A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 23 de julho de 2024

Seis Horas de São Paulo 2024 – WEC Campeonato Mundial de Endurance

 


 Desta vez não deu para assistir “in loco” como na anterior, um machucado, na canela frágil de uma panca de moto há décadas me deixou preso em casa com credencial na mão e a perna para o alto!

O coral.

Empunhando nossa bandeira e cantando o hino.

Assisti pela TV, e não me arrependi. Na apresentação uma verdadeira orquestra tocou nosso hino, um coral cantando e os artistas que faziam alegorias no grid todos perfilados e cantando com todos os Ss e Rs a bela e emocionante letra, ouvi perfilado como sempre, este símbolo de nossa Pátria que deve ser ouvido, executado e cantado com o devido respeito.

Seguindo o carro medrinha a longa fila.
Caminhando para largada.

O Toyota #8 toma a ponta.


 Começando a assistir fiquei pensando no que seria a corrida no antigo traçado, ver as Ferrari, Porsche, Toyota, Lamborghini, BMW, Peugeot, Cadillac, Isotta Fraschini, McLaren, Alpine, Aston Martin, Ford, Corvette e Lexus contornando a Um, Ferradura, Sol, como por lá já andaram num passado distante seria maravilhoso. Mas mesmo a largada daqueles trinta e sete carros na pista atual foi linda, o traçado curto logo embolou os carros das duas categorias, os dezenove mais velozes da hypercars e dezoito da nova classe LMGT3.

O Toyota #8 do trio S. Buemi/B. Hartley/R. Hirakawa que liderou desde o início venceu com mais de um minuto de vantagem, dezoito dos carros da categoria chegaram na mesma volta. Na LMGT3 o Porsche GT3 #92 do trio A. Malykhin/J. Sturm/K. Bachler venceu, dezenove voltas atrás do Toyota.

Derradeira volta.
A bandeirada estava metros a frente.
Sebastien Buemi logo após a bandeirada.


Depois de dez dias não vou comentar sobre toda corrida, abaixo vou deixar o link completo dela. Ver grandes pilotos de muitas nacionalidades foi espetacular, assim como os brasileiros que andaram muito bem, quem sabe na próxima um deles vence.

As fotos deste post são instantâneos que tirei do vídeo.

Mesmo de longe fiquei feliz com o espetáculo, na próxima com certeza estarei lá.

 

BANDSPORTS

Link - vídeo completo

 

Rui Amaral Jr 


sábado, 6 de julho de 2024

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Julho 2024

 

link

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Zilmar Beux e sua carretera Simca-Ford

 

As réplicas...

Toca o telefone, é o Miguel; “Ruizão...” estava preocupado alguma coisa que escrevi para ele no Facebook e ele não respondeu, não lembramos o que era, mas em compensação batemos um longo papo, muito bom!

Conversamos sobre seu Avallone, Cascavel e muitas outras coisas, pedi que me enviasse as fotos, pois devo há muito uma matéria com meu amigo e seu incrível pai, o criador do autódromo que hoje leva seu nome .

Chega uma enxurrada de fotos que logo vou postar para vocês com comentários dele. Uma me saltou aos olhos, um carro vermelho entre as réplicas do Maverick-Berta e de seu Avallone.

Ligo novamente e ele conta que é a carretera Simca com motor V8 do Ford F600 e envia as fotos da carretera feita e pilotada por seu pai.

Zilmar e a carretera.

“Simca Chambord recortado com motor Ford 289 de F600 com dois platinados desenvolvido pelo próprio Zilmar e 4 carburadores Solex, devia ter entre 250 e 350 HP” Miguel Beux  


Zilmar na largada, a pista ainda de terra, hoje um grande autódromo que leva seu nome.


A RÉPLICA 



Miguel trabalhando!



Opa! Aqui é Miguel e o Avallone de verdade...
Nas fotos com o motor Ford 302 V8, hoje oestá com um Chevrolet de seis cilindros em linha, como era na época com P. V. De Lamare. Logo mostramos mais e contamos.

Logo Miguel e eu vamos contar muitas a vocês, inclusive sobre seu Avallone.

 

Abração Miguel meu irmão.

 

Rui Amaral Jr     


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Luís nas 24 Heures du Mans 1935

 


 Quem tem padrinho não morre pagão!

 

Ontem quando escrevi sobre a participação vitoriosa dele na corrida, nas parcas pesquisas sobre, nas conversas com o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – um detalhe me intrigava, o sobrenome “Goncielvis”.

E, como sei que quem nos segue e prestigia, conhece e sabe tanto quanto nós, iria nos ajudar, deixei uma pergunta no ar.

Da página do Histórias no Facebook veio do amigo Kogw Mello a resposta, em dois links que deixo aqui para vocês.

LINK

Luís, nascido em Londres era filho de pai brasileiro, o empresário Antônio Gonçalves Fontes e da inglesa Marie Fairer, e assim como sua irmã Ruth eram cidadãos britânicos. Ambos aficionados por esportes velozes, como aviação de competição, motonáutica, automobilismo e motociclismo.

A carreira de Luís no automobilismo não se limitou às quatro ou cinco corridas citadas, mas consistente nas várias categorias em que participou, como vocês verão nos links.

 LINK

Agradeço, junto com o Caranguejo, ao Gokw pela valiosa colaboração.


Rui Amaral Jr