A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Agosto 2022

 



Show de meu amigo Gabriel escrevendo sobre a 750 Four, muita pesquisa e muito do que ele conhece, parabéns velho!

Lendo lembrei de seu pai olhando para mim e falando “posso dar umas voltas com ela?”, era minha BMW R60 e estávamos em Interlagos. Nem respondi e ele já estava saindo dos boxes, incauto fui olhar quando ele descia o Retão, e lá estava a fera em pé sobre o selim com os braços abertos, virei de costas e fui fazer o que tinha me levado lá...

Eu tinha 19 anos e chamava o Expedito de “Velho”, Gabriel era um menino de uns doze anos, hoje digo sempre que ele é mais velho que eu... se tornou um grande jornalista/escritor!

Saudades do Velho.

Rui Amaral Jr    




terça-feira, 2 de agosto de 2022

Em busca de um piloto...

Não é de hoje que o Rui me pede pra escrever aqui, e por diversos motivos acaba ficando pra depois, e essa minha "dívida" com o ALICATÃO-MESTRE só aumenta!
Decidi unir o útil ao agradável para essa postagem: descobrir quem é o piloto do Opala 17 da foto abaixo e contar que uma infinidade de carros de São Paulo acabaram nas pistas de terra aqui em Santa Catarina, e quando digo "acabaram" é nos dois sentidos que a palavra traz!
Era muito comum pilotos daqui partirem rumo a São Paulo para buscar carros com os quais pudessem disputar o Campeonato Catarinense de Automobilismo, inclusive o que considero o mais importante de todos (em termos históricos), o Oggi que foi do Emerson Fittipaldi (neste link tem a história).
O Opala 17 em Interlagos, em 1989...
... e depois em São Carlos (SC), em 1990, já tendo como piloto o Henrique João Damo, o "Grilo", de Frederico Westphalen (RS).
Aqui em outro ângulo, tendo ao fundo o Gol 29 do lageano Mário Lüersen Filho, que venceu na geral as "200 Milhas do Oeste", e o Gol 6 do chapecoense Alessandro Gonsales.

Quem puder ajudar a identificar a quem pertencia o 17, fico agradecido!
 
Fotos: Acervo Alex "Xerife" Fernandes 

domingo, 24 de julho de 2022

FORD COSWORTH DFV

 

Zanvort 1967 o começo das vitórias...

Quanto mais escrevo, mais vou enxergando lacunas em meus textos, sei que não sou um pesquisador, nem o pretendo ser, porém este post demandou horas e horas de pesquisas.

Março de 2010; escrevi sobre o fabuloso motor e nesta semana escrevendo sobre o campeonato de 1969 me dei conta de algo que deixei escapar.

FORD COSWORTH DFV 1967

link



Era o começo do blog, e vi algo escrito por mim no primeiro lugar nas pesquisas do Google, tendo permanecido alguns anos nesta posição. Como vocês poderão notar em 2017 o senhor Rui Silva de Oliveira encontrou um erro que logo corrigi.

Fui e somos copiadíssimos, ainda mais de uns tempos para cá onde escrever sobre automobilismo virou uma febre, infelizmente de muitos que nada, ou quase nada sabem sobre o assunto...é a mudernidade!

Sério, deixei escapar que depois de sua temporada de estreia em 1967, nos anos de 1968/69 todas vitórias na categoria foram com carros que usavam o icônico motor.

Alboreto Tyrrel 011 - Detroit 1983



1968

Kyalami     1968-01-01                           Jim Clark

Jarama      1968-05-12                           Graham Hill

Monte Carlo      1968-05-26                           Graham Hill

Spa Francorchamps    1968-06-09                           Bruce McLaren

Zandvoort 1968-06-23                           Jackie Stewart

Rouen        1968-07-07                           Jacky Ickx

Brands Hatch     1968-07-20                           Jo Siffert

Nürburgring       1968-08-04                           Jackie Stewart

Monza       1968-09-08                           Denny Hulme

Mont Tremblant         1968-09-22                           Denny Hulme

Watkins Glen     1968-10-06                           Jackie Stewart

Mexico City        1968-11-03                           Graham Hill

 

1969

Kyalami     1969-03-01                           Jackie Stewart

Montjuich 1969-05-04                           Jackie Stewart

Monte Carlo      1969-05-18                           Graham Hill

Zandvoort 1969-06-21                           Jackie Stewart

Clermont-Ferrand       1969-07-06                           Jackie Stewart

Silverstone         1969-07-19                           Jackie Stewart

Nürburgring       1969-08-03                           Jacky Ickx

Monza       1969-09-07                           Jackie Stewart  

Mosport    1969-09-20                           Jacky Ickx

Watkins Glen     1969-10-05                           Jochen Rindt

Mexico City        1969-10-19                           Denny Hulme

 

Vejam que foram vários chassis, Lotus, Matra, McLaren, Brabham, todos impulsionados pelo binômio Coshorth DFV/Hewland, duas criações que tiveram o dedo do lendário Colin Chapman.


Rui Amaral Jr




terça-feira, 19 de julho de 2022

1969

 

Kyalami - Jackie e a Matra MS80 Cosworth.
Notem a fragilidade das asas!


  No ano anterior Jackie e Ken Tyrrel com o apoio da Matra montam um esquema vencedor, chegam ao final do campeonato no México apenas um ponto atrás de Graham Hill e a fabulosa Lotus 49B. Hill vence, mas ambos venceram três vezes durante a temporada, no campeonato que em doze corridas teve oito vencedores, sendo que a primeira corrida foi totalmente dominada por Jim Clark que logo depois...

Hill em Kyalami.
Largada e Montjuic, depois dessa corrida as asas foram abolidas e depois regulamentadas.
Amon vem um pouco à frente de Rindt o pole e Hill. Amon liderou grande parte da corrida, e... 
Mister Monaco vence pela quinta vez no Principado, em sua cola Beltoise.
Com a 49B Rindt vence finalmente nos EUA.

Em meia nove três eram as equipes que disputariam a ponta, Lotus, Brabham e Matra. Na Lotus seu grande oponente seria Rindt, pois Hill o campeão do mundo já não era tão combativo quanto seu parceiro. Na Brabham Black Jack teria o combativo e rápido Jackie Ickx como companheiro de equipe. E Stewart teria o rápido francês Jean Pierre Beltoise como parceiro, certamente levado à equipe pela Matra.

Monza, entrada da Parabólica, "briga de cachorro grande" Stewart, Ridt...
Com a Brabham BT26A Ickx vence em Mosport.


Das onze etapas da temporada Stewart venceu seis, tendo mais um segundo lugar na Alemanha e quarto na corrida final no México, foram 69 pontos contra 37 de Ickx o vice-campeão. Na Lotus apesar da vitória de Hill em Mônaco, seu rival natural Rindt só veio à pontuar na sexta corrida da temporada em Silvestone com um quarto lugar e venceu apenas na décima corrida em Watkins Glen.

Foi assim que a grande dupla Stewart & Tyrrel venceram o primeiro de seus três mundiais.


Corridas e vencedores



Campeonato
link




 

Rui Amaral Jr