A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 2 de junho de 2023

O Candango e o Canguru...

 


A decisão do Mundial de Formula Um 1980

Vamos por partes:
Em primeiro lugar deixo bem claro que sou admirador do Nelson, de toda batalha dele para chegar ao topo, o Candango é fera.
Agora vamos ao GP do Canada 1980 em Montreal e a disputa dele com Alan Jones, sem dúvida um grande piloto, mas sem a magnitude dos grandes campeões.




1979 Frank Willians monta definitivamente uma equipe à altura de toda sua batalha, desde o ano anterior consegue pagar uma dupla forte de pilotos, o incrível Clay Regazzoni e Alan Jones, e o trio Patrick Head/Neil Oatley/Frank Dernie projetam um carro vencedor, o Willians FW07. Coube a Clay a primeira vitória da equipe e do FW07 em Silverstone, e nas seis corridas restantes foram quatro vitórias de Jones, mostrando a equipe preparada para o campeonato de 1980.
Chega 1980 e Jones vence a primeira etapa do mundial em Buenos Aires, em São Paulo estreia a evolução do FW07 o FW07B, nas cinco etapas posteriores faz apenas dez pontos mas na França em Le Castelet enfim o FW07B mostra ao que veio e vence a corrida seguinte em Brands Hatch, faz um quarto lugar e dois segundos lugares até chegar no Canadá. Enquanto isto Nelson faz um campeonato regular, marcando pontos em várias corridas depois da vitória em Long Beach, e vencendo as duas etapas anteriores ao Canada, quando Nelson tem 54 pontos no campeonato e Jones 53.
Acontece que no mundial daquele ano teriam que ser descartadas duas corridas de cada metade das quatorze etapas, na primeira etapa de sete corridas Piquet tinha então vinte e cinco pontos contra vinte e oito de Jones. Na segunda etapa à partir de Brands Hacth Jones tinha vinte e cinco pontos contra vinte e nove de Piquet que havia marcado pontos em toda segunda etapa até então a partir daí teria que descartar dois resultados.
Chega Montreal e o Candango crava a pole quase um segundo à frente de Jones o segundo e um segundo à frente do terceiro Didier Pironi com a Ligier JS11/15 e foi daí que veio a lambança!
Jones larga um pouco melhor que Piquet e Pironi bem melhor vem forçando por dentro enquanto Jones força para cima de Piquet, dessa combinação veio a lambança que envolveu oito ou nove carros e teve a largada cancelada.

Ainda não era o ano dele!


Não lembro bem, mas me parece que todos os carros voltaram para a segunda largada quando Piquet já escolado das peripécias de Pironi larga com cautela assumindo o terceiro lugar atrás de Jones e Pironi. Daí foi uma aula de pilotagem do Candango, tomando o lugar de Pironi e logo depois de Jones para liderar com soberba até seu motor quebrar na vigésima terceira volta.
Jones vence lá e no EUA e Nelson quebra nas duas, mas o australiano já era o campeão.


O resto é história…




Rui Amaral Jr


2 comentários:

  1. O resto é história...

    Que eu me lembre, Alan Jones é o único campeão "em exercício" que foi demitido e ficou sem volante.

    Ppr outro lado, este período (1973 a 1982) teve uma alternância de campeões única: bons tempos!

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    Respostas
    1. Sim Walter, foi uma época de ouro!
      Frank quando era duro, paupérrimo, sem eira nem beira, teve grandes nomes em sua equipe, acredito que em 81 queria seguir nosso amigo, o Vecchio Mafioso, e fazer outro campeão, trouxe Retemann que parece teve a preferência da equipe, daí Jones ...

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Rui Amaral Jr