A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Conta Chico!

Chico e a Brabham de Pace!


..........., uma vez amigo RUI seu leitor WALTER tece um comentário sobre as escritas  que vez por outra o faço juntamente com você em seu blog .....!!!!!!  Agradecido fico e em algum tempo terei que o conhecer, pois em terras tupiniquins são poucas as pessoas que realmente entendem desse nosso esporte das corridas de automóveis . Na maioria do tempo fala- se para as paredes .......!!!!!!!!

                Sou extremamente crítico ao analisar um piloto. O exemplo que dou, como vão ver é sintomático pois meu filho à época com onze anos queria começar a correr. Levei-o ao kartódromo e após alguns treinos percebi que não seria uma """" Brastemp """", como falava a propaganda da época.......!!!!!!  Propus-lhe dê ficarmos para """" cá do muro """" e a alguns anos atrás ele veio me agradecer pela minha orientação. Estudava de noite e de dia me acompanhava nas minhas """" loucuras """" em minha garagem. Quando consegui passar um estudo meu e de um pequeno grupo de engenheiros que reuni de um FÓRMULA 3 de meu desenho inicial , no túnel de vento do CTA , com a ajuda do Comandante OSSIRES SILVA tirei-o da escola por quinze dias para ele nos acompanhar nos testes comparativos que fizemos do nosso desenho em relação a um RALT de FÓRMULA 3 ......!!!!!! Minha mulher queria me matar, mas deu no que deu......!!!!!!! ((((( Um dia conto sobre esse projeto , que ainda está válido aos dias de hoje , valerá a pena , acho ....!!!!!! )))))))

                    A outra coisa è que ver fotos de carros de corrida em ação para mim é mais ou menos como um médico ver uma radiografia de um paciente em que este pode analisar o que está ocorrendo. No caso de uma carro dá para analisar tanto o auto como em algumas vezes o piloto ........


                    Vi à uns poucos dias atrás um  filme de LEWIS  HAMILTON largando em último neste GP do BRASIL e que me perdoem seus fãs, não è do nível nem de PIQUET nem de SENNA ou caminhando mais atrás no tempo, PETERSON, CARLOS PACE , AMON e MIKE the BIKE WAILWOOD, Juan Pablo Montoya.....!!!!!!!!  Estou me referindo da """" arte de se pilotar um auto de corrida """" e não de resultados de corridas ou de campeonatos ganhos. Uma coisa è uma coisa e outra coisa è outra coisa .....!!!!!!! O facto è que ele teoricamente deveria estar andando no seu limite pois tentava  chegar o melhor possível .....!!!!!! Um motor estupendo, pois na maioria das vezes não precisava nem vácuo pegar,  imaginem só .....!!!!!!  Mas da """ arte """", os outros de épocas outras nem vou comentar .........

 Obrigado RUI por mais esta, ok?



Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO

Chico na Formula 2
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 Hoje Marcos Lameirão é "Senior design engineer" no departamento de aerodinâmica da Sahara Force India  Formula One Tean.
Duas fotos ilustram este post...Chico ao lado de seu amigo e companheiro Carlos Pace e ele na Formula 2. Da foto dele com a Brabham ele escreveu um texto, para encontrar no Histórias todos textos dele procurem em "Conta Chico" nos marcadores ou na barra de busca.
Sobre a participação dele na F.2 de tanto que já conversamos sobre o assunto que eu poderia até escrever, mas deixo para o dia que ele quiser contar com suas palavras, até por que eu apesar de ter muita vontade não escrevo aqui o que meus amigos me contam particularmente.
Outra coisa...eu fundei o "Histórias" e hoje apesar de fazer todos os posts ele é nosso, viu "seu" Chico! Pois à mim muitos se agregaram contando aqui suas aventuras no mundo do automobilismo de competição. 
Finalizando faço aqui um convite "ao vivo e à cores" ao Marcos para que um dia ele nos conte um pouco de sua história!

Um abração Chico, Marcos e à todos que nos privilegiam ao acompanha-nos! 

Rui Amaral Jr
    

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Conta Chico!

Dan & Mario

.......... , então amigo RUI, os seus leitores sempre são amáveis para com a minha pessoa e isso além de não ter preço aos dias de hoje merecem  esclarecimentos  mais específicos  ao do que eu escrevo ......!!!!!!

             O SR. WALTER, por exemplo, acho que ficou com um ponto de interrogação sobre o GURNEY ser ao que eu escrevi do nível do ANDRETTI . Penso que da """" arte de pilotar um carro de corrida """"" sim , os dois eram imensamente parelhos, e isso  gostaria de frisar até porque ANDRETTI foi CAMPEÃO MUNDIAL de FÓRMULA UM e DAN GURNEY não foi , o que dá mais ênfase 'a questão ....!!!!!

 Mario...
Dan


              Temos inúmeros casos desse quilate: CHRIS AMON talvez seja o exemplo mais marcante, pois apesar de ser um tremendo piloto, ótimo acertador de carros e extremamente rápido, nunca ganhou uma corrida do CAMPEONATO MUNDIAL de FÓRMULA UM. Assisti eu, em SILVERSTONE, AMON de MARCH fazer a OLD  WOODCOT CORNER, uma curva à direita de altíssima velocidade completamente FLAT, sendo que ao que eu vi era o único a fase-lo. Tinha um azar incrível, em que por várias ocasiões estava liderando a corrida e lhe furava um pneu ou alguma outra coisa às vezes boba acontecia... incrível.......!!!!! Em seu cartel, só teve duas corridas de F 1 vencida, mas uma  não válida para o campeonato MUNDIAL, em BUENOS AIRES de MATRA e a de Silverstone de March.

Amon

Amon vencendo em Silverstone...notem que de botina embaixo ele já vem de lado, num angulo de deriva na tomada da Woodcote!
(...essa eu peguei para o Chico, ele vai gostar! Rui)
Também e Silverstone 1970.
...sem combustível em Jarama!
...em Monza perdeu a viseira quando vinha na ponta, seguido por Ghetin o vencedor!
Disparando na ponta em Clermont Ferrand...
...mas...vencendo em Mans com Bruce McLaren!

Froilan & Fangio
1951 Silverstone - Froilan vence com Fangio em segundo e Gigi Villorezi em terceiro.
Monza 1955 - Fangio & Froilan
1953 Spa - Froilan & Fangio

Fritz
Reims 1959 - Fritz com a 250F 


              Temos também o caso de FANGIO e FROILAN GONZALES, em que este era considerado mais rápido que FANGIO, mas.....mas .....não foi o campeão que FANGIO foi. E para complicar mais a história em uma corrida aqui em INTERLAGOS em um dia de chuva fina FRITZ D'OREY abriu uma reta de FROILAN GONZALES.......!!!!!! E aí, como ficamos......??????


        Abraço amigo à seus leitores de CHICO LAMEIRÃO

sábado, 20 de janeiro de 2018

Dan Gurney por Chico Lameirão

Estourando a champagne ao lado de A.J no podium depois da vitória em Mans.
...depois da bandeirada com A.J no capô!
Pilotando o Mk IV, o ressalto na capota por conta de sua altura! 

.......... , então amigo RUI, me atrevo a escrever umas poucas linhas sobre esse grande piloto americano tanto em seu tamanho como  que a pilotar era uma real fera. Seu passamento ocorreu na semana passada, mas só agora é que tive um tempo para estas  palavras e alguns tópicos que depois de tantos anos no metier colhe- se alguns momentos aqui e ali sobre DAN GURNEY.


Substituindo Bruce na McLaren.
Monza 1959 - Dan com a Ferrari Dino 246 #36, Black Jack ponteia seguido de Phill Hill e Dan...

 Vencendo na F.Um com o Porsche.
 Vencendo na F.Um com Brabham
Dan & Jimmy



               Correu pela SCUDERIA FERRARI na FÓRMULA UM ainda na época dos motores dianteiros, sendo que um de seus companheiros era PHILL HILL outro americano. Na Equipe MASERATI, estreou nos 1000 KILOMETROS de BUENOS AIRES a famosa MASERATI  BIRDCAGE um auto muito avançado para a época. Foi piloto da EQUIPE PORSCHE na FÓRMULA UM 1500 sendo seu companheiro JÔ BONNIER. Ainda na FÓRMULA UM 1500 seus serviços foram requisitados pela BRABHAM. Nessa época a nossa EQUIPE WILLYS ofereceu uma viagem para seus pilotos verem as 24 HORAS de LE MANS e uma corrida de FÓRMULA UM em CLEMONT FERRANT na FRANÇA. Para BIRD CLEMENTE os dois pilotos que o mais impressionaram foram JIM CLARK e DAN GURNEY, pois na curva em que ele estava posicionado, a de mais alta velocidade à direita eram os únicos que a faziam  FLAT... “pé em baixo” com seus autos em reações rápidas de overstering .......!!!!!!



A vitória com sua criação!

O Weslake V12
 Eagle-Weslake
Dan e Big John Surtees


                Anos mais tarde já na FÓRMULA UM 3 litros DAN GURNEY resolveu fazer seu próprio carro, o EAGLE WESLAKE um dos autos mais bonitos da categoria e eventualmente até hoje. Como os recursos eram poucos ele resolveu inovar, fundando a ALL AMERICAN RACING, conclamando  o público americano sempre deveras patriótico para que cada cidadão depositasse  em uma conta bancária dessa fundação UM DOLLAR resultando com isso que em pouquíssimo tempo arregimentou  quase 8 MILHÕES de DOLLARES , conseguindo aí realizar esse seu sonho que culminou com uma vitória em SPA FRACONCHAMP. Conseguiu assim fincar a bandeira americana no quintal das equipes européias.......!!!!!!!
                 Ainda em 1970 o vi correr em uma McLAREN em BRANS HATCH substituindo BRUCE , que teve um acidente fatal testando um auto da categoria CAN- AM  em GODWOOD.

Vencendo em Goodwood com Galaxy
Na mítica Birdcage-Maserati Mod61
 CanAm Lola-Weslake


                 Uma ultima curiosidade, é que era muito amigo do nosso campeoníssimo FRITZ D'OREY, que este quando GURNEY queria fazer um giro pela Europa emprestava- lhe seu auto particular... uma FERRARI  está claro ......!!!!!!!


                 Aos 87 anos vai- se um dos grandes da """"arte de pilotar um auto de corrida""""" sem sombra de dúvida do nível de MARIO ANDRETTI  .........!!!!!!!!!



Que DEUS o receba em sua nova jornada.......


Abraço a todos nossos leitores.....


CHICO  LAMEIRÃO


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Bari 1948 - A grande vitória de Chico Landi - por Toni Almeida

Chico chega triunfalmente!


II GP de Bari – 30 de maio de 1.948.

Chico Landi desembarcou na Itália para correr com a mesma Maserati que correu no ano anterior com a qual foi muito bem pois estava em terceiro quando abandonou por problemas de carburação. Entretanto uma mudança no regulamento protagonizada pela retirada da Alfa Romeo da prova, em virtude de sua imensa disparidade para os demais carros, mudança da qual Chico Landi só veio tomar conhecimento quando já em território italiano, inviabilizou a inscrição da Maserati. Então Chico fez um treino de BMW mas logo viu que não teria chances e, quando já cogitava desistir da prova conseguiu alugar a Ferrari quase que de última hora.

No "ferro velho" que queriam que ele corresse!

Chico foi o único estrangeiro no grid, sendo todos os demais italianos, entre eles Bonetto, o então campeão, além de pilotos que vieram a tonar-se lendas como Nuvolari, Ascari, Farina, Villoresi e Varzi, este último que foi o vencedor desta mesma prova no ano anterior, com 50 voltas totalizando 275 km. Já esta segunda edição do GP de Bari teve o percurso total aumentado para 60 voltas, totalizando 320 km.

Dada a bandeirada inicial, Bonetto assumiu a ponta logo na largada e Ascari com problemas foi para o box, na segunda volta Ascari passa Taruffi e Farina assumindo o segundo lugar. Ainda na segunda volta, Nuvolari passou mal e entregou o carro para Cortese. Na terceira volta Chico Landi surgiu em terceiro lugar por conta da batida de Farina e na quarta volta pulou pra segundo.





A ultrapassagem na qual Chico Landi assumiu a liderança ocorreu a dez voltas do final da prova quando ele entrou por dentro numa curva passando Bonetto que acabou tocando com a roda dianteira de sua Cisitalia na roda traseira da Ferrari de Chico. Bonetto acabou capotando e sendo atirado para fora do carro, vindo a ficar desacordado por alguns momentos. Foi levado por espectadores para atendimento, mas assim que acordou voltou ao local do acidente e, com ajuda, destombou o Cisitalia e voltou à prova, conquistando um honroso segundo lugar a apenas 3 minutos de Chico Landi que completou os 320 Km da prova em 2h57min17s e 3/5. Varzi foi o terceiro a 3 voltas do primeiro colocado.

A organização do GP não dispunha do Hino Nacional Brasileiro e improvisou “O Guarani” para a cerimônia de premiação. O prêmio foi estabelecido em 1 milhão de liras para o primeiro, 500 mil liras para o segundo, 300 mil para o terceiro, 200 mil para o quarto, 150 mil para o quinto, 100 mil para o sexto e 75 mil para o sétimo colocado.




Pela grande perícia ao volante e por demonstrar uma pilotagem que levava em conta poupar o equipamento, o Comendador Enzo Ferrari demonstrou interesse, mas não se entendeu com Chico Landi para uma parceria futura por causa da cor do carro, pois Landi não abria mão da pintura verde e amarela.

Podemos afirmar sem dúvida que esta vitória abriu as portas do automobilismo internacional aos pilotos brasileiros e deve portanto ser passada às próximas gerações como o grande marco zero para os pilotos brasileiros no automobilismo internacional.

Um abração!        

Toni Almeida

O CIRCUITO