Jacky Ickx liderando com Luiz em quinto. Foto da Conexão Saloma, de meu amigo Luiz Salomão.
https://www.conexaosaloma.com.br/1000-km-osterreichring_luis-pereira-bueno-1972/
link
PAIXÃO E TÉCNICA AO
VOLANTE
Luiz Pereira Bueno
Na página do livro um
texto de Anísio Campos.
E lá foi a equipe Hollywood enfrentar as
feras...
Aproveitando uma
revisão do 908/2 na Porsche, inscreveram o carro para os 1.000 KM de Zeltweg, decima
etapa do Mundial de Esportes Protótipos.
1972 - Os monstros de
5.000cc foram abolidos com os imbatíveis 917 que venciam tudo, para felicidade da
Ferrari e... pode ser que tenha um dedinho de Enzo aí. Os 908/3 com cerca de
100 hps a menos não eram páreo para elas, então seus concorrentes eram as Alfa
T33T, as Lolas T280 e o Gulf Mirage, ambos com o Ford-Cosworth DFV.
A 312 PB da Ferrari era
imbatível, com seu motor flat 12, o mesmo que corria na F. Um, que gerava
absurdos 460 hps.
Daytona
link
Mirage e Lola foram
mais rápidos, mas...
Foi no meio desta
batalha que Luiz e Tite entraram com o 908/2, que mesmo com cerca de cento e
tantos hps a menos conseguiram largar em sétimo lugar, tendo Luiz na largada
chegando a ocupar o quinto, mas depois num circuito de alta velocidade voltar
ao sétimo, vinham fazendo uma bela exibição mas Helmut Marko numa bobeada os
tirou da corrida.
A Ferrari fez 1º,2º, 3º
e 4º nesta como em outras das corridas do Mundial.
Pace entra no lugar de Marko. Foi a estréia dele na Ferrari.
Gérard Larrousse / Vic Elford as Lolas da Ecurie Bonnier eram rápidas, mas sem esquema para vencer as Ferrari.
Mirage M6B Ford Cosworth, na foto com Redman em corrida anterior.
#18 José Juncadella/John
Bridges Chevron B21 Ford, #27 Claude Swietlik/Gilbert Salles Lola T290 Ford, #21 Trevor Twaites/Brendan McInerney Chevron B21 Ford, a briga dos dois litros.
RESULTADO
Breve continuo escrevendo
sobre o SUDAM 1971 um campeonato que segundo os argentinos teve oito ou dez
provas e só encontrei resultados para seis ou sete. Numa QR um texto do Anísio
que vale à pena, logo trago para vocês.
Rui Amaral Jr