A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 7 de março de 2013

POLAR Divisão IV

O Polar na bela arte de Mauricio Moraes

Quando mostrei o HEVE minha intenção era mostrar também o Polar, mas tive vontade de fazer um post separado. Hoje pela manhã em meu Facebook vem uma pergunta do Hélio - Canini Jr -“e o Polar?”, respondi que ia escrever breve e saí. De onde estava enviei um e-mail ao Ricardo Achcar pedindo algumas fotos e informações e logo ao chegar vejo a resposta do sempre solicito amigo.
Ricardo, piloto dos bons, bons mesmo, construtor e muito mais, construiu esses belos carros para o Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte a Divisão IV - aqui uso a grafia que ele usou em sua resposta - neles grandes pilotos nossos mostraram nas pistas um carro muito bem feito, rápido e belo demais. Fora o carro do Jaime os outros usavam motores VW Boxer 2.000cc.
 
 Expedito Marazzi testando o Polar.  
 Chico Lameirão no Polar da Motoradio e Mauricio Chulan no Heve da Hollywood
 Jaime Levy
Jan Balder


Largada em Curitiba, o  Polar da Lonex de Nilton Pereira
Eles na visão de meu amigo Tito, para carros de fenda.

Mais tarde conversando com um amigo pergunto sobre o carro de Jaime Levy que utilizava o motor do Ford Corcel com turbo compressor, ele me disse para procurar a ADILVOX, e seu proprietário Adilson, que era o responsável pela preparação do carro do Jaime. 
Da bela conversa com Adilson, as fotos e muitas informações, me contou que o bloco era o original do Corcel, mas o cabeçote era o do Renault R8 com fluxo cruzado, de um lado o coletor de admissão do outro o de escape, válvulas maiores que as do Corcel, 1.340cc para se enquadrar na categoria A, até 2 litros. Seu turbo trabalhava à uma pressão de 2.5 kg e que eles tiveram muitos problemas em toda adaptação. Citou a corrida de Cascavel, quando teve problemas na largada, e mesmo saindo lá atrás logo tinha ultrapassado vários concorrentes e terminou a corrida em 3º na categoria.      









"Quanto ao Polar, considerando todos os anos já passados, podemos acreditar que é um clássico.
Da categoria Protótipos, já que era muito semelhante á Lola T210 ( que o Emerson trouxe para o Brasil para um Torneio, junto com a Lola T70 e que acabou originando o protótipo Avallone). 
O Polar utilizava um motor, bloco Ford Corcel, 1.340cc, com cabeçote R8 de fluxo cruzado, Turbo Lacom , caixa de cambio Hewland ( não lembro se MK8 ou FT200) 
Abs,
Adilson Castardelli"

Agradeço ao amigo Ricardo sempre um cavalheiro e ao novo amigo Adilson pelo belo papo e todas informações e fotos.
Uma grande duvida me assola neste momento; A quem oferecer este post?
Quase todos citados são amigos, Expedito e Jaime subiram antes da bandeirada final. Ricardo, Chico, Jan, Adilson e Hélio  com a Graça de Deus estão todos ótimos e certamente vão ler o post, menos o Chico que não domina essa máquina como dominava aquelas em que foi campeão nas várias categorias de nosso automobilismo.
Sei que faltaram alguns detalhes técnicos do chassi, mas sei também que nos desenhos e fotos do Ricardo vocês vão desvendar grande parte dele..
Então esse post vai para todos nós, foi muito bom escreve-lo!  

Rui Amaral Jr













4 comentários:

  1. danilo kravchychyn7 de março de 2013 11:27

    Rui,

    Que beleza esse texto e a revelação do Polar com motor Corcel turbo.

    Valeu, abraço!!!

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Belissimo texto do Rui Amaral sobre o Polar DIV IV. Resgata com bastante propriedade uma das mais belas historias das corridas no Brasil, numa época em que o Automobilismo de Competição era feito com muita paixão !!
    Parabéns !!!
    Adilson castardelli

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #277 de março de 2013 23:26

    Grande Rui, fico até emocionado com esta postagem e saber que o nosso automobilismo já teve tudo isso, parabéns à todos !!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr