A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

OURO PURO....

 

Jimmy e a Lotus 33 Conventry Climax 1.500cc-1965.

 O Campeonato Mundial de Formula Um de 1965 havia terminado com o domínio absoluto do Escocês Voador e sua Lotus 33 Climax. Terminava era em que a F.Um usava motores de 1.500cc.

 A Lotus 33, que pesava 460 kg, correu grande parte do campeonato com o motor Climax V8 de quatro válvulas por cilindro e que desenvolvia cerca de 212 hps à 9,700 rpm, com ele Clark venceu seis corridas das dez do campeonato. Após Monza, quando o motor foi modificado e teve sua potencia aumentada, Clark apesar das poles em Monza e México, não venceu mais.

México 1965, última corrida do campeonato e a vitória do incrível Richie Guinther e o Honda RA272.

PERNAS CURTAS-link

 Chega 1966 e a nova formula de três litros, e o já lendário Jack Brabham vem com o pulo do gato!  Enquanto as equipes se debatiam por um motor, Black Jack aparece com seu novo Brabham BT19 com o motor Repco/Brabham, desenvolvido por ele e a Repco na Nova Zelandia.

OS MOTORES DE 1966-link 

Black Jack e a BT33 Repco, soberbo! 

Zandvoort - Black Jack crava a pole um segundo e seiscentos milésimos à frente de Hil com a BRM P261, mas quem o aperta na largada eée Claark com a 33 com o motor Climax de dois litros. #16 Jack Brabham, #9 Jim Cllark, #18 Denny Hulme Brabham BT20, #4 Mike Parkes, depois Hil e Gurney. 

Opa! Isto é briga de "cachorro muito grande" prefiro nem comentar!

Nas duas primeiras corridas do ano, o novo BT19 sofre com a modernidade. Em Monte Carlo vence Stewart com a BRM P261 e Spa com a vitória de Jonh Surtees e a Ferrari 312/66, tendo Brabham chegado em quarto. A partir daí vence quatro seguidas, Reims, Brands Hacth, Zandvoort e Nurburgring. Ludovico Scarfiotti vence em Monza com a Ferrari, Clark em  Warkins Glem com a Lotus 33 equipada com o pesadíssimo motor BRM H16, depois de correr quase o campeonato inteiro com o motor Climax de 2.000cc . E Big Jonh Surtees em Mexico City agora com Cooper, depois de sair da Ferrari, brigado com o Comendador...espera! Isto é história para o Caranguejo, eu apenas me atenho aos fatos!  

Jack Brabham é tri Campeão do Mundo, com seu carro e o motor que desenvolveu ao lado da Repco.


 A Jack. Jim, Richie, Graham, Jonh, Dan. Hulme...obrigado!

Rui Amaral Jr

 



2 comentários:

  1. Para mim, Jack Brabham era apenas um velhão.

    Recentemente, vi a batida que ele deu na última volta em Mônaco / 1970, e a falta de gasolina na última volta em Brands Hatch / 1970, para concluir que ele merecia se aposentar com um tetra campeonato.

    Grandes Histórias, Rui, obrigado.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr