A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 20 de maio de 2020

O REI DOS PASSATS



                                      
 Há pilotos que tem suas carreiras firmemente associadas a determinadas marcas. Foi assim com Jim Clark e a Lotus; Pedro Rodriguez e a Porsche; Senna e a McLaren/Honda/Goodyear/Shell...no Brasil, ainda que a participação dos fabricantes nas pistas deixe a desejar, podemos encontrar algumas parcerias vitoriosas, como a do piloto Antonio Lúcio da Matta e o VW Passat. Mas claro que Toninho da Matta não começou com o Passat. Suas primeiras aceleradas foram nos rachasde rua passando então para os Karts.





 Via de regra, demora-se um pouco nos micromonopostos, até a maturação ser atingida. Da Matta porém, logo estava às voltas com um Chevrolet Opala, o famoso #21 da Motorauto, com o qual participou e venceu corridas ao redor do Estádio Mineirão. Mas sua maior façanha na época foi chegar na frente dos Alfas GTA da Equipe Jolly Gancia nos 1.000 Km de Brasília, 1970, num Puma correndo em dupla com o piloto Clóvis Ferreira. Corrida confusa, com problemas de cronometragem, Toninho recebeu uma chance para correr com uma Alfa-Romeo P-33 na Copa Brasil daquele mesmo ano. Mas um acidente na Curva da Ferradura em Interlagos o tirou da disputa. Batida forte, fratura no calcanhar e no pé, afastou-se por dois anos, voltando lentamente, através dos Karts. Finalmente na década de setenta, o encontro. 






1970 - Mineirão -Toninho é perseguido por Emerson Fittipaldi com o Corcel Bino.












Em 1977, Toninho participava do Brasileiro de Divisão 1 com o Passat da Equipe Autobet. Primeiramente formando dupla com José Junqueira. Final de ano, quarto colocado no campeonato. Em 78, o certame muda a fórmula de disputa e ocorre em dois finais de semana em provas no Centro-oeste. “Mineiramente”, Toninho venceu a prova de Goiânia e administrou o resultado em Brasília: primeiro título. Em 79 quatro vitórias e quatro segundos em nove corridas. No meio do ano houve a troca do carburante,da gasolina para o álcool, mas o mineiro nem sentiu. 




Para 80, passa para a Equipe Refricentro e outra vez a estratégia foi a chave para a vitória. Os adversários envolveram-se em uma disputa feroz ao longo das nove etapas. Da Matta venceu e pontou e outra vez foi o campeão antecipado. No ano seguinte o Torneio Passat foi extinto, mas Toninho transferiu-se com preparador e patrocínio para outra categoria, a Hot Car. Levou também o Passat, agora com maior liberdade de preparação. Resultado, seis vitórias e título. Sua receita para o campeonato disse, foi uma concepção diferente de câmbio e suspensão. Em 83 na Equipe Credireal foi grande o investimento, em parceria com o piloto Jayme Figueiredo. Mais quatro vitórias, virando 1’14 em Tarumã e se alguém não está contando, quinto título. 


Ze Carlinhos de camisa vermelho observa Toninho.



Na Stock Cars à frente de Paulo Gomes






Porém nosso herói não estava ficando mais moço e a Volkswagen quis tirá-lo de cena, colocando-o para disputar o Brasileiro de Rally de Velocidade, com um Gol. Foram dois anos separado do velho parceiro, mas em 1987, nova dupla, agora com o catarinense Gunnar Vollmer na Equipe Juvena/Tesa, no Brasileiro de Marcas, onde Toninho já vencera antes, com um Fiat 147. O Marcas era dividido em duas categorias: carros turbo e aspirados. Corriam junto e classificavam separado. Gunnar era um piloto com muita experiência em disputas na terra, junto ao seu dedicado “professor” fizeram uma grande temporada e demonstraram ser um dupla das mais afinadas por exemplo, em seu desempenho nas 12 Horas de Goiânia, a mais desgastante prova do calendário e onde terminaram na segunda posição.  No final, campeões entre os carros de aspiração atmosférica.  Em 1989, outra vez juntos, uma mudança no regulamento tornava as coisas mais interessantes. Banidos os turbos, as chances de vitórias eram iguais para todos, até para o velho guerreiro, o Passat, já fora de linha. Um grande pega teve início.  De um lado o Escort da Equipe Greco com Ingo Hoffmann/Fabio Greco e do outro, Toninho/Gunnar. O Passat #20 começou bem, mas foi alcançado pelo Ford. A disputa foi decidida nas etapas finais, favorável ao Rei dos Passats em sua sétima conquista. Na década seguinte a chegada do filho Cristiano nas pistas fez com que finalmente o campeão pendurasse o capacete, não sem antes vencer de novo, desta vez com o Chevette. 

Férias da aclamada parceria.




Aos amigos Zé Carlinhos, e Marcelo Indy que muito contribuiu na pesquisa deste post.

CARANGUEJO



5 comentários:

  1. Grande Toninho da Matta.

    Eu era criança e fui a Interlagos torcer pelos brasileiros na Copa do Brasil (um evento que merecia um tratado, de tão maravilhoso que foi).

    Dentre os brasileiros, faltava Jose Carlos Pace. Mas havia um mineirim, de Alfa Romeo, chamado Toninho da Matta, muito bom.

    Por razões que eu não entendo, há muito poucas fotos daquele campeonato, em que da Matta teve uma efêmera projeção internacional.

    Obrigado, Rui, por colocar no lugar justo esse pilotaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Walter, o Toninho foi um grande vencedor, gosstaria também de escrever sobre seu filho, o Chhristiano, um dia talvez!
      A Copa Brasil foi uma brilhante ideia de meu amigo Avallone, também estava lá, vou tentar conseguir algumas fotos.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Meu nome é Reinaldo Balestra, de Inhumas- Goiás. Em 1976 disputei com José Junqueira "Carioca" e Clemente de Faria, entre outros mineiros, da Copa Minas-Goiás de Turismo e em 1977, no Brasileiro de Marcas, com Toninho da Matta. Foi muito gratificante poder conhecê-lo e disputar juntos, de Passat. É um grande cara. Gente fina.

    ResponderExcluir
  3. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr