A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fiat 147 na Divisão 3

Luiz Henrique Pankowski lidera o 147 de Giuseppe Marinelli na curva da Ferradura em Interlagos

Por volta de 1985 ou 86 a conversa constante nos boxes era a maravilha que a Renault estava fazendo com os turbo compressores em motores que viria à usar na Formula Um. Vejam bem que antes do sucesso do motor Renault com turbo compressor esse equipamento era pouco testado e nem de longe sabíamos de sua eficacia. Na Formula Um a relação de cilindrada dos motores que usavam o turbo era de 50% assim os motores aspirados usavam motores de 3.000cc e os turbos de 1.500cc, em outras categorias a relação era outra já que eles não eram ainda utilizados em sua plenitude.
O que escrevo agora é sem consultar nenhum  arquivo,  apenas o que me lembro da época então pode haver alguns equívocos de minha parte, mas o que descrevo é algo muito próximo à realidade.
Na Divisão 3 a relação era se não me engano de de 70% para os motores turbo comprimidos assim na classe C de motores até 1.600cc os turbos usavam motores de até 1.120cc e o motor do Fiat 147 era de 1.050cc e se enquadrava na categoria.
Este motor feito em Betim era parrudo pois exportado para Itália o bloco completo com girabrequim era usado com diesel.
Nossos melhores motores boxer VW 1.600cc rendiam à época cerca de 150hp coisa que logo o pequeno motor Fiat ultrapassou. 
Lembro de haver pilotado um por poucas voltas em Interlagos lá pelos anos 1987/88 e era um carro  dificílimo de pilotar, muito curto entre eixos o 147 nas curvas de alta como a Um, Dois e Sol balança muito ora saindo de dianteira ora de traseira, quando o turbo entrava nem os pneus slick de 10.5 polegadas na dianteira conseguiam dar tração, acredito que o carro não tivesse diferencial autoblocante, e quando entrava a pancada nas costas era forte e se não me falha a memoria seus freios não paravam à contento.
Acredito que nem Marcos Troncon nem Giuseppe Marinelli tiveram tempo suficiente para desenvolver o pequeno canhão e os 147 nunca tiveram resultados positivos na Divisão 3.

Rui Amaral Jr   
    
Giuseppe Marinelli
Marcos Troncon
Walter Soldan

3 comentários:

  1. Boa noite amigo.... Conta mais a respeito do 147 turbo....
    Obrigado

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    Respostas
    1. Bom dia Deka, não tenho muito mais à acrescentar, talvez se encontrasse o Troncon, vou tentar, abraço.

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Rui Amaral Jr