A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CHAPARRAL 2J

Jackie Stewart e o Chaparral 2J , 1970 série CanAm .

A Chaparral Cars , criada por Jim Hall e James Sharp , decide no final de 1969 abandonar a categoria Esporte Protótipos por uma série de razões e volta-se à CanAm campeonato na época de muito prestigio disputado no Canada e EUA , dominada então pela MacLaren . Com a chegada dos novos pneus de perfil baixo e muita aderência ( pré slic ), os dois Texanos , projetam um carro para aproveitar a nova tendência . Extra oficialmente sempre contaram com o apoio da GM , embora essa negasse , e agora junto com a Firestone , construíram o primeiro carro a adotar o efeito solo . Ao contrário de Chapman que aproveitava o ar que passava por baixo do carro , eles "simplesmente" construíram ventiladores , tocados por um motor de dois cilindros e 45 hp , para sugar todo ar debaixo do carro e cola-lo na pista .

Vic Elford , Chaparral 2J , 1970 .
Para isso contavam com saias em toda volta do chassi , eram feitas de um material novo o Lexan , apoiadas em laterais com molas pressionavam até que tocassem no solo , e com o ar aspirado pelos extratores grudavam o carro a pista . Junto com os novos pneus Firestone o carro vai para pista e se torna imbatível . Ao contrário do Lotus que precisava de velocidade para aumentar a aderência , o Chaparral 2J tinha aderência em qualquer tipo de curva , pois o efeito solo estava sempre sendo produzido pelos extratores de ar .



A pelicula de Lexan que com o motor de 45 hp que sugava o ar , grudava o carro ao solo .
Seu motor era um Chevrolet de 7.600 cc , o cambio como nos carros de Esporte/Protótipos automático de duas marchas . Suspensão por triângulos seu esquema de chassi era convencional .
Sua estreia foi em Watkins Glen pilotado por Jackie Stewart e depois por Vic Elford . O carro era simplesmente muito mais rápido que os outros , freava e fazia qualquer curva numa velocidade muito superior aos demais .

O motor do extrator de ar tinha 45 hp e as rodas traseiras de 15 pol de largura .

Detalhe da grande quantidade de detritos jogada para trás do carro . O recente episódio Baricchelo/Massa mostrou como são perigosos os detritos jogados pelos carros da frente .

Seu grande problema era a enorme quantidade de sujeira jogada para traz , o que prejudicava os outros pilotos . Como nenhuma equipe conseguia segurar a Chaparral começaram as reclamações contra o carro , e no final de 1970 a FIA decide proibir os ventiladores . Era o fim dos Chaparral..



5 comentários:

  1. Oi Rui,
    Pode complementar e até colocar observações!
    vc só tem a enriquecer meu blog!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o projeto.... deve ter sido muito interesante assistir ou guiar um carro desses....

    Carlos Eduardo Szépkúthy

    ResponderExcluir
  3. É Carlos Eduardo , os Chaparral foram carros exepicionais , Jim Hall foi um gênio , inventou o aerofolio movel , banido em 1969 , seus carros ganharam muitas corridas no Mundial de Esporte Protótipos .Vou te enviar algumas fotos de meu arquivo .

    ResponderExcluir
  4. Um carro construído com o que havia de mais moderno na engenharia da época, inseriu conceitos que só mais tarde também foram usados e aperfeiçoados.

    Um belo projeto dos bons tempos do Sport Protótipos.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava muito dos carros do Grupo C, e alguns dizem que a FIA começou a boicotar a categoria por medo que tirasse público da F1, até que ponto é verdade, não sei. Mas os carros eram belíssimos e coisas do tipo limpador de pára-brisas e faróis funcionando bem faziam a diferença na performance. Saudades. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr