A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 19 de setembro de 2009

FEI X20

O X 20 no pátio da FEI , será que o professor respeitou aquela placa de 20KM/H ?
O X 20 exposto no 25º Salão do Autimóvel .

Quinta feira umas 16.30 H toca o telefone , "alô" do outro lado "Ruizão andei no carro!!!!" só podia ser o Ricardo , me vem a cabeça o carro com motor 1.0l biturbo que ele está preparando para bater o record Brasileiro de velocidade . Tem um motor com mais de 700 HP e dele se espera uma velocidade superior a 500 KM/H . "Nem me avisou " ai ele me explica que o carro que ele andou é o FEI X20 , carro concebido e executado por ele e seus alunos do Curso de Engenharia Mecânica Automotiva da FEI , um dos mais qualificados centros de engenharia do planeta , onde o Prof. Ricardo é coordenador .
Ele conta que o carro andou pela primeira vez , pelo pátio da FEI , foram só umas voltinhas e fico imaginando a emoção do Ricardo , guiando aquele bólido , com motor Corvette de 7 l , 550 HP e um torque de 70KG , seu cambio é um Porsche de seis marchas montado de cabeça para baixo , para se acoplar ao motor . O carro é todo de alumínio e ao contrário do divulgado no Salão seu peso é de apenas 750 KG o que dá uma relação de peso/potencia de 1.3 KG por HP , imaginem o que deve andar !!! Ele conta que o X 20 acelera de 0 a 100 em 3.5s e que deu uma voltinha pelo pátio da FEI devagar , DUVIDOO!!! , em algum lugar e com segurança ele deve ter no mínimo esticado a 1ª e colocado a 2ª só para sentir a sensação . Me convidou a andar no X 20 em um evento que acontecera dentro de pouco tempo , e para concluir o papo falamos mais umas 2h , quando ele lembrou que tinha me ligado para dar um recado de outro amigo !!!!
Tchau Ricardone , meu amigo gênio , que faz o que gosta , carros , ensinando e preparando os futuros engenheiros automotivos brasileiros . Beijos para D.Isabel , Vera , Rafa enfim toda família.
Agradeço a Luciana assessora da FEI o envio das fotos .

13 comentários:

  1. OS CARROS QUE OS NERDS DA FEI FAZEM SAO INVIAVEIS, NUNCA VAO SER PRODUZIDO EM LINHA DE MONTAGEM. ISSO ATE EU FAÇO. PEGAR UM MOTOR, TURBINAR E ETC. QUE PIADA, UM DOS MAIORES CENTROS DE PESQUISA DO PLANETA..FALA SERIO

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo , são carros conceito , seria inviavel desenvolver um motor , etc . Ainda mais com os parcos recursos destinados à educação no nosso Brasil . Da FEI sei que saem profissionais conceituados ,p/ toda parte do mundo . Agora se vc tem algum projeto ou carro já desenvolvido com muito gosto e honra posso mostra-lo neste espaço .

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, pegar um motor de corvete, caixa de Porsche, turbo de nem sei... ( será que é da sprinter???) não é nada que mereça muita credibilidade. O CARCARÁ SIM, ERA UMA FÁBULA! O carro até que é bonitinho, mas tenho que admitir que o cara do primeiro "post" não está totalmente errado. Até um fusca vai andar com essa mecânica.

    ResponderExcluir
  4. Já escrevi sb o Carcará , sinceramente é duro fazer um carro assim , todo de aluminio , desenvolver suspensão , conjunto e mil coisas mais . Já pilotei muitos carros e sei que com 550 hp são todos difíceis . Vou andar com ele en Interlagos e conto para vcs .

    ResponderExcluir
  5. Uh coisa feia! Os engenheiros deveriam ter contratado um designer para fazer o desenho do carro.
    Parece mais carro conceito dos anos 80. Sorte que não tem uma foto vista de trás, pois deve ser mais feio ainda.
    Mas tudo bem, se o que importa é a velocidade estão perdoados! hehe... 500km/h? Quero ver hein? Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito fácil criticar quem fez esse trabalho anonimamente. Quero ver alguém fazer essas críticas e assinar embaixo, dizendo que faria igual ou melhor. Qualquer comentário que não seja dessa forma não deve ser considerado.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Catarina .Eu não escrevi que este carro vai a mais de 500 km/h , o carro de record é outro , com motor 1.0 biturbo . O X20 é um carro conceito para pesquisas espera-se dele que passe dos 300 km/h .

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    Sinceramente, pegar um motor de corvete, caixa de Porsche, turbo de nem sei... ( será que é da sprinter???) não é nada que mereça muita credibilidade. O CARCARÁ SIM, ERA UMA FÁBULA! O carro até que é bonitinho, mas tenho que admitir que o cara do primeiro "post" não está totalmente errado. Até um fusca vai andar com essa mecânica.
    21 de Setembro de 2009 18:25
    ( POSTEI EM ANÔNIMO POR PURA PREGUIÇA)

    ResponderExcluir
  9. Caro Lava jato 253, primeiramente gostaria de salientar que o grupo de alunos e futuros engenheiros automobilístico da FEI que desenvolveram e construíram o FEI-X20 são pessoas normais como você, apaixonados por carros e talvez com um pouco mais de estudo e conhecimento, mas não NERDS. Se você realmente gosta de automobilismo como nós, devia saber que para construir um carro não é tão fácil como pensa, ainda mais em um mercado de alta competitividade como este. Temos sim privilégios, graças àqueles ótimos engenheiros que já se formaram e fizeram um excelente trabalho dentro da Instituição, e agora se destacam no mercado automobilístico. E outra, você não procurou saber o que tem de inovador no projeto, tudo o que você leu foi apenas o a ficha técnica da motorização. Não venho aqui porque fiquei chateado, mas sim devido a não achar em sua colocação coerência. Criticas são sempre bem vindas, mas dor de cotovelo... Desculpe-me.

    ResponderExcluir
  10. RsRs. Meu amiguinho Anonimo.Tenta desenhar uma placa plana de 1x1m ,(para te facilitar) depois faz um mockup ,depois tira o molde,lamina em fibra de vidro. Acho que é o máximo que você vai chegar na longa,longa trajetória de conceber ,construir e testar um automóvel partindo do zero. Só para conjugar estes três verbos serão milhares de homens hora. Não seja tão pretensioso . Será que estou enganado? Abs

    ResponderExcluir
  11. Maravilha! Uma carroceria toda de alumínio, belíssima, cujas linhas me fizeram lembrar do incrível Jaguar XJ 220, equipada com um conjunto motor e câmbio altamente confiáveis, tendo sido todo o restante do carro desenvolvido na instituição. Parabéns à FEI pela iniciativa, ao prof. Ricardo pela competência e ao Rui Amaral pela matéria, grande mestre e piloto, profundo conhecedor do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Don Toni, em nome do Ricardo e de seus alunos que fizeram este maravilhoso projeto...eu meu amigo sou apenas um ex piloto e um contador de histórias, que com a Graça de Deus posso dividir com os amigos, um abração!!!!

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr