A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Há 50 anos - Monza 1973 - Por Ronaldo Nazar

 

A largada no templo de Monza. Ronnie Peterson pega a ponta seguido de Emerson Fittipaldi que também largou muito bem pelo meio e passou as 2 McLaren. A de Peter Revson à esquerda e a de Denny Hulme à direita.

Largada vista de cima em ângulo espetacular. Peterson já vem com boa vantagem sobre Emerson que tem Hulme à esquerda e Revson à direita. Atrás à direita a Ferrari de Arturo Merzario que largou muito bem em 7º ganhando 3 posições. À esquerda vemos Jackie Stewart que vem no bolo. Quem não largou bem foi José Carlos Pace que de 5º está em 7º. Atrás do Moco vem o argentino Carlos Reutemann, François Cevert, Mike Haillwood e o surpreendente Mike Beutler.

No dia 9 de setembro de 1973, durante a disputa do GP da Itália em Monza, o piloto escocês Jackie Stewart conquistou pela 3ª vez o campeonato mundial de fórmula, antecipadamente, quando faltavam mais duas corridas para o encerramento da temporada. Foi uma conquista memorável, já que Stewart teve um pneu furado na 8ª volta da corrida, e após a troca que demorou por volta de 40 segundos entre parada, troca do pneu e retorno `a pista, Jackie recomeçou a sua recuperação na 20ª posição. Ao fim das 55 voltas, ele estava na 4^ posição para somar os pontos suficientes e sacramentar o seu tricampeonato. Logicamente que não podemos deixar de frisar a estranha vamos dizer assim "ajuda" da equipe Lotus que era a grande rival na disputa do título, e que através do seu fundador Colin Chapman, não deu a ordem para que Ronnie Peterson o líder deixasse Emerson Fittipaldi passar e assim ainda ter chances de conquista do Bi campeonato se vencesse na Itália, Canadá e Estados Unidos, as três corridas que fechariam a temporada. Emerson ficou furioso e falou em alto e bom som que em 1974 não correria pela Lotus. Na versão da popular "rádio peão"   comentava-se que   Chapman  nutria uma certa preferência por Ronnie Peterson. O mais estranho de tudo isso é que Chapman simplesmente não queria acreditar que perderia Emerson para a McLaren em 1974 e segundo o próprio Emerson Fittipaldi, Colin teria oferecido um cartão de crédito com valor altíssimo para que o brasileiro continuasse na Lotus. 

Jackie Stewart comemora a conquista do tri ainda no cockpit do Tyrrell. Seus 3 títulos mundiais foram conquistados antecipadamente. Os de 1969 e o de 1973 em Monza. O de 1971 uma corrida antes na Áustria.O escocês foi um tremendo bota.

Emerson e Peterson conversam sobre acertos das Lotus. Emerson não culpou Peterson pelo ocorrido.

José Carlos Pace com modificações na entrada de ar de admissão do motor de seu Surtees a lá Lotus 72 que por coincidência o segue com Ronnie Peterson no volante. Moco treinou muito bem cravando o 5º tempo. Na corrida teve problemas com os freios e abandonou.

Moco fazendo a parabólica. Treinou bem e infelizmente abandonou cedo devido aos freios, que falharam e ele ralou na guia da chicane furando o pneu dianteiro.

Peter Revson conseguiu mais uma boa colocação com o McLaren M23. Terceiro lugar.

O bicampeão Graham Hill terminou na 14ª posição após largar em 22º lugar. Boa corrida do veterano piloto.

O belga Jacky Ickx não queria correr pela Ferrari. No fim largou numa distante 14ª posição e terminou em 8º . Corrida burocrática do belga, totalmente desmotivado com o carro.

Wilsinho Fittipaldi, aqui treinando com o Brabham reserva. O Tigrão abandonou cedo com pane nos freios.

O suíço Clay Regazzoni voltou a ter problemas com a BRM. As revistas da época relatam que ele discutiu um monte com o Louis Stanley, e aí durante o final de semana ele praticamente acertou o seu retorno à Ferrari.

François Cevert treinou mal, largando na 11ª colocação. Fez boa corrida finalizando na 5ª posição ao ceder o 4º posto para o companheiro Jackie Stewart. Essa atitude mostra como deveria ter feito também a Lotus que não deu a ordem de troca de Peterson e Emerson.


Jackie Stewart já correndo na 4ª posição à frente de Cevert que o segue na foto. O "vesgo" ficou com a melhor volta da corrida. Novo recorde para Monza.

Emerson Fittipaldi passando pela famosa placa de propaganda de Monza.

Emerson Fittipaldi ficou muito decepcionado com o comportamento de Colin Chapman. Após a ordem no GP da Áustria, Chapman simplesmente não deu a ordem para troca de posições e assim permitindo que Jackie Stewart ganhasse o título em Monza.

O escocês Jackie Stewart recebe a bandeirada completando a prova na 4ª colocação . Graças à estranha atitude de Colin Chapman. Stewart sagra-se tri campeão.

A chegada com Ronnie Peterson ganhando seguido na cola por Emerson Fittipaldi. A tão propalada ordem de equipe para que os dois pilotos trocassem de posição estranhamente não foi dada.

Ronnie Peterson e a namorada Barbroo comemoram a vitória.
O sueco Ronnie Peterson comemora a vitória no pódio.


E assim foi escrita mais uma importante página no automobilismo mundial. 

Há 50 anos.

Ronaldo Nazar  

No intervalo dos treinos , houve uma corrida de pedestrianismo com obstáculos ao redor da pista de Monza. James Hunt chegou na 2ª posição. Viram como a bebida faz bem??? Kkkkk

Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Nessa foto vemos James Hunt à direita. Atrás sem camisa é Wilson Fittipaldi que é seguido pelo vencedor Frank Williams. Wilsinho chegou bem atrás, pregado...


Nessa foto vemos James Hunt seguido por Jackie Stewart com a camiseta a Tyrrell. Stewart foi um bom 6º colocado.












quarta-feira, 6 de setembro de 2023

GUERRA ALL’ITÁLIA

 

O auto da discórdia...

 1983. Sandro Pertini, Presidente da Itália, tem uma visita programada para Maranello. E como tal, irá encontrar Enzo Ferrari. Os ferraristas, eufóricos, projetam que como se trata de dois homens na mesma faixa etária, deverá ser uma daquelas conversas longas e cordiais. O próprio commendatore parece entusiasmado, e no dia agendado, 29 de maio, era possível enxerga-lo esperando Pertini em uma das janelas do prédio da fábrica, meia hora antes do Presidente aparecer. Mas na hora da visita – ato falho do Presidente – Pertini apareceu a bordo de sua limusine, uma Maserati Quattroporte V8 blindada. Estaciona nos portões e fica aguardando para ser recebido pelo anfitrião. Enzo enquanto isso, mal colocou os olhos na Maserati, explode de raiva. Uma Maserati em Maranello? Porco zio! E a rivalidade histórica? A blasfêmia? Ninguém disse nada a Pertini que o velho preferia ver o capiroto na sua frente mas nunca uma Maserati? Impasse colocado, Enzo se recusou a descer para recepcionar o ilustre convidado, talvez com o receio de ser fotografado ao lado de um carro do Tridente. O Presidente, por outro lado, se negou a ir até o comendador, pois isso feria o protocolo. Os assessores de ambos devem ter enlouquecido nesse dia. Corre de um lado, corre de outro, até conseguirem um acordo: os dois iriam  se encontrar no pátio da fábrica. Ainda assim, Il Drake ficou a uns dez metros do carro maledetto, até Sandro Pertini se aproximar.



-“Enzo, caríssimo!”




-“Presidente, que surpresa...”

O tal encontro, que era para durar meia hora, ficou em apenas dez minutos. Dizem também que Enzo preferiu ficar longe de Pertini, porque ele tinha o costume de abraçar e beijar seus interlocutores e o Comendador  nunca gostou de intimidades a não ser quando ele permitia.

CARANGUEJO


terça-feira, 5 de setembro de 2023

Tadinho do Lewis...

 

Foto divulgação Willians.


 Mil textos abandonados pelo meio, vontade de dividir com vocês algo que fica parado neste mundo conturbado e sem nexo, são os tempos que vivemos!

Alertado por meu amigo Carlos Bonesso assisti um belo vídeo brasileiro sobre a Formula Um, não encontrei sua reprodução para dividir com vocês, infelizmente.
Grandes nomes falam, Stewart, Emerson, Nelson, Joe Ramirez...Todos os pilotos brasileiros que passaram pela categoria, e outros personagens que dela fazem parte.

Agora quinze anos depois vejo perplexo o imbróglio que Bernie causou com sua fala e a reação de Massa a ela.  

Se…

Ora; sobre as mazelas e manobras do automobilismo em todas as categorias eu precisaria escrever uma enciclopédia e mesmo assim muito ficaria de fora.

Enzo e Alberto "Ciccio" Ascari.


Na Formula Um desde 1952, quando Enzo, que não pedia, simplesmente mandava, sem um carro competitivo fez com que a FIA usasse na categoria os Formula Dois, quando coincidentemente sua Ferrari 500 era imbatível! Com ela Ciccio Ascari venceu os campeonatos de 1952/53.
Ou quando os dois franceses, o piloto e o dirigente. Tiraram covardemente a chance de Ayrton lutar pelo campeonato. Coisa que o brasileiro devolveu a eles magistralmente no ano seguinte.
Dirigentes que hoje querem reabilitar o italiano mau caráter que causou toda confusão quando mandou que Nelsinho batesse o carro naquele muro. Dirigentes que não puniram severamente o alemão quando era seu habito bater nos adversários para aliga-los da corrida e chegou ao seu sétimo titulo mundial, e que não aceitam um verdadeiro tri-campeão do mundo apenas porque fala muitas verdades.
Vejam bem a situação que o ex patrão da Formula Um e Massa se  meteram; Fora a premiação pelo campeonato, o campeão do ano anterior cada vez que larga em uma corrida além do prémio de largada que todos recebem, cada qual em sua posição, tem um premio extra, todos logicamente na casa dos milhares de dolars.
Não tenho a mínima ideia do que o ex chefão quis causar com sua fala, aos noventa e tantos anos continua lucido e é a mesma ave de rapina de sempre, o que imagino é que Massa pensando no ressarcimento monetário de todo esse imbróglio se colocou numa posição em que dificilmente os atuais donos da categoria vão aceitar, muito menos os atuais dirigentes da FIA.

Ele já começou a sentir a barra pesando para seu lado, até vencendo ele vai perder.

E como diz Tim Maia; "só  não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher..."

O resto é blá blá blá.

Rui Amaral Jr


sexta-feira, 1 de setembro de 2023