A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Daytona 1967...

1º #23 Bandini/Amon Ferrari 330 P3/4 Spyder Ferrari S.P.A,  #24 Parkes/Scarfiotti Ferrari 330 P4 Coupé Ferrari S.P.A. 3º #26 Rodriguez/Guichet Ferrari 412 P North American Racing Team.

...na primeira etapa do Campeonato Mundial de Protótipos a equipe Ferrari deu um banho na concorrência fazendo 1º, 2º e 3º lugares ou seja fez cabelo, barba e bigode! Foi a campeã neste ano contando com um grande carro e grandes pilotos, mas levou algumas tundas da concorrência como nas 24 Horas de Le Mans quando os GT40 MKII venceram com A.J. Foyt e Dan Gurney, ou nas 6 Horas de Brands Hacth quando o Chaparral 2F Chevrolet venceu com Phill Hill e Mike Spence.

Bandini no carro de Pedro Rodriguez/Jean Guichet.


Chris Amon bem ao seu estilo na Ferrari 330 P4 Spyder nas 6 Horas de Brands quando ele e seu companheiro Jackie Stewart chegaram em 2º  atrás do Chaparral.

Caranguejo, Rui Amaral Jr

Dedicamos este post aos amigos os Dons Carignato, Bonani, Bevilacqua, Takeuti, Nardini,  tutti oriundi e à Paulo Levi!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

QUEM, QUANDO, ONDE..

 Dois grandes pilotos e um fiscal...
Dedicamos esta foto à Don Claudinho Carignato.

sábado, 25 de junho de 2016

Lula Gancia


Nos deixou ontem a grande dama de nosso automobilismo, abaixo um texto de Dyonísio Pastore que me foi enviado por meu amigo  José Roberto Avila.
Descanse em paz Dona Lula, nossos pêsames à família.

José Eduardo Avila e Rui Amaral jr


Lula dá a bandeirada da vitória às Alfas da equipe Jolly nas 24 Horas de Interlagos de 1966.

"A década de 1960 tem como importante acontecimento a construção do Kartódromo Municipal de Interlagos.O ideal seria que a nova pista fosse junto ao Autódromo de Interlagos, mas o único espaço disponível fora do perímetro da pista, era um buraco enorme, um barranco , um córrego e muito mato atrás dos eucaliptos que contornavam o retão, a partir da curva 2.(foto 1)
Em  1967 o prefeito de São Paulo era Faria Lima, conhecido por ter construído muitas  vias e obras  importantes. Era tanta obra que não se tinha mais lugares próximos pra se levar toda terra  que sobrava das terraplanagens. 
Foi ai que Lula Gancia, mãe do Carlo, amigona do Faria Lima e amiga de todos do kart deu a idéia de se levar terra e entulhos para o buraco de Interlagos.  
Em um ano aquilo que era uma cratera virou um morro !
A ponto de ter que se tirar terra para terraplanar a área que seria o novo Kartódromo de Interlagos. Sem dúvidas a construção de uma pista com  qualidade, na hora certa e no lugar certo foram determinantes para a efetivação do Kartismo Paulistano.
O descaso e a negligência, de todas as vezes em que foi  abandonado e quando foi parcialmente destruído para ser estacionamento e depósito de máquinas, caminhões e detritos em reformas da F1.
Pista mística para alguns, solo sagrado para os mais novos, de onde saíram e foram criados quase todos os melhores pilotos brasileiros que se destacaram no exterior.
Dentre eles podemos citar alguns; Carol Figueiredo,Waltinho Travaglini,Chico Serra, Ayrton Senna,Rubens Barrichelo,Christian Fittipaldi, Marco Grecco, Gil De Ferran, Helio Castro Neves, Tony Kannan, Luciano Burti, Lucas Di Grassi, Felipe Giaffone e Oswaldo Negri,Jr.

In memorian - Dyonisio Pastore"




sexta-feira, 24 de junho de 2016

INTERLAGOS...

Hoje a pista não é a mesma, é apenas uma pistinha sem nenhum atrativo maior, mas não era assim, Interlagos hoje Autódromo José Carlos Pace, foi um dos mais completos autódromos do mundo. Desafiadora com curvas maravilhosas como a "Um", "Três", "Ferradura", "Subida do Lago" onde a grande maioria dos carros colocava uma marcha abaixo mais ou menos no ponto de tangencia, a loucura de uma curva longa e de alta velocidade como era o "Sol"...
Nela desde meus oito anos vi grandes campeões desafiarem suas dificuldades, "seu" Chico, Ciro, Celso, Bird, Luiz Pereira Bueno, Chico Lameirão...foi de seu aprendizado nela, com suas variadas curvas de "alta", "baixa" e "média" velocidade que saiu nosso primeiro campeão do mundo da F.Um, Emerson Fittipaldi.
Nela fiz minha primeira e última corrida, as Mil Milhas Brasileiras de 1984, abaixo uma tabela dos tempos que meu amigo José Roberto Chambel dividiu com os amigos no Face, creio ser do final dos anos sessenta começo dos setenta da década passada. Vejam também os tempos que em 1971 nós os Esteantes e Novatos fazíamos nela com carros da Divisão Um e Três. Também um comentário de meu amigo Romeu Nardini sobre a evolução dos tempos na década de sessenta.
Hoje nos deparamos com outro problema...conversando com o Chico Lameirão outro dia, liguei para parabenizar o Marcos seu filho pelo terceiro lugar de Sergio Perez no GP de Baku, comentamos do novo regulamento da Formula Um e que os carros ficarão cerca de cinco segundos mais rápidos. Neste caso os tempos para volta da pistinha chegariam próximos aos 1'6" e que um alongamento da pista será necessário, pois comentando com ele disse que soube à boca pequena que "tio" Bernie não aceitaria tempos próximos de um minuto em nenhum  autódromo. Chico logo falou na volta do traçado original coisa que acho impossível apesar de querer.
Me pergunto, qual a próxima porcaria farão em nosso templo?

Rui Amaral Jr

"Interessante que o record de Interlagos, ficou de 1957 a 1967 em poder do Ciro Cayres, de Maserati250F com Motor Corvette, com 3m37s (media de 132,05). Foi batida pelo Fitti-Porsche dos irmãos Fittipaldi. A ultima volta rápida no circuito antigo dada por um F-1 foi 2m,21'40 Jabouille de Renault V¨Turbo, em 1980.

Romeu Nardini"





PS: À todos que nela correram, campeões ou não, e à todos que nela viram maravilhosas disputas!