A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 23 de junho de 2010

FAIR PLAY II

Voltando a nosso esporte e já que citei Schumacher vamos lá. 1994 após a morte de Ayrton, Damon Hill assume seu lugar na briga pelo titulo. Chega o GP da Austrália ultima prova do campeonato e Schummi está apenas um ponto à frente de Damon Hill. Não vou comentar aqui tudo que aconteceu nesse ano, bandeiras pretas não respeitadas, punições que foram canceladas e outras coisitas más. Na largada Schummi assume a ponta com sua Benetton até que Hill começa ameaçar descontando a diferença que os separa, numa escapada na East Terrace Schummi detona as rodas e suspenção direita de seu carro e quando Hill se prepara para ultrapassagem simplesmente Schummi joga seu carro contra o do inglês que ainda consegue ir até o Box mas já sem condições de continuar. Assim Schumacher vence seu primeiro titulo mundial. Depois da corrida houve uma investigação oficial por parte da FIA mas o acidente foi considerado “normal de corrida” e o Alemão não foi punido.
Isso certamente gerou nele uma sensação de impunidade que foi constante em toda sua carreira.


1997 Schummi bi-campeão do mundo 94/95 se vê novamente na briga com uma Willians pelo titulo mundial, desta vez está na Ferrari e seu adversário é Jacques Villeneuve e chegando ao GP da Europa em Jerez na Espanha ele está com 78 pontos contra 77 do canadense.
Novamente como na Austrália quando vai ser ultrapassado por Villeneuve a caminho do titulo, já que uma vitória naquela temporada valia 10 pontos contra 6 do segundo colocado, Schummi deliberadamente joga seu carro contra o de Jacques, só que desta vez não consegue seu intento. Villeneuve avariado vai ao Box e consegue retornar à corrida e terminar em terceiro o que lhe garante quatro pontos e a conquista do Mundial.
Schumacher foi considerado culpado e teve como pena a perda de todos seus pontos no Campeonato, foi uma punição justa? De forma alguma deveria ter sido punido por no mínimo duas temporadas, pois depois vimos tudo que ele na Ferrari aprontou, culminando com sua “rodada” no ultimo minuto de classificação do GP de Mônaco em 2006 quando outra vez foi considerado culpado tendo perdido sua posição no grid.
Acho Schumacher um grande piloto, rápido, batalhador, guerreiro mas creio que se tivesse sido punido com rigor no começo de sua carreira talvez não tivesse alcançado seus sete títulos e também não aprontado tanto como em sua ultima corrida no Canadá.


FAIR PLAY

Não ligo muito para o futebol, gosto de assistir meu grande São Paulo mesmo assim de vez em quando. Mas não pude deixar de ver a super falta de educação do técnico francês com o brasileiro Parreira.
Não tinha visto essa foto de Parreira segurando o maleducado pelo paletó, mas gostei. Tivesse o sr. Domenech ido tirar satisfações antes do jogo, podia dar até uns empurrões no brasileiro, mas a recusa de estender-lhe a mão após a partida foi uma atitude muito feia.

Lembrei de um dia no distante 1982 em que nossos carros da TEP correramm junto com os Passat da Hot Car em Interlagos, já que não corri aquele dia meus amigos hão de se lembrar melhor que eu.
Chovia e os Passats que eram bem mais rápidos que os VW em pista seca, tinham uns 40 HP a mais, se deram mal e se não me engano o Tide, com o VW que tinha sido do Amadeu Campos deu um baile neles vencendo a corrida.
Pois bem, um dos pilotos dos Passat, que tinha chegado atrás mas ia ao podium se recusou a participar da cerimônia e foi embora do autódromo. Atitude feia , baixa, vil como essa do técnico francês.
Conheço razoavelmente o povo francês, já que meu avô materno Epaminondas Duclos era descendente e meu filho Francisco fruto benvindo de meu casamento com uma francesa é franco-brasileiro, e acredito que nem mesmo o povo francês que é naturalmente ranzinza aprova a atitude desse incompetente.
Creio que o esporte, seja ele qual for, deve ser praticado com virilidade, força de vontade, técnica e sobretudo vontade de vencer, e nunca gostei de schumacadas e prostadas.
Gostei das declarações do brasileiro após a partida e se antes não tinha nenhuma opinião sobre ele, apenas sabendo que havia sido vitorioso com nossa seleção e também no Corinthians, passei a ter mais respeito por sua figura.

Foto: EFE





terça-feira, 22 de junho de 2010

ALICATÃO


João Lindau




"ALICATÃO" era assim que o João se referia a certos pilotos afeitos a usar o pedal do freio antes do tempo. E ainda tinha o prazer de falar em conversa com os outros pilotos , quem o iria contestar, na foto ao lado não é o carro que era muito baixo, era ele que tinha uns 2.10 m .


Conheci sua família toda , desde seu pai até seu filho , que a ultima vez em que vi estava quase da sua altura . Só que ele era uma simpatia , amigão de todas horas , fizemos muitas viagens e corridas juntos , era fã incondicional de seu tio Oswaldo Brandão herói corintiano cujo filho Marcio, corria com um VW D3 do Pedro Victor que depois veio a ser pilotado por mim . Um dia em sua homenagem ainda crio um "TROFÉU ALICATÃO" e faço questão de ser o primeiro agraciado.
  


22 de Dezembro de 2008 assim que comecei a escrever esse blog pensava em meus amigos e em uma maneira de trazer a todos a lembrança de nossos momentos nas pistas e fora delas, alguns se foram antes do tempo mas estão sempre em nossas memorias. Do João escrevi o texto acima e hoje para nossa alegria o "Alicatão" dele é um termo que usamos no dia a dia. Vejam bem o Francis me envia um e-mail onde me chama de "Alicatão Mor", o Cezar até colocou a uma foto da ferramenta em seu blog, o Joel com toda sua educação também usa o termo, o Fernando que antes de entrar para turma era o Hiperfanauto agora usa o Alicatão prá lá e prá cá, até o Carlos o competentissimo historiador de nosso automobilismo usa o "Alicatão". E o Fabio então..!
Para nós hoje é uma alegria quando usamos a palavra e lembramos de nosso amigo e vemos tanta gente boa usando uma palavra de ele falava com tanta propriedade. 
Aos meus amigos "Alicatões" Duran, Ferraz, Jr, Orlando, Fabio, Francisco, Fabiano e Luiz, Fernando, Francis, Joel, Carlos, Cezar, Conde, Sueco, Tito, Caranguejo e tantos outros que a nós se juntaram. 

NT: O único a não fazer jus ao termo na verdade sou eu. 

domingo, 20 de junho de 2010

Dias 25 a 27 de junho acontece o IX Encontro em Antonina-PR

Os amigos do MP Lafer Auto Clube do Paraná, convidam para o

Programação Para Antonina:

Sexta-Feira:
15:00 Recepção aos Expositores e Vendedores de Peças

Sábado:
8:00 Abertura da portaria
10:00-11:30 Banda rock Nacional
11:30 Abertura oficial do Evento
12:00 Passagem do Boi do Norte dentre os Veículos Expostos
14:00 Banda rock Nacional
15:00 -17:30 Vistoria dos Veículos Expostos e Concurso "Motor Beleza"
16:00 Passagem do Boi do Norte entre os veículos Expostos
18:30 Início da Cerimônia de Homenagem aos Pilotos de Carreteras
Euclides Bastos Perereca (In Memoriam) e Celestino Buso- Panseca no Theatro Municipal
Homenagem ao
Sr. Percival Lafer- mentor do Veículo MP Lafer
20:00- Premiação e Diplomação dos Veículos Destaque do Evento
20:30 Desfile de Modas no Theatro Municipal
21:00 Apresentação da Filarmônica Antoninense no Coreto da Praça
21:15- início do Jantar de Confraternização no Restaurante Le Bistrot

Domingo:
8:00 - Abertura da Portaria
10:00-11:00 -Show Elvis Presley Cover
11:30 - Leilão de Veículos Antigos
12:00- 14:00 Almoço Livre
14:00-15:00- Show Elvis Presley Cover
15:30 - desfile dos Veículos Premiados no Evento
16:30 Encerramento Oficial do Evento

Preço por veículo: R$ 25,00
somente no Domingo: R$ 20,00
Informações: www.mplafer.com.br