A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO V - AMARELO 18




O ano era 1966 eu então com 13 anos , já vinha pertubando minha mãe , "quero ir assistir as Mil Milhas o Camilo vai ganhar" ela não me deixou ir assistir a largada que era a meia noite ,assim que amanheceu pedi para alguém me levar até Interlagos , que na época era no fim do mundo , não lembro quem me levou .Do lado de fora do autódromo , já entrando , o amigo que tinha ido comigo e eu falávamos ao ouvir o ronco dos motores , é o Camilo . Devia ser umas 9h, e para nossa decepção não era ele que liderava. Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história. De repente a liderança passou ao Emerson/Jan, e lá vinha o Camilo, com aquele ronco ensurdecedor do V oito, e nós torcendo . Acho que eles nem sentiram o gosto da liderança, um problema no motor os fez parar logo depois, e para nossa alegria lá vinha o Amarelo 18 na liderança. Se não me falha a memória, depois foi só entregar o carro ao Celidonio e comemorar a bandeirada de vitória.
Posso estar muito enganado, mais no troféu das Mil Milhas está escrito “Gloria eterna aos vencedores das Mil Milhas” deve ter sido o Barão, Wilson Fittipaldi e Elói Gogliano idealizadores das Mil Milhas quem a escreveu.
Neste dia a gloria, para nossa felicidade, foi da dupla Camilo/Celidonio . Voltamos para casa feliz, tivemos que descer até o Largo do Socorro para pegar um táxi, uma baita caminhada, só falávamos da vitória do Amarelo 18 do grande Camilo Cristófaro*.


Escrito em 18/12/2008

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

12 HORAS DE TARUMÃ - AOS GAUCHOS


1º lugar MXR de C.Castro/J.Moro/L.A.Castro


Divulguei a semana passada uma homenagem que seria feita na edição deste ano das 12 Horas de Tarumã aos pilotos José Asmuz e Francisco Feoli dois grandes pilotos Gaúchos que venceram pelo Brasil afora muitas corridas. Sempre admirei o automobilismo Gaucho desde as carreteras com suas grandes vitórias nas MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956/58/59 com Catharino Andreatta/Breno Fornari e 1957 com o Passofundense Orlando Menegaz/Aristides Bertuol e 1961 de novo Orlando Menegaz agora em dupla com Italo Bertão. Até os mais jovens que mostraram também toda força do automobilismo do Sul, Leonel, Clovis Moraes, Pegoraro e tantos outros. Lá no Sul eles sabem admirar e homenagear seus ídolos do passado e presente. Tarumã que já viu tantas disputas, de Emerson dando um show com sua Lolinha, da Formula 3, Formula 2, agora recebeu uma variedade grande de carros para as 12 HORAS. Nisto consiste o verdadeiro automobilismo, no blog do Sanco ele comenta do pouco publico presente, mas havia publico apesar da forte chuva que caia, e pelo visto foi uma bela corrida. Ora nós Paulistas nem as nossas Mil Milhas Brasileiras temos mais, Interlagos em dias de corridas do campeonato Paulista não tem publico nenhum, vendo outro dia uma fotos no Imagens Da Luz de uma corrida de Spyder via-se claramente as arquibancadas totalmente vazias, essas mesmas arquibancadas que mesmo nas provas regionais trazia um publico que nos incentivava e aplaudia. Agradeço as fotos a Erlon Radl, nelas protótipos da mais avançada tecnologia disputam às 12 HORAS com VW, Fiestas, Fiats, Corsas, Celtas etc., mostrando a nós Brasileiros como se faz uma grande corrida. Aos Gaúchos meu forte abraço e admiração.


4º colocado Dallara de Frei//S.Cardoso/Mello


 
Gol de Halmensch/C.Almeida/Biansini


Chevette de Pvhl/Donat/Sergio/Clovis



Aldee de V.Costa/Tortelli/C.Vieira



Corsa  D.Seolino/A.Beltrão/Roberto , Celta D.Elias/M.Bernardi



Uno  E.Serdeipa/L.Pfeifer/Matuzalem



Fiesta  T.Peretti/E.Postal/Polese



VW D3 de Arnaldo/Luciano Fossá na prova preliminar de Clássicos






RESULTADO FINAL


1º) 28 - C.Castro/J.Moro/LA Castro (I, MRX), 481 voltas em 12:00:53.067 (média de 120,74 km/h)
2º) 46 - Sant'Anna/Genz/Conill/Kray (I , MCR), a 3 voltas
3º) 99 - PHoerlle/BCastro/Martins/Hoerlle (I , MXR), a 14 voltas
4º) 2 - Frey/SCardoso/Mello (III , Dallara), a 28 voltas
5º) 5 - C.Andrade/B.Justo/G.Andrade (I , Tubarão), a 37 voltas
6º) 47 - Peres/Sandoval/Messa/Rotta/Giordani (III , MCR), a 54 voltas
7º) 22 - Halmensch./CAlmeida/Biansini (IV , Gol), a 57 voltas
8º) 53 - D.Seolino/A.Beltrão/RobertoJ (IV , Corsa), a 64 voltas
9º) 43 - J.Catita/R.Cardoso/G.Tomazini (III , Spyder), a 68 voltas
10º) 10 - P.Ventura/F.Toledo/J.Cardoso (I , MXR), a 74 voltas
11º) 27 - F.Kratina/P.Kratina/A.Diehl (IV , Corsa), a 75 voltas
12º) 74 - L.Cardoso/F.Trenenpohl/Trenenpohl (IV , Gol), a 81 voltas
13º) 34 - T.Peretti/E.Postal/Polese (IV , Fiesta), a 112 voltas
14º) 16 - L.Costa/V.Zambon/C.Benedetti (III , Spyder), a 118 voltas
15º) 177 - D.Elias/M.Bernardi (IV , Celta), a 126 voltas
16º) 54 - P.Avila/H.Kohl/A.Lima (IV , Corsa), a 131 voltas
17º) 18 - Rodrigues/Kreuz/Kreuz/Kreuz (I , MRX), a 161 voltas
18º) 89 - R.Stumpf/M.Stumpf/Toresan (III , Spyder), a 172 voltas
19º) 50 - V.Costa/G.Tortelli/C.Vieira (III , Aldee), a 211 voltas
20º) 56 - Puhl/Donat/Sergio/Clovis (IV , Chevette), a 215 voltas
21º) 36 - N.Rebechi/T.Rebechi/Martins (IV , Gol), a 220 voltas
22º) 51 - I.Eberle/Telmo Jr/P.Avila (III , Aldee), a 224 voltas
23º) 32 - E.Serdeira Jr/L.Pfeifer/Matuzalem (II , Uno), a 231 voltas
24º) 78 - J.da Silva/D.Carneiro/A.Schons (II , Uno), a 284 voltas
25º) 80 - O.Menezes/G.Costa (III , Spyder), a 324 voltas
26º) 33 - W.Amorim/F.Casanova (I , Spyder), a 351 voltas
27º) 3 - C.Crestani/F.Stedile (I , Tornado), a 364 voltas
28º) 9 - C.Ricci/V.Roso/R.Roso (I , Tango), a 461 voltas

Melhor Volta: C.Castro/J.Moro/LA Castro, 1:03.623 (170,65 km/h)

fonte: CRONOMAP Timing


Agradeço as fotos ao Erlon Radl e toda a história da corrida no site da ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO RIO GRANDE DO SUL  http://www.automobilismogaucho.com.br/ . 



Tito






A idéia inicial era fazer um "pack" de 20/25 carros para diversão no rFactor ( simulador que ficou bastante conhecido no Brasil após vazar na Net imagens do Felipe Massa no Simulador da Ferrari, virando em Monza, com o rFactor).O objetivo era trazer de volta um pouco do que era a D3.(carros,pilotos,preparadores,patrocinadores, autódromos com os traçados originais -antes da mutilação de um, e execução sumária do outro) .
Comecei recolhendo informações sózinho, mas com a chegada do Caranguejo e do enciclopédico Fabiano, o trabalho tomou uma nova dimensão. Durante as minhas pesquisas iniciais, notei a presença dos dois em todos os blogs que tratam do automobilismo brasileiro. E, quando eles aportaram por aqui, entusiasmadíssimos com meu projeto,trazendo todo o seu conhecimento e paixão pelos pinicos, eu não podia deixar passar a oportunidade.Decidimos juntar todo este conhecimento,e "catalogar" o maior número possível de Fuscas que competiram na D3, Hotcar e Turismo Especial, entre 1972 e 1984. O Caranguejo praticamente assumiu as pesquisas (o Fabiano não precisa pesquisar, ele simplesmente sabe!), e eu fiquei , básicamente, com a parte gráfica: fazer as pinturas, desenhar logomarcas, letras, números, essas coisas.Estou trabalhando em novos modelos digitais ,com os paralamas alargados, alongados, cortados, estas coisas.Esse papo de que o trabalho é meu, é só meia verdade.A idéia foi minha, mas sem a espetacular contribuição desta dupla,provavelmente eu ainda estaria lá pelos meus 20/25 carros...
Ao longo das pesquisas, resolvemos incluir também no projeto as Brasilias e os Gols, assim cobririamos todos os carros com motor vw refrigerado a ar.Tudo isto , um dia, vai parar no rFactor.
Com relação aos modelos em escala, consultei alguns fabricantes, mas nenhum mostrou interesse.
Diz a lenda que os direitos comerciais, de uso de imagem, de marca, este tipo de coisa, da D3,pertence a uma grande emissora , que conspirou para tirar de uma outra de menor porte,e ela não vai negociar as licenças. Por isto não existe, nem nunca existiu miniaturas da Divisão 3(...é uma lenda, lembrem-se disto, meninos e meninas!)
A opção é fazer um a um, e vender como artesanato.(economicamente inviável)
abç
Tito     http://titotilp.blogspot.com/




Luiz Eduardo Duran acima em foto da revista MOTOR3, mais ao alto na versão do Tito, como  vemos simplesmente perfeita e a 1ª foto Duran em Interlagos .

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO IV - AUSTIN HEALEY



Na capa da QUATRORODAS minha irmã Cida Amaral pilota seu AUSTIN HEALEY.

Em 1963 a revista QUATRO RODAS pediu atravez de seu diretor Mino Carta o AUSTIN HEALEY de minha irmã Maria Aparecida emprestado para uma reportagem , apresentando seu redator Expedito Marazzi , notem que no pedido a revista se responsabiliza por qualquer dano ao veiculo , no texto e na foto 3 podemos perceber o por que , um pneu furado a mais de 155km/h e na foto o Expedito vem num nítido sobresterço em uma das curvas de Interlagos , ou seja de pé embaixo , que era sua forma favorita de dirigir.
Nesta época eu tinha 10 anos e minhas memorias deste carro são poucas , uma em que fui com o namorado de minha irmã Armando Salem até o Guarujá . Na época tínhamos que passar por Santos e lembro perfeitamente de uma ultrapassagem feita pelo Salem em que o comprido capo do Austin passou por baixo da carroçeria de um caminhão , credito esta manobra dele a uma vontade absurda de me assustar , já que eu era um moleque terrível .A outra ia para Campos do Jordão com minha mãe D.Arinda , no Impala 61 dela , quando nos passa o AUSTIN dirigido pelo meu primo Pedro com minha irmã ao lado , bem rápido , diria eu rapidíssimo .
Quando comecei a correr e conheci o Expedito e me tornei seu amigo , ele me contou que se impressionou com a forma de minha irmã dirigir , segundo ele " quase tão rápida quanto eu " . O interessante é que não lembro do Expedito em casa nesta época buscando o carro , graças a Deus , pois se ele me leva dar uma volta teria trauma de velocidade até hoje .
No final do ano passado encontrei seu filho Gabriel Marazzi , que não via desde garotinho , 35 anos atrás , e comentando com ele da reportagem , disse-lhe que não tinha a revista e agora ele me enviou esta cópia . O interessante é que o Gabriel é parecido com o "Velho" , gosta de motos , escreve tão bem quanto seu pai , correu de automóvel etc etc etc .








Mostrei a reportagem e escrevi em umas de minhas primeiras postagens em 26 de Janeiro de 2009.