A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 30 de setembro de 2012

Valeu Dimas!

Amanhã mais fotos de nosso encontro na fazenda do Dimas de Mello Pimenta. Obrigadão Dimas, foi ótimo estarmos novamente todos juntos, um abração a cada um.Foi emocionante!

AS FERAS!
Dimas se preparando para algumas voltas com o #90, abaixo com Duran, de camiseta branca Manzetti, atrás Zé Romano segura João neto do Arturão e ao seu lado Fausto. 

 Da esquerda para direita, Italo Adami - AUTOZOOM - Guilherme Decaninni, José Antonio Bruno, Arturo Fernandes, Luiz Da Silva Jr, Antonio Contreras, Luiz Eduardo Duran, eu e Dimas de Mello Pimenta, Carlos Manzeti, José Manuel Ferraz, Orlando Belmonte e Luiz Evandro Águia.
 Sentados, Duran, Arturão, eu, Bruninho, de costas Zé Romano, lá atrás, Manzetti, Caco...
 Guilherme Decaninni, eu e Antonio Contreras 
Tentando pilotar a réplica do #90 da AUTOZOOM de Guilherme Decaninni, a emoção correu solta, antes pilotaram Dimas e Arturão e depois Bruninho, Duran, Orlando


O bando à caminho!!! Bruninho, Ferraz, Zé Romano, eu, Arturão, Duran e Caco, na foto de Fabio Poppi.
Com a réplica feita por Guilherme Decaninni, do #90 de meu amigo Teleco, o encontro com Ítalo Adami - AUTOZOOM - atrás Zé Romano. Não encontrava Ítalo à muito,  a emoção esteve presente à cada momento!





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MONTJUICH 1975

 

Ken Tyrrel conserta guard rail

 Mario Andretti empurra Niki Lauda
 Clay e Niki fora da corrida na largada


Muita coisa acontecendo nesse GP, com a vitória inesperada de Jochen Mass e o acidente com Rolf Stommelen, que tradicionalmente não ocupava o primeiro pelotão. Na tua foto dá para vê-lo bem no cantinho (22). Brambilla (sempre ele) largou na base do "vitória ou muro"e bateu em Andretti. O croata-ítalo-americano tocou na traseira do pole Lauda, que acertou Regazzoni, numa lambança que deve ter deixado Enzo furioso; poucos metros e as duas macchinas tinham conseguido se eliminar mutuamente. Apesar de alguma avaria, Andretti passou a liderar com o Parnelli VPJ4.seguido de Watson, Stommelen, Brambilla e Pace. Wattie, que na época era piloto da Surtees começou a ter problemas com excesso de vibração e buscou os boxes, fazendo com que Stommelen e os demais subissem uma posição. Brambilla atrasa-se e quando Andretti tem problemas com a suspensão traseira e abandona, Stommelen passa para a frente,perseguido por Moco e Ronnie Peterson. Mais atrás, Mass e Ickx "discutiam" a quarta posição.Na 24ª volta Ronnie abandona e duas voltas depois, o caos. O líder Stommelen perde o aerofólio traseiro e seu carro decola. Bate no guard rail e atinge os espectadores. Cinco espectadores morrem e Rolf fica ferido. Moco, que vinha logo atrás, pegou a rebarba do acidente e abandona. Os organizadores custam a reagir e não interrompem de imediato a corrida. Nesse meio tempo, Mass consegue ultrapassar Ickx e vence o GP. Jarier faz o mesmo com Reutemann, mas em local sinalizado por bandeira amarela e tem que devolver a posição ao argentino. E onde estava Emerson Fittipaldi? Em sua casa na Suiça. Nos treinos, Emmo já desconfiara das precárias condições da pista de Montjuich, com guard-rails mal fixados e outras irregularidades e decidira simplesmente não correr, por falta de segurança.Se o brasileiro não correu, Lella Lombardi sim. E ela vinha na sexta posição, logo atrás de seu companheiro de equipe Vittorio Brambilla, quando a prova foi encerrada, tornando-se a primeira mulher a marcar pontos em um GP de F1, ainda que tenha sido 0,5.

Caranguejo



Wilson Fittipaldi, Emerson, Lauda, Hunt. O Rato campeão dentro e fora das pistas.  
 Jochen Mass
Lella
Carlos Reutmann
O carro de Stommelen

RESULTADO
Na
 Na coluna da direita os tempos e posições de grid






QUATRO RODAS
Na QR Digital, edição Maio de 1975, ótimo depoimento de Emerson


QUANDO, ONDE?


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ferrari 312 T4 - 1979


Com a 312 T4 a Ferrari voltou às vitórias em 1979, dominando os dois campeonatos, de pilotos e construtores. A luta pelo Campeonato de  Pilotos é entre Villeneuve e do Sul-Africano Jody Scheckter, que ganharam três corridas cada, sendo Schecter campeão graças a uma maior regularidade. Nas duas primeiras corridas do ano, Argentina e Brasil, foram feitas com as 312 T3, estreando a T4 na África do Sul, com Villeneuve em primeiro e Jody em segundo, repetindo a dobradinha na próxima corrida em Long Beach. A primeira vitória de Scheckter veio em Zolder. Outra dobradinha veio na vitória de Scheckter, desta vez em Monza, onde além de vencer é coroado campeão do mundo.


Gilles vence em Kyalami acima e Long Beach abaixo

Jody vence sua primeira corrida pela Ferrari em Mônaco

O carro é uma evolução da série T, e venceu três títulos de pilotos, Lauda 1975/77 e Jody 1979, e quatro de construtores, 1975/76/77 e 1979 para Casa de Maranello. Seu motor Boxer, com uma grande dimensão transversal não é adequado para a evolução da aerodinâmica e para superar os problemas os técnicos da Ferrari tiveram que alargar ainda mais os lados, para criar os condutores internos que, apropriadamente divididos, conduzem o ar para o radiador e para a alimentação. A suspensão foi redesenhada a fim de criar a menor resistência possível para o ar e os freios traseiros estão in board para reduzir o peso não suspenso, a aderência e aumentar a tração.


Jody vence em Zolder
Vitoria em Monza e o titulo para Jody
Jody em Watkins Glen

Motor:
Traseiro, longitudinal, 12V 180°
Diâmetro e Curso 80 x 49,6 mm
Cilindrada unitária 249,31 cm3
Cilindrada total 2991,80 cm3
Compressão 11,5 : 1
Potencia máxima 379 kW (515 CV) a 12.300 giri/min
Potencia especifica 172 CV/l
Distribuição, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas  por cilindro
Alimentação injeção indireta Lucas
Lubrificação carter seco
Ficção multidisco

Chassi monobloco, em liga leve e painéis de alumínio
Suspensão dianteira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais com amortecedores telescópios in board e barra estabilizadora.
Suspensão traseira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, in board e barra estabilizadora.
Freios a disco
Cambio 5 marchas + Ré
Direção pinhão e cremalheira
Reservatório de combustível capacidade  190 l
Pneus dianteiros  23/59 x 13
Pneus traseiros  38/68 x 13






A Gilles, Campeão sem titulo...

Rui Amaral Jr