A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Rei morto...

 

Salve Hill
Zandvoort 1965. Hil com a BRM P261 na pole tendo ao seu lado Clark de Lotus 33 e Richie Ginther com Honda RA272.

   

Ele vinha caminhando em minha direção, aquelas pernas tortas e o sorriso simpático era de um Campeão do Mundo da Formula Um. Lembro alguma coisa de 1964, quando aos doze anos acompanhava a categoria pelos jornais que lia avidamente, já em 1968 acompanhava e muito, principalmente quando assumiu o lugar de meu grande ídolo Jim Clark. No comando da Lotus 49C, tomando a si a responsabilidade de tocar o grande carro como primeiro piloto da equipe venceu seu segundo título mundial.

A cena que descrevo acima foi durante a Temporada Brasileira da Formula Dois, e Hill apesar de ser um grande combatente deixava aquela “molecada” brigar pelos primeiros lugares.

Em 1969 ainda correu pela Lotus, venceu o GP de Mônaco, mas aí já tinha um jovem talento ao seu lado, muito rápido Rindt classificava geralmente mais rápido cerca de meio segundo, sendo que em Monza foi 1”700/1000, no campeonato ficou em quarto com apenas três pontos a mais que Hill o sétimo.

Com  a Brabham BT 34 - 1971 Nurburgring.


Hill ainda foi correr com Rob Walker depois na Brabham e no final em equipe própria que o destino não quis que frutificasse.

Mas porque fico enchendo linguiça escrevendo sobre dois grandes pilotos que aqui já mostramos muitas vezes, e haveremos de mostrar muitas mais. O motivo é que ontem na corrida de Miami da Formula Um senti, sim senti mais do que vi, o ocaso de um campeão.

Desde Abu Dhabi quando os comissários desportivos num claro favorecimento a Lewis não o puniram naquela primeira volta, depois naquela linda última relargada quando Max foi soberbo e de forma clara e absoluta venceu seu primeiro mundial. Vejo que ele se retraiu, e ontem vi em sua corrida, quando largou seis ou sete posições à frente de Russel e na corrida foi superado por ele, não esquecendo estratégia ou pneus, um claro crescimento de seu companheiro sobre ele.

Quanto à Abu Dhabi 2021 escrevi um longo texto, mas diante do absurdo que perpetraram os comissários naquela primeira volta e do falatório em torno da grande vitória de Max resolvi calar.

Salve Max.

Rui Amaral Jr

PS: Tenho inúmeros amigos Ferraristas de carteirinha, alguns oriundi, e com eles no Facebook brinco sempre quando a Ferrari não vai bem e digo; Ritorna Forghieri! Ontem vendo o semblante de Binotto após a incontestável vitória de Max, só posso dizer; Ritorna Forghieri!  



quinta-feira, 5 de maio de 2022

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Maio 2022

 


quinta-feira, 28 de abril de 2022

terça-feira, 26 de abril de 2022

Tempos...

 

Mestre Luiz à frente de Joest, 500 KM de 1972.

  Então vamos bater um papo, uma conversa informal, eu daqui matutando.

Ontem ao postar sobre as 250 Milhas de Interlagos 1971 -GP Iguatemi- fiquei matutando sobre os tempos de voltas.

Logo de cara vi um erro sobre a melhor volta de Luiz na prova, 58.100/1000 para os 3.207 km do Anel Externo de Interlagos, ao fazer o calculo me deparei com uma velocidade média de 199.02 km/h, ao contrário do 187.599 km/h da revista QR. Usei para tanto o site https://www.calkoo.com/pt/tempo-velocidade-e-distancia .

Lembremos que em 1971 os pneus slicks ainda não eram utilizados, no ano seguinte nos 500 KM de Interlagos Luiz já com o carro mais acertado e com slicks virou na classificação o tempo de 53.864/1000 segundos à velocidade média de 214.34 km/h (segundo o site acima citado), quase cinco segundos mais rápido. Carro mais acertado para competir com as feras, pneus slicks...

Comparando com Silverstone 1971 quando a pole foi de Clay com o tempo de 1`18”100/1000 e depois em 1973, já com os slicks Ronnie cravou a pole com 1`16”300/1000 e Zetwelg 1971 quando a pole foi de Siffert com 1`37”440/1000 e em 1972 de Emerson com 1`35”970/1000

 Luiz ganhou cerca de 2 segundos com os slicks e o resto de acerto e conhecimento do carro, fora a batalha com iguais, coisa que não aconteceu em 1971.

Lembro de conversar com o Luiz sobre o 908/2 mais de uma vez, e ele contou ao nosso amigo Chico que com o tanque de combustível cheio tirava de leve o pé para fazer a curva Um de Interlagos, e do meio tanque para baixo fazia cravado, isto à mais de 250 km/h!

250 Milhas 1971
500 KM 1972

Hoje pensando melhor lembrei que um amigo que corria com Puma 2.000cc virou, não lembro se nesta corrida 1`13”, então errei ontem, duvido que estes VW D3 com os Cinturatto e o Simca virassem abaixo dois 1`18”.  

A quase panca de Luiz em 1971.

Rui Amaral Jr