A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Batallhador...

 


Após postar o texto de meu amigo Ronaldão Nazar e ver um comentário do Walter fiquei pensando o quanto já escrevemos e mostramos Graham Hill.
Entrei no Histórias e na barra de procura digitei seu nome e viajei em inúmeros posts em que ele aparece. Então separei algumas fotos que temos aqui, separei depois de ler inúmeros posts, lembrando de cada um, faltaram algumas fotos que temos aqui, no Lotus Ford Cortina, e outras.
Aqui vão algumas desta fantástica carreira, deste magnifico campeão,























Conversando com José Luiz Nogueira, nosso Graham Hill.
Mais sobre nosso Hil no blog das Mil Milhas 









De meu amigo Wagner Gonzalez. 





Valeu Campeão!





Rui Amaral Jr


segunda-feira, 22 de maio de 2023

Mr. Monaco - por Ronaldo Nazar

 

1969 - Recebendo o troféu de  Rainier III.

18 de maio de 1969. 

Na disputa do GP de Mônaco o bicampeão mundial Graham Hill vence no principado pela 5^ vez. Daí veio o "apelido" Mister Mônaco. Essa foi a última vitória do londrino em provas válidas pelo campeonato  Mundial. Foi também a 1^ vitória de um piloto usando o capacete inteiriço, que cobre toda a cabeça na F1.O recorde de Hill perdurou até 1993, quando Ayrton Senna venceu lá pela 6^ vez. Recorde que perdura até hoje. Hill por sua vez segue sendo o único piloto que conseguiu vencer a tríplice coroa.GP de Mônaco, 24 hs de Le Mans e as 500 milhas de Indianapolis.

1963 - A primeira vitória com BRM P57, seguido de Clark com Lotus 25, .
1964 - BRM P261, 3º no grid e melhor volta na corrida.
1965 - BRM P261, com pole e melhor volta.
1968 - Lotus 49B com pole.
1969 - Lotus 49B com o #1 de Campeão do Mundo.
1969 - Seguido por Beltoise com Matra MS80.
1966 - Vitória em Indianapolis 500.
24 Horas Le Mans 1972 - Hil/Pescarolo  Com Matra-Simca MS670.
Na chuva!


Ronaldo Nazar

 







 


























quarta-feira, 10 de maio de 2023

Max, Max, Max...



Foto Ferrari. Max larga em nono.

Ninguém, ninguém mesmo, do lado de fora sabe o que acontece dentro do cockpit, nem mesmo hoje com toda parafernália eletrônica. Só quem mesmo sabe é quem está com o traseiro no carro com a cabeça balançando e pensando no que vai fazer.
Posto isto vamos ao duelo Max x Perez em Miami. Há muito não comento sobre a F.Um, mas assisto às corridas preferencialmente longe do canal que a transmite aqui no Brasil, bem longe da locução que não suporto, apesar dos comentaristas pilotos que sabem o que falam e nesta última o outro jornalista ter feito alguns comentários bem pertinentes, coisa que não é muito de seu feitio apesar de acompanhar a categoria há longos anos, desta vez foi quase perfeito.  
Depois da corrida anterior Max vinha com a faca entre os dentes, babando, nos treinos sempre que queria, enfiava um temporal nos outros, inclusive em Perez, daí no Q3 interrompido não consegue fazer seu tempo, que certamente seria algo perto de 500/1000 mais rápido que o segundo, fosse qual fosse o segundo.
Não sei como é na Red Biull, mas geralmente cada piloto se reúne com seu estrategista e engenheiro para acertam os detalhes da corrida, pneus, paradas, acerto do carro... Depois tudo é examinado pelo chefe da equipe, que no casso tem Marko como assessor, e é montada a estratégia para corrida.
Perez larga com o composto mais macio pensando no mais duro depois de cerca de 2/5 da corrida e Max com os duros, com todos pensando que sua estratégia era alongar um pouco mais sua parada, masssssss…
Perez certamente pensou, como pensei, que Max largando do nono lugar logo chegaria em Alonso, descartando como eu Saenz de uma disputa, porém como diria meu amigo Luiz Pereira Bueno "boi preto conhece boi preto" e quando Max chegou em Alonso, que tinha seu terceiro lugar garantido, o espanhol simplesmente abriu o caminho para ele.
Se não me engano era a 13/14ª volta e Perez estava cerca de cinco segundos à frente, Max cozinha um pouco em fogo brando e quando cerca de 5/6 voltas depois o ponteiro entra para troca de pneus assume a liderança. Alonga sua permanência na pista com os pneus duros até poucas voltas do final, sempre andando muito forte, troca faltando 11/12 voltas, volto logo atrás de Perez e pouco mais de uma volta reassume a liderança e ainda faz a melhor volta da corrida.
Sou admirador de Perez e sua vitória traria uma certa disputa ao campeonato, mas depois de Miami a conta fechou, Max só perde este campeonato caso quebre muito ou algo inusitado aconteça…
A direção da Red Bull influiu no resultado, talvez favorecendo Max? Não acredito, ele é sem  a mínima duvida o favorito da equipe, assim como foi na saída de Riccardo, e tem, sem a mínima duvida um enorme talento natural, que sempre faz a diferença, fora a enorme vontade de vencer.
Alonso, simplesmente perfeito leva a Aston Martin a um novo patamar. A Ferrari com seu primeiro piloto sem a mínima motivação teve Sainz num quinto e só deve voltar a brigar para valer lá por 2030.
Na Mercedes Benz a piada do dia, quando o multi campeão que tem ficado atrás de seu escudeiro, disse que brigaria com ele pela posição e num ato para mim cachulo tira o pé e o deixa passar, acabou. Aliás, para mim acabou em 2021 quando naquela primeira volta de Abu Dhabi levou uma clara vantagem ao cortar o caminho na primeira curva e não foi devidamente punido pela direção da prova, este mundo politicamente correto me perturba, e depois da relargada veio com a equipe a contestar à mesma direção que não o puniu o resultado.
Da apresentação dos pilotos antes da corrida prefiro não me manifestar!!!


UM POMERIGGIO NON FACILE


Rui Amaral Jr