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A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
terça-feira, 25 de maio de 2021
quarta-feira, 19 de maio de 2021
UMA HISTÓRIA dentro de OUTRAS HISTÓRIAS - Conta Chico.
Lotus 18/DKW Formula Junior.
O tema é a da FORMULA JUNIOR que a perdemos tempos atrás.
Existente na EUROPA , foi a categoria percursora da FÓRMULA 3 // 1 litro que tantos pilotos excelentes nasceram dela.
O Barão Manuel de TEFFE , o idealizador do Circuito da Gávea , fez ver a CHICO LANDI a necessidade de se ter uma categoria barata para novos valores aparecerem no cenário do automobilismo de competição brasileiro . Segundo TEFFE , não eram todos que poderiam ter uma FERRARI ou MASERATI para correr.
Bird, Letry e o Formula Junior com motor DKW/Vemag.
SEU CHICO LANDI, aliado a TONI BIANCO colocou esse projeto em andamento construindo cinco autos com motores RENAULT GORDINI e DKW ambos de 1 litro de cilindrada, e mais dois, sendo um com motor SIMCA e outro com ALFA ROMEO JK , sendo estes dois autos concorreriam na classe das""" MECANICA NACIONAL """..
"Seu" Chico no Landi/Bianco, este com motor Alfa.
A nossa FÓRMULA JUNIOR tinha o mesma regulamento da categoria EUROPEIA , o que iria abrir já no começo dos anos 60 um leque de oportunidades imensurável para o nosso automobilismo. Com o tempo, poder-se-ia ter pilotos brasileiros levando seus autos LANDI // BIANCO e de outros construtores para competir na EUROPA ..... Imaginem isso nos anos 60 ......!!!!!
Para corroborar essas possibilidades houve um aparte muito interessante. COLIN CHAPMAM, o mago da LOTUS CARS, soube que por aqui o Departamento técnico da EQUIPE VEMAG havia conseguido potências de até 107 CVS em seus motores de 1.0 litro, potência está significativamente superior aos motores ANGLIA que as LOTUS FORMULA JUNIOR usavam.
O ENG SR BALDER , pai do piloto JAN BALDER e o ENG OTTO KUTNER , chamados por CHAPMAN, foram até a INGLATERRA para conversarem sobre a possibilidade de mandarem do BRASIL seus motores ...... !!!!! Volto a lembrar , isso nos anos 60 .....!!!! Da até arrepio só de se imaginar .....!!!! Mas , {{{ sempre temos um MAS }}} houve uma vírgula nessa história ......
A AUTO UNION , detentora entre outras marcas da DKW, se posicionou autorizando essa operação se os motores fizessem um itinerário um pouco mais longo ..... BRASIL // ALEMANHA // INGLATERRA , o que a EQUIPE VEMAG não concordou .... !!!!!
Tanto na parte de motores como de chassis e de pilotos poderíamos estar extremamente bem situados internacionalmente naquela época .....!!!!
Já tínhamos tido uma vitória na categoria da FORMULA JUNIOR em MESSINA nas duas principais posições ..... Em P 1 FRITZ D' OREY e CHRISTIAN HEINS em P 2 com autos STANGUELLINE // FIAT , estes ainda com motores dianteiros ......!!!!
A FORMULA JUNIOR 1.0 por aqui , demonstrou uma total falta de visão de nossos cartolas ...... !!!! Sempre eles ....
E' só imaginar o que poderia ter ocorrido !!!!!!!
Abraço , Chico Lameirão
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Peço licença para comentar no texto de meu amigo Chico.
Nas duas fotos abaixo o Formula Junior totalmente desenvolvido por ele e que repousa em sua oficina esperando que nossos dirigentes criem uma categoria multimarcas, para o desenvolvimento de nossos pilotos.
Conversando ontem com ele soube que nosso amigo Jan tem um filme da ida de seu pai e o engenheiro Otto à Inglaterra e a conversa com Colin.
Como vocês poderão ver nos links abaixo, onde pesquisei para este post, a Formula Junior corria com motores de 1.000cc, 1.100cc e 1.200cc sendo a adição de peso para os motores com mais cilindrada uma forma de equilíbrio.
Agradeço ao grande Bird as fotos de seu arquivo.
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Rui Amaral Jr
às
13:38
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Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Comparações II
Obra de meu amigo Ararê Novaes celebrando a vitória de Emerson em Watkins Glen 1970.
Quando comparei em post anterior a diferença entre os monstros da CanAm e o Formulas Um na pista de Watkins Glen deixei de lado duas corridas as de 1969 e 70.
Acontece que as duas foram no circuito curto de WG como vemos abaixo. Nesta configuração eles usavam a pista sem a Bota, partindo da curva 5 para curva 10, neste traçado os tempos eram pouco superiores a um minuto, e as médias horarias cerca de 25 km/h mais altas.
O circuito com 3.780 km.
1969
Denny - PoleAmon na Ferrari 612P 6.200cc foi terceiro. #77 Lota T160 Chevrolet de Leonar Janke, não terminou.
GRID
RESULTADO
Na CanAm a pole de Hulme foi 1`2"210 a 214.191 km/h, a melhor volta na corrida também foi dele com o tempo de 1`2"600 a 212.868 km/h. Na F.Um a pole 1`3"620 a 213.90 km/h foi de Rindt, assim como a melhor volta em 1`4"340 a 211,50 km/h. Bruce venceu à média de 202.76 km/h e Rindt a média de 207.680 km/h.
Dois destaques desta corrida, o feio acidente de Grahan Hil, quando quebrou as duas pernas e o grande segundo lugar de Piers Courage.
1970
Denny e Dan Gurney.
Stewart e o Chaparral 2J Chevrolet de 7000cc
Duas tragédias antecederam estas corridas, dois ícones do automobilismo haviam perecido em acidentes. Bruce quarenta dias antes testando uma McLaren em Goodwood e Rindt cerca de dois meses antes em Monza, ambos vencedores no ano anterior.
A McLaren trouxe o grande Dan Gurney para substituir Bruce, enquanto a Lotus vinha com Reine Wissel e como principal aposta para substituir o Campeão do Mundo um piloto de vinte e três anos, que viria encantar o mundo do automobilismo com sua arte; Emerson Fittipaldi.
GRID
RESULTADO
CanAm, 87 voltas, pole de Hulme 1`2"760 a média de 212.192 km/h, melhor volta Jackie Stewarta 1`05"800 a 202.520 km/h. A média da corrida foi 190.804 km/h.
F.Um, 108 volta, pole e melhor volta da corrida foi de Ickx 1`3"070, e 1`2"740 melhor volta da corrida com a média de 213 km/h. A média da corrida foi de 208.38 km/h.
GRID
Ickx, Ferrari 312B
RESULTADO
Vejam que apesar dos monstros da CanAm serem mais rápidos neste circuito, mesmo com maior número de voltas a F.Um foi mais rápida no resultado final.
Na F.Um largaram vinte nove carros enquanto na CanAm mais de trinta e cinco, com muitos carros do Mundial de Marcas, talvez com proximidade de calendário quando a categoria correu nos EUA.
Notem que os F.Um são bem mais rápidos que os carros do Mundial de Marcas, mesmo os com motores de 5.000cc, Andretti com a Ferrari 512M faz no grid 1`4"700 o que daria o nono tempo na F.Um.
Foram apenas algumas comparações, sem uma pesquisa mais apurada, espero que tenham gostado.
Rui Amaral Jr
PESQUISAS E FOTOPS
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Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quinta-feira, 29 de abril de 2021
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