terça-feira, 4 de junho de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024
CanAm 1977 - O ressurgimento.
Aos Grupo 7 se misturavam carros de outras categorias, iam em
busca dos prêmios. Em Riverside 1966 nada menos que 66 carros inscritos para os
39 que se classificariam. Pedro Rodriguez com uma Ferrari Dino de 2.000cc, Doug
Revson, irmão de Peter, com um Porsche 906, em outras etapas vários Porsche 908 e outros,
a grade maioria eram McLaren, Lola, carros europeus e também o norte americano Chaparral.
Big John e a Lola fizeram a festa, vencendo o torneio que
teve seis etapas, de 11 de setembro a 13 de novembro, e levaram muita grana
para casa.
A partir de 1967 até 1971 a McLarem de Bruce fez a festa,
vencendo com ele, Denny Hulme e após sua morte com Peter Revson, cinco
campeonatos seguidos e a venda de muitos carros, mostrou que Bruce além de um
grande piloto era um belo comerciante. Bruce comprou a Elva para aumentar a
produção e creio que entre os M8 até os M20 e Elvas mais cem carros foram
vendidos para os EUA e Europa.
Com o tempo de um torneio de seis etapas a CanAm se tornou um
campeonato com dez corridas do meio até o final do ano.
1972/73 a Porsche que já vinha participando logo nos
primeiros anos com os 908/2/3 e os 917/10, entrega seus carros a Roger Penske e
surgem os 971/30 com motores bi turbo que chegaram aos mil e muitos hps.
Vencendo com certa facilidade tornou a categoria que antes era de certa forma
com valores baixos para o alinhamento dos carros no grid de altíssimo custo.
1974 foi o último ano deste regulamento, com a vitória da
Shadow, com motor de oito mil e tantos centímetros cúbicos, certamente com alto
investimento para colocá-lo no grid.
Dois anos parada e a CanAm volta, agora com um grande
patrocino e tem o título de “Sports Cars Club of America Citicorp Can-Am Challenge”, e um novo regulamento,
baseado nos carros que corriam a Formula 5.000, que era uma alternativa mais em
conta que a F.Um e usava os motores de cinco litros de fabricação em série e
com outra categoria para carros com motor até 2.000cc.
Um dia escrevo mais sobre esta fase da CanAm.
Pesquisa e fotos; Racing Sports Cars
Rui Amaral
Jr
quinta-feira, 23 de maio de 2024
Shadow DN4 e Jackie Oliver
Na temporada de 73 o Shadow DN2 já usava o potente motor Chevrolet V8 big bloc de 8.100cc aspirado, que desenvolvia cerca de 800 hps, que não fazia frente aos mil e muitos hps dos 917/30. Sem poder fazer frente aos 917/30 a McLaren sai como equipe da CanAm, talvez mais para se dedicar à F.Um onde no ano seguinte contaria com Emerson, um grande patrocínio e uma equipe com três carros.
Southgate projetou o DN1/2 e o sucessor o DN4, um leve chassi monochoque reforçado com fibra de vidro, motor central, usava cambio Hewland de quatro marchas, para grande faixa de potencia dos motores desde as rotações mais baixas era o suficiente.
Diferente do MKI/II o DN4 era um projeto convencional, trazendo em suas configurações muito dos McLaren e outros carros da categoria. Com ele Oliver venceu quatro das cinco corridas da temporada, tendo seu companheiro de equipe George Follmer, como segundo nas três primeiras. Foram campeão e vice, na última prova da temporada venceu o McLaren M20 Chevrolet de Scooter Patrick.
Tempos atrás meu amigo Walter comparou os tempos dos Esporte/Protótipos e F.Um com os carros da CanAm. Agora tomei como base Watikns Glen 1973 quando os carros CanAm ainda usavam os turbos, e depois 1974 nas vitórias do Shadow.
Watikns Glen
1973
CanAm
Pole – Mark Donohue, Porsche 17/30 Penske -1`38”848/1000
Melhor volta – Donohue – 1`39”571/1000
Jackie Oliver com o Shadow DN2 Chevrolet/Chaparral 8,095cc na corrida virou 1`47”
Formula Um
Pole – Ronnie Peterson, Lotus 72-Cosworth – 1`39”657/1000
Melhor volta – James Hunt, March-Hesket 731 – 1`41”652/1000
1974
CanAm
Pole – George Follmer, Shadow DN4 – 1`38”848/1000
Melhor volta – Follmer – 1`41”883/1000
Formula Um
Pole – Carlos Reutemann, Brabham-Cosworth BT44 – 1`38”979/1000
Melhor volta – Carlos Pace, Brabham-Cosworth BT44 – 1`40”608/1000
NT: Os carros da CanAm pesavam cerca 850 kg e seu motores geravam cerca de 800 hps, os da F.Um 550 kg e seus motores tinham cerca de 450 hps.
link
Rui Amaral Jr
quarta-feira, 22 de maio de 2024
MONSTROS
Imaginem só... Grids com mais de trinta carros buscando os polpudos prêmios, mais de trinta mil hps acelerando atrás do carro madrinha... Era a CanAm em sua época de esplendor.
Jackie OliverNas fotos que colei do vídeo de Goodwood quem vem pilotando na ponta na apresentação é Jackie Oliver, campeão da categoria com Shadow. Na temporada de 1974 Oliver e a Shadow DN4 venceram quatro das cinco etapas, chegando em nono na última, todas elas acompanhadas por seu companheiro de equipe George Follmer, segundo no campeonato.
Nesta edição do fantástico Goodwood Oliver e a Shadow foram homenageados, nas voltas foram capitaneados por um carro madrinha, fiquei só imaginando eles andando de pé no fundo.
O Shadow MKI – Quando escrevi sobre ele citei aparatos aerodinâmicos móveis, mas nada encontrei especificamente, nos vídeos e nos instantâneos que retirei deles podemos ver claramente como eram. Duas placas na dianteira e uma grande na traseira que levantam nas freadas para ajudar as pequenas rodas dianteiras de dez polegadas de diâmetro, nas rodas dianteiras também calotas para fora das rodas para ajudar na refrigeração dos pequenos discos de freio. Loucura total!
Abaixo os dois vídeos de Goodwood.
https://youtu.be/uT6bb3A00_c?si=j6SBPJXGjn-Mq9St
https://youtu.be/h3LvsGeOmrE?si=VvrIfjZ4iQPFhSpd