A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

1966 Começa o Desafio...

 

John Surtees e a Lola T70 MKII Chevrolet 5.900cc - Foto da vitória e Riverside.

No final de 66 começa a Copa que faria a alegria de fãs pelos EUA e resto do mundo, como também de construtores e pilotos, começava a Canadian-American Challanger Coup. As corridas seriam no Canada e EUA, neste primeiro ano foram quatros nos EUA e duas no Canada. Regulamento o Grupo 7 da FIA. 

Suas três primeiras edições foram ao final do ano, quando a grande maioria dos mais importantes campeonatos mundiais havia terminado, ficando equipes e pilotos prontos a ganhar a grande quantia em prêmios  que eram distribuídos.  

Logo alguns grandes competidores se mostraram entusiasmados e aderiram. A Lola de Erick Broadley agora com Big John Surtees acertando suas T70 e montando uma equipe usando os motores Chevrolet de 5.900cc. 

A McLaren de Bruce comprou a Trojan para que ela construísse seus carros, que corriam como McLaren-Elva MKII, e cada equipe usava seu motor de preferencia, ou o que tinham. Na Equipe McLaren os Chevrolet, em St. Jovite Bruce usou o Oldsmobile de bloco de alumínio com 5.548cc, foi segundo. Em Riverside usou o motor Chevrolet preparado pela Traco. 

Na Penske Roger usava o motor Chevrolet de 5.500cc, já Mario Andretti da o motor 427 de 7.000cc, que apesar de toda cilindrada era pouco competitivo.

A All American Racers de Dan Gurney, também de Lola T70 MKII, usava o motor  Chevrolet de 5.000cc preparado pela inglesa Weslake.

Na Chaparral o motor Chevrolet, com o cambio automático de duas marchas!

Vários outros chassis e motores eram usados, por lá também correram alguns Porsche, Ferrari, Lotus...

O primeiro ano foi dominado por Big John, tendo vencido três das seis corridas da Copa. A primeira etapa em St. Jovite, a quinta e Riverside, e a última em Stardust. Na segunda etapa em Bridgehampton a vitória foi de Dan Gurney,  na terceira em Mosport venceu Mark Donohue e na quarta em Riverside Phil Hill com Chaparral 2E.


St. Jovite - Big John x Bruce. 
George Follmer e Chris Amon em sua cola.
John Cannon...
Chris Amon
Big John é perseguido por Bruce, Jerry Hansen com Wolverine LD65 Chevrolet saiu da frente!
Bob Harris, Genie MK10 (?) Olds.
Doug Revson, Porsche 906, 2.000cc.
Dan...
Lothar Mostschembacher, Trojan MKII Olds.
Mario Andretti, Lola T70 MKII, Ford 7.000cc.
Masten Gregory, Trojan Chevrolet/Traco.

Big Jonh vence.
Surtees e Gurney...
Grahan Hill pela equipe Surtees.


Pil Hill e o Chaparral 2E.

Parnelli Jones, Lola T70 MKII, Ford/Paxton, 4.727cc.


Pois bem...este foi o primeiro ano da CanAm, já escrevi muito sobre ela e muito ainda vou escrever. No post um pouco de minha memória de apaixonado pela categoria e também alguns arquivos pessoais, livros e revistas. E o mais importante, dois sites que qualquer apaixonado por automobilismo deve ter em seus favoritos...

GRAND PRIX HISTORY

Racing Sports Cars  Neste link toda CanAm. 


Feliz 2021 meus amigos,


Rui Amaral Jr



 








8 comentários:

  1. Mto bom Rui Amaral Lemos Junior. Leio td q posso sobre automobilismo, mais obtive mtas informações novas. Abç 2021 cheio de coisas boas.

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  2. Reconheço o que pode ser uma heresia Mas com todo respeito para os grandes pilotos da divisão 3, Canam é a maior categoria de todos os tempos.

    Além da grande liberdade para experimentação em motores, aerodinâmica, contava com os melhores pilotos do mundo ao seu tempo desde Bruce McLaren, John Surtees e Mario Andretti que estão neste "episodio" da Canam que o Histórias nos descreve, até Gilles Villeneuve, Keke rosberg, Carlos Pace, Allan Jones, Jack Ickx, a Canam também contou com grandes feras na pilotagem.

    Uma das poucas coisas que eu me lamento na vida é nunca ter assistido a uma corrida de Canam numa pista como Laguna Seca: carros de potência Livre andando numa pista sem guardrail e sem acostamento, ou com acostamento de terra. Margem de erro zero para o piloto,potência infinita: isso sim é automobilismo!

    P.s. tenho bode do John Surtees, por atrapakhar as carreiras de Pace e Luizinho Pereira Bueno. Mas hoje, lendo o Histórias, vejo que ele é um dos grandes do automobilismo e do motociclismo.

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    Respostas
    1. Meu caro amigo Walter, antes de tudo, devo comunicar-lhe que alguns amigos e eu, que corremos na D3, S.Vê, D4...lhe deserdamos! rsrsr
      Sim Walter, a CanAm foi o grande exemplo da magnitude do automobilismo praticado nos EUA. Um carro, um motor, uma carreta e lá iam equipes e pilotos fazerem a América.
      Surtees, Bruce, Broadley, Gurney, Penske com grandes esquemas dominavam, mas muito mais faziam da categoria o sonho de um dia estar no topo.
      No começo motores de 450/470hps, mas que chegaram aos 1.300hps ou mais dos Porsche 917/30.
      Sobre Big John um dia conversamos. Escrevi este post pensando em vc, agora pretendo mostrar em um post o começo da dinastia McLaren.

      Um abraço.

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  3. Caramba! Não tenho nada a dizer em meu favor: preterir Divisão 3, SuperVê ou Divisão é quase um crime, reconheço...

    Obrigado pelo 'post', as fotos e a pesquisa: enche os olhos de nós 'petrol heads'.

    Abraço agradecido!

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Rui Amaral Jr