Cada piloto tem uma receita para seu carro, uns tomam as curvas de um jeito outros de outro, uns freiam mais tarde outros mais cedo. Alguns pilotam suavemente e outros com mais força.
Dificilmente um piloto aprova as regulagens do carro de outro e isso que torna o automobilismo este esporte fabuloso.
Hoje mostro um pedaço da preparação do Divisão 3 de meu amigo Ferraz.Rui Amaral
Ferraz e a sua frente Manzetti.
Detalhe do cambio com o coxim mais alto.
"Pessoal,vai mais uma dica para vcs a respeito de acerto de suspensão....todo o carro para ficar bom de chão, temos que fazer com que a carroceria não role de mais em cima do chassi, quanto mais ele torcer, mais ele rola e joga o carro pra fora da curva, então tem que endurecer baixar e fazer com que a suspensão tenha menos curso....a turma costuma colocar catraca na frente do Fusca e baixa de mais a ponto dos braços oscilantes não trabalharem quando o carro tem que mergulhar, mas quando ele torce, a suspensão de dentro da curva abre de mais e a de fora não mergulha...em Interlagos bem lá no meu começo da DV3, eu usava a suspensão com catraca desse jeito, apanhava e não conseguia fazer a curva um de pé em baixo, porquê? porque não tinha mais curso na suspensão dianteira, então o carro saia de frente e obrigava agente tirar o pé.Então foi feito manguinha para rebaixar o carro e usava suspensão toda original na frente, a traseira nos DV3 agente levantava todo o conjunto (motor e cambio) para poder tirar a cambagem que ficava absurda.Eu em particular tinha vários suportes com alturas diferentes para regular a cambagem, na chuva levantava no seco baixava, resultado era só enfiar o pé do jeito que vinha, e entrar na curva um.....o Duran pilotou o meu carro nas MIl Milhas de 1983, ele pode comentar o que fazia o meu carro de curva e o que era bom de chão. Fica aqui mais uma dica, e o cache podem mandar para o Rui....hahahah...abs.José Ferraz.
Na curva Um de Interlagos. Notem o leve sobreesterço.
Na curva do Laranja.
Ferraz, Tide e Conde-Luiz Henrique Pankowski.
Nas Mil Milhas Brasileiras, saindo do Sargento.