encarava a árdua tarefa de tornar sua equipe competitiva.
Não vou entrar no mérito de ter a cooperativa e o governo Brasileiro a apoiar o projeto deles, mas lembro perfeitamente o descaso e as chacotas que os mesmos incompetentes de sempre faziam então.
Lembro uma noite na churrascaria Rodeio em que acabei perdendo a paciência e colocando no seu devido lugar um desses imbecis que teimava em fazer chacotas com o nome de nosso Campeão.
Talvez tivessem sidos tempos difíceis mas nunca vi Emerson se queixando, pois nem em 1973 quando Chapman dividiu as atenções da Lotus entre ele e Ronnie Peterson possibilitando a Stewart seu terceiro titulo ele se queixou.
Para ele foram anos difíceis, lembro como se fosse hoje uma noite em que saía do Shoping Ibirapuera e vi Emerson e Wilsinho voltando de uma viagem, semblante carregado pela luta difícil e sem resultados.
Chega 1978 e a corrida do Rio e recebendo ou não um motor de ponta da Cosworth Emerson faz um corridão e chega em segundo atrás de Reutman, depois disso mais nenhum resultado e sua saída da equipe.
Talvez tivessem sidos tempos difíceis mas nunca vi Emerson se queixando, pois nem em 1973 quando Chapman dividiu as atenções da Lotus entre ele e Ronnie Peterson possibilitando a Stewart seu terceiro titulo ele se queixou.
Aquela volta penosa pilotando Super Kart, depois a corrida de Miami mas lá estava ele sempre sorrindo. Logo depois entrando na Indy numa equipe pequena para logo a seguir conquistar novamente seu lugar de direito, o topo, vencendo Indianápolis e muitas corridas mantendo-se até o final na ponta.
Não sou seu amigo, só o conheço de passagem mas minha admiração por ele é grande.
O pessoal da Automodeli resolveu homenagear nosso Campeão fazendo uma réplica do carro em que ele conquistou o segundo lugar no GP do Rio de 1978.
Vejam no site: http://www.automodelli.com.br/