... os motores da
F.Um mudariam novamente, dos 2.500cc passariam à 1.500cc. A pequena Cooper com
seu motor Climax V8, traseiro entre eixos, havia dominado amplamente a
categoria nos anos 59 e 60, vencendo com Jack Brabham, Bruce McLaren, Stirling
Moss. Das dezessete corridas dessas duas temporadas não venceu em apenas três,
sendo que em 1960 apenas não venceu em Monza. Neste ano os três primeiros
lugares no Mundial de F.Um foram da Cooper,
quando o grande Black Jack Brabham arrasou, tendo como vice seu jovem
companheiro Bruce McLarem e em terceiro Moss.
Para este ano Il Drake
tinha uma carta na manga! A fabulosa 156 Shark Nose, uma jóia que seria tocada
por uma grande equipe com quatro carros, sendo que em Monza foram cinco.
Wolfgang Von Trips,
Phil Hill e Richie Ginther o trio principal, e se juntavam a eles em algumas
corridas Giancarlo Baghetti, Willy Maresse, Ricardo Rodriguez e Olivier
Gendebien, este último com a 156 amarela inscrita pela Equipe Nationale Belge.
A concorrência também
vinha forte, e ao contrário da Ferrari que apostava num chassi tubular, já
vinha com a tendência que perduraria por décadas, chassis em folhas de alumínio
duplas recheadas com anteparos – honey comb -, principalmente os ingleses com o
avanço que sua aviação de guerra havia conquistado nos anos anteriores. Principalmente
a Lotus, do mago Colin Chapman, no começo com a Lotus 18, depois 21, motor
Climax V8.
Monaco
Moss vence.
Ginther deu trabalho, largou ao lado de Moss, foi a melhor Ferrari da equipe.
Quebrado na Gare, Big Jonh desce de seu carro.
Classificação final.
Wolfgang von Trips
Classificação final.
#3 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#1 Phil Hill Ferrari 156
#15 Jim Clark Lotus 21
#14 Stirling Moss Walker T53
#2 Richie Ginther Ferrari 156
#10 Jack Brabham Cooper Car Co T55
Pole Phil Hill 1`35"700/1000, von Trips com o mesmo tempo, volta mais rápida 1`35" 500/1000 Jim Clark, Lotus 21.
Spa Francorchamps
Gendebiem lidera as Rossas...
...com sua Rossa amarela.
Classificação final.
#4 Phil Hill Ferrari 156
$2 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#6 Richie Ginther Ferrari 156
#8 Olivier Gendebien Ferrari 156
#24 John Surtees Yeoman T53
#20 Dan Gurney Porsche 718
Pole Phil Hill 3`59"300/1000, volta mais rápida Ginther 3`59"800/1000
https://ruiamaraljr.blogspot.com/2012/03/spa-1961-ferrari-faz-barba-cabelo.html
Reims
Gurney chega colado em Baghetti.Baghetti perseguido por Bonnier e Gurney, ambos de Porrsche 718.Clark, Baghetti e Ines Ireland.Classificação final.
Primeira volta, no Bankin, as quatro Rossas seguidas por Clark, que havia largado com o sétimo tempo.