Foto divulgação Willians.
Mil textos abandonados pelo meio, vontade de dividir com vocês algo que fica parado neste mundo conturbado e sem nexo, são os tempos que vivemos!
Alertado por meu amigo Carlos Bonesso assisti um belo vídeo brasileiro sobre a Formula Um, não encontrei sua reprodução para dividir com vocês, infelizmente.
Grandes nomes falam, Stewart, Emerson, Nelson, Joe Ramirez...Todos os pilotos brasileiros que passaram pela categoria, e outros personagens que dela fazem parte.
Agora quinze anos depois vejo perplexo o imbróglio que Bernie causou com sua fala e a reação de Massa a ela.
Se…
Ora; sobre as mazelas e manobras do automobilismo em todas as categorias eu precisaria escrever uma enciclopédia e mesmo assim muito ficaria de fora.
Na Formula Um desde 1952, quando Enzo, que não pedia, simplesmente mandava, sem um carro competitivo fez com que a FIA usasse na categoria os Formula Dois, quando coincidentemente sua Ferrari 500 era imbatível! Com ela Ciccio Ascari venceu os campeonatos de 1952/53.
Ou quando os dois franceses, o piloto e o dirigente. Tiraram covardemente a chance de Ayrton lutar pelo campeonato. Coisa que o brasileiro devolveu a eles magistralmente no ano seguinte.
Dirigentes que hoje querem reabilitar o italiano mau caráter que causou toda confusão quando mandou que Nelsinho batesse o carro naquele muro. Dirigentes que não puniram severamente o alemão quando era seu habito bater nos adversários para aliga-los da corrida e chegou ao seu sétimo titulo mundial, e que não aceitam um verdadeiro tri-campeão do mundo apenas porque fala muitas verdades.
Vejam bem a situação que o ex patrão da Formula Um e Massa se meteram; Fora a premiação pelo campeonato, o campeão do ano anterior cada vez que larga em uma corrida além do prémio de largada que todos recebem, cada qual em sua posição, tem um premio extra, todos logicamente na casa dos milhares de dolars.
Não tenho a mínima ideia do que o ex chefão quis causar com sua fala, aos noventa e tantos anos continua lucido e é a mesma ave de rapina de sempre, o que imagino é que Massa pensando no ressarcimento monetário de todo esse imbróglio se colocou numa posição em que dificilmente os atuais donos da categoria vão aceitar, muito menos os atuais dirigentes da FIA.
Ele já começou a sentir a barra pesando para seu lado, até vencendo ele vai perder.
E como diz Tim Maia; "só não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher..."
O resto é blá blá blá.
Rui Amaral Jr