A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

HOMENAGEM - III






Quando o Marazzi escreveu para revista MOTOR 3 a reportagem "Pinicos atômicos", eu não pude acompanhar os testes, só cheguei mais tarde para tirar aquela foto com meu bigode lusitano, meus mecânicos não queriam que ninguém andasse no carro, e por isso o levaram sem motor e com as rodas de transporte. Acho que o " Velho " ficou chateado comigo, quando cheguei ele já tinha ido embora. Depois das fotos o Duran, que era um festeiro de primeira, combinou uma homenagem ao Marazzi em sua casa noturna o TALBOT, na Av. Henrique Schaumann para dali alguns dias.
Na noite marcada resolvi ir com a CARRETERA, para homenagear meu amigo que havia corrido com ela as MIL MILHAS de 1966 e dela me contava mil histórias. Quando estava de saída chegou o Homero e fomos juntos. Desci a Av. Bandeirantes, Marginal Pinheiros,Av. Cidade Jardim, Faria Lima, Rebouças, e entrei na Henrique Schaumann, por onde passávamos todo mundo olhava, aquele ronco do V 8 , aqueles dois loucos guiando aquela máquina, pouca gente deve ter se dado conta que não era um calhambeque e sim, a História. Ao chegarmos ao TALBOT aglomeração encima dela, lá todo mundo sabia o que ela já havia feito. Entrei e o Marazzi estava no meio de uma roda de amigos conversando, cumprimentei-o e disse " trouxe um presente para você, vamos lá fora ". Hoje 25 anos depois ainda me lembro de seus olhos, atrás dos óculos brilharam, me olhou e disse " vou dar uma volta com ela ". A volta durou mais de uma hora, quando voltou sentou-se a meu lado e disse só " obrigado ", não falamos do assunto CARRETERA, mais eu via que ele estava emocionado, imaginei o que se passava em sua mente, e imaginei também como havia sido sua voltinha.
Dois anos depois estava andando uma manhã pelo Ibirapuera, e encontro o Homero que dispara, " leu a QUATRO RODAS o Marazzi te fez uma baita homenagem" fui comprar a revista e ao ler a matéria pude entender sua emoção e o só " obrigado ". É " Velho " cheguei naquela noite com ela para te homenagear e você acaba escrevendo um texto maravilhoso destes.

Obrigado Velho!

Dedico este texto aos amigos Victório Azzalin e Gabriel Marazzi, agradeço ao Careca - Julião Domingos da Silva - pelo exemplar da revista , e ao Fabio  Paperslotcar.

Rui







Victório Azzalin







8 comentários:

  1. Maravilhoso post! Bela e justa homenagem não só ao grande Marazzi mas também a todos os citados, na qual incluo o amigo e autor da mesma. Parabéns!

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  2. Caro Rui,, Eu participei desta Mil Milhas de 1965 - Foi minha 1a Prova de longa duração,, estavamos em 8o lugar na geral, mas tivemos um problema com a pressao do oleo e paramos nosso Renault Teimoso 850 cc antes do final da prova,, No miolo nosso REnault andava junto com as Carreteras mas nas retas e subidas , só viamos as " poeiras das careteras " .. Gostei do Post homenageando o Vitorio Azalin Filho ,,,abaixo o resultado final da prova ,,,abraçao Águia from Floripa..
    1º Carretera Chevrolet Corvette nº 50 Justino de Maio e Vitório Azalin Filho SP – 201 voltas
    2º Carretera Chevrolet Corvette nº 34 Caetano Damiani e Bica Votnamis SP - 199 voltas
    3º FNM 2000 nº 5 Leonardo Campana e Jaime Pistili SP - 185 voltas
    4º Simca Carretera nº 35 Breno Fornari, Nestor Mário Koch e Afonso Hoch RS - 184 voltas
    5º Alfa Giulia 1600 nº 25 Emílio Zambello e Marivaldo Fernandes SP - 182 voltas
    6º Renault 1093 - 1000CC nº 75 Fernando Pereira e Hélio Mazza RJ - 180 voltas
    7º VW 1300 nº 45 Armando Lagoeiro e Abelardo Aguiar RJ - 178 voltas
    8º DKW 1000 nº 19 Charles Marzanasco e Ozório Araújo SP - 177 voltas
    9º Renault 1000 nº 99 Luiz Felinto Silva, Adão Brito Daher e Eduardo Celidônio SP - 177 voltas
    10º Carretera Ford F600 nº 22 Luiz Valente e Luiz Carlos Valente SP - 174 voltas
    11º Renault 1000 nº 27 Coruja (Maurício Chulam) e Luiz Felipe Gama Cruz RJ – 173 voltas
    12º Simca 2500 nº 87 Edward Nahum, Claude Bernardi e Zoroastro Avon SP – 172 voltas
    13º Renault 1000 nº 85 Clóvis E. Pereira Bueno e João Batista Caldeira SP – 172 voltas
    14º DKW 1000 nº 32 Waldomiro Pieski e Expedito Marazzi SP – 170 voltas
    15º Carretera Ford nº 61 Arlindo Vigineviski e José Vera Filho PR – 167 voltas
    16º Alfa Giulia 1600 nº 23 Piero Gancia e Ruggero Peruzzo SP – 159 voltas
    17º VW nº 9 Silvano Pozzi e Marcelo Audrá SP – 157 voltas
    18º Carretera Chevrolet Corvette nº 6 Francisco Zeni e Haroldo Vaz Lobo PR – 155 voltas
    19º Renault 850 nº 40 Luiz Evandro Águia e Paulo Pardal SP – 149 voltas
    20º FNM 2000 nº 39 Ugo Galina e Luciano Borghese SP – 149 voltas
    21º Fiat Stanguelini nº 30 Luciano Bonini e Chuvisco SP – 145 voltas
    22º DKW 1000 nº 37 Arquimedes e Santo SP – 143 voltas
    23º Renault 1000 nº 8 Antonio Duarte e Mago SP – 142 voltas
    24º Carretera DKW nº 20 Nilo Barros Vinhais e Bruno Barracano SP – 139 voltas
    25º Carretera DKW nº 13 Volante 13 e Roberto Mendonça SP – 123 voltas
    26º Carretera Ford Thunderbird nº 7 Ayres Bueno Vidal e Zé Peixinho SP – 123 voltas
    27º Chevrolet Corvette nº 2 Catharino Andreatta e Victorio Andreatta RS – 120 voltas
    28º Alfa Giulietta 1600 nº 28 Luiz Carlos Sansone e Ariberto Iasi SP – 112 voltas
    29º Carretera Ford F600 nº 36 Ocimar Miranda Coutinho e Mário Cocchieri PR – 106 voltas
    30º Carretera Simca nº 82 Roberto Gomes e Rui Santiago SP – 106 voltas
    31º Simca 2500 nº 51 Inácio Terrana e T. Nuvuolari – 96 voltas
    32º Renault Gordini 1000 nº 88 Zoroastro Avon e Jeff Gagá SP – 75 voltas
    33º Carretera Chevrolet Corvette nº 18 Camilo Christófaro e Antonio Carlos Aguiar SP – 73 voltas
    34º Renault 1000 nº 3 Elvio Ringel SP – 59 voltas
    35º Renault 1000 nº 84 Antonio Carlos Porto Filho e Renato Lenci SP – 48 voltas
    36º Renault 1000 nº 16 Emerson Fittipaldi e Antônio Versa – 39 voltas
    37º VW Porsche 1600 nº 81 Buby Loureiro e Roberto O. Costa SP - 34 voltas
    38º Carretera Chevrolet Corvette nº 58 Antonio Carlos Avalone e Nicolau Papaleo SP – 32 voltas
    Obs: A carretera de Catharino e Victorio Andreatta vinha liderando a prova até as 7,30 horas da manhã quando quebrou o eixo do setor e abandonou a prova

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  3. Belo post, Rui.

    Tomara que ela siga firme nos dias de hoje

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  4. Fabiani C Gargioni #2710 de janeiro de 2012 às 18:16

    Grande Rui,como eu sempre digo "as CARRETERAS tem alma",por onde anda a 50,tu sabes...

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  5. SENSACIONAL, Rui!!!!
    Obrigada por repartir conosco esta reliquia dos primordios do automobilismo brasileiro!
    Um abraço,
    Graziela

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  6. NOSSA! ...tenho essa revista! Lembrei da matéria ao ver as fotos. As vezes não associamos o 'nome aos bois'..rs...

    mais uma vez...valeu!


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  7. A única que tinha dei ao meu amigo Victório Azzalin, ele merece mais do que eu!

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Rui Amaral Jr