A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Conta Ricardo...SOBRE SER PILOTO NO BRASIL, ANOS 60

SOBRE SER PILOTO NO BRASIL, ANOS 60
 1 - Quem eram os grandes feras desse tempo? Quem eram as velhas lendas?

Crispim, Bob Charp, Ricardo, Amador Pedro e Chico Lameirão..."apenas" uma miríade de campeonatos vencidos por estas feras!  

Amigo Walter,

Essa é uma questão a qual eu me encontro com limitações para responder com total responsabilidade especialmente nos pontos de qualificação dos pilotos. Posso certamente expressar sobre os pilotos que me causaram direta impressão nos idos dos finais dos anos 60.

Bird e Jorge Lettry
Os incríveis DKW, aqui uma carretera pilotado por Marinho.
 Crispim, Chico e Marinho.

Eu deveria começar pelo Bird Clemente que foi e é para sempre um ícone de inspiração para todos os pilotos com desejo de aprimorar suas observações sobre pilotagem e manobras. Bird pilotou com absoluto êxito os tração dianteira Vemag - DKW e os críticos curto de entre eixos Alpine/Interlagos - Berlinetta. Dois pequenos monstrinhos com enorme diversidade operacional e desempenho. Em ambos, Bird foi completo. Em ambos fazia equipe com o que havia de mais competitivo na época: na Vemag-DKW em dupla com Mario Cesar de Camargo Filho o Marinho e na Willys entre outros bravos, com Luiz Pereira Bueno. De um lado nos boxes com o engenheiro Jorge Lettry adiante de outro com o chefe de equipe dos chefes no Brasil, Luiz Antonio Grecco. Uma poderosa e inigualável salada de conhecimento do automobilismo de competição, suas improvisações e soluções enquadradas dentro um regulamento tão elástico quanto mecânico onde asas, barbatanas, spoilers e aerofólios eram desconhecidos.

 As incríveis Berlinetas pilotadas com maestria por Luiz e Bird, nas fotos no GP IV Centenário no Rio de Janeiro enfrentando carros com maior potencia! 

A evolução das Berlinetas o Willys Mark I vencendo as Mil Milhas Brasileiras de 1967, #21 Luiz Pereira Bueno/Luiz Fernando Terra Smith e #22 Bird Clemente e Marivaldo Fernandes.
Os incríveis Gordini da equipe Willys...tomando a curva num nítido sobresterço!

Esse conjunto de capitães nas suas respectivas áreas geraram monstros da mecânica de competição como Nelson Enzo Brizzi mais a imagem é indelével e o completo Miguel Crispim Ladeira.
Preciso ser conciso e deixar claro que uma miríade de outros extraordinários e históricos participantes mereceriam citação e mensagem. Mas este contexto responde uma pergunta pessoal quer em observação quer em apreciação.

2 - Quais os melhores carros desse tempo?

Esta é uma resposta que merece atenção e sobretudo objetivo do que pode ser considerado o melhor carro sob o ponto de vista esportivo e formação de pilotos.

Foi um privilégio a Ford Willys associada a Renault na época no Brasil buscar produzir o projeto do Jean Rédélé - Alpine/Interlagos no que tange a formação de pilotos e pilotagem. Carro campeão dos Alpes nos idos dos anos 50 tratava-se de um veículo extremamente difícil de conduzir em alto desempenho mas que propiciava recursos de pilotagem uma vez dominado como acesso a tangência das curvas num angulo ou corda mais profunda o que propiciava aceleração completa em "full drift"- derrapagem controlada com tração.

O detalhe da tração era visceral na condução esportiva desse carro que possuía uma suspensão semi-elíptica atrás bem conhecida de nós através do Fusca. Esta tinha tendência a suspender a  roda interna nas curvas e perder tração por ausência na época do sistema de autoblocante que na real deformou em muito a capacidade de pilotagem ao nivelar centenas de pilotos que jamais teriam desempenho no nível dos dois pilotos acima mencionados.

Uma exacerbada afinação e sensibilidade era exigida do piloto em alto desempenho para não permitir perda de tração nesse carrinhos o que rapidamente resultava e perda de controle por perda de tração. Este detalhe é diferencial e muito importante. Observando Bird e Bueno podia-se ver claramente que o primeiro lançava com total segurança o carro em full drift enquanto que o segundo "navegava" o carro como se estivesse cortando marola e o resultado era de total competição entre ambos num nível de difícil discernimento de quem desempenhava melhor.

Observar esta dupla nos dias de ontem foi e é uma glória. Anos mais tarde eu vi o Ronie Peterson fazer o Sol inteiramente nas quatro em drift de controle da saída de frente chamando a traseira no acelerador no seu Lotus F-1 que na época tinha 40% de autoblocante. Naqueles tempos, idos dos anos final de 70 os pneus ainda não resistiam em coeficiente de aderência a um blocante mais presente ou nos tempos atuais...controlados eletronicamente...!!!

Ronnie em Monaco 1973...

Viva Bird e Bueno, um legado de perícia inestimável perdido na bacia de estupidez de um país que teima em não entender que o esporte motor é apenas a primeira indústria geradora de negócios, oportunidades e desenvolvimento técnico de um país - vide a Inglaterra.

Ricardo e Luiz na Inglaterra.
 Luiz Pereira Bueno toma com maestria em seu March 721 o Bico de Pato em Interlagos no GP Brasil 1972
500 KM de Interlagos 1972 - Luiz à frente de Reinold Joest na curva Dois.
Luis no Bino, a tocada do Mestre era rápida e suave.


Foquei nessa dupla impagável em detrimento de um batalhão de outros gênios do volante que, peneirados, quer por pilotagem, quer por apoio e patrocínio, quer por sorte e oportunidade, nos deram oito títulos mundiais.

1970 Torneio BUA de F.Ford, Ricardo vence a primeira bateria à frente de Emerson.

O Brasil nunca mais será campeão porque enquanto dormimos imbecilmente nos louros destes campeões vitoriosos o mundo não parou desenvolvendo categorias e oportunidades no esporte motor disciplinado, regrado e de desenvolvimento total.

Ricardo Achcar

sábado, 12 de dezembro de 2015

Botas...

A semana que entra tenho uma novidade para vocês, meu amigo Walter me sugeriu que fizéssemos algumas perguntas ao Ricardo Achcar sobre vários tema ligados ao automobilismo, pois bem ele as fez e o Ricardo com toda gentileza que é uma marca registrada de sua personalidade as respondeu ou começou à responder já que o Walter enviou um longo "formulário"...e   já que estamos falando de amigos e botas mostro hoje para vocês algumas fotos de Jimmy Clark que meu amigo e parceiros de milhares de posts Caranguejo enviou a semana que passou.
Assim como é difícil para muitos saberem hoje toda importância do Ricardo para o nosso automobilismo é difícil também calcular o que foi a impressionante carreira do Escocês, a quem a cada dia que passa reverenciamos. 

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr

 O criador de ovelhas...

As fotos abaixo são do GP da Grã Bretanha de 1965 vencido por Clark com sua Lotus 25, no ano de seu segundo campeonato mundial quando venceu seis das dez corridas da temporada!
 Com Colin Chapaman
 Com seu companheiro de equipe Mike Spence quarto colocado...
 No podium...
 No caminhão saudando o público após a vitória, agachado o mecânico Dick Scammel ...
 A fabulosa Lotus 25... 
        Jimmy...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

24 Horas de Interlagos 1966

Maravilhoso este vídeo mostrando um pouco do que era nosso automobilismo na década de 1960, grande parte das imagens parecem ser da entrada da curva do S a original e Pinheirinho. Impressionante ver a tocada do Gordinis todos entrando num belo sobresterço e a diferença de tocada dos Simcas, DKWs, R8 e outros. Nas fotos abaixo e no link um pouco do que meu amigo Mike Mercede assistiu "in loco".


A turma do Mike acampada....
O Simca de Roberto "Argentino" Gomes quebrado na Subida do Lago.
A vitória foi da equipe Jolly com as Alfas. 
O Simca de trás é do Argentino antes da quebra.

O DKW de Adalberto "Chupeta" Ayres e Waldomiro Pieski.

Ao amigo Mike e todos amigos que fiz no automobilismo, alguns deles estão nesta disputa.

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Conta Chico...

Hoje os freios dos F.Um são feitos em fibra de carbono, sua duração é de 10 horas, param o carro à 300 KM/H em 4s e 65m o que torna a ultrapassagem em entradas de curvas quase impossível, seu custo é de centenas de milhares de dólares.    

....... RICARDO, que é a meu julgo o melhor acertador de um auto de corrida que conheço, sem sombra de duvida, não se terá nada a acrescentar ou a retirar ao que ele postou em seu blog. Acho apenas que se a FORMULA UM tirar-se alguns itens como, VOLTAR AOS freios de AÇO, retirar a comunicação BOXE / PILOTO voltando à TABUA de TEMPO/COMUNICAÇÃO e está claro a RETIRADA do AEROFÓLIO MÓVEL, todas estas coisas juntas já daria uma ótima arejada ao que esta aí. Mas a bem da verdade , ainda tem mais......!!!!! Os câmbios teriam que ser liberadas as suas relações para o pilotos decidirem qual seria a ideal para o momento, pois uma coisa é um câmbio de treino e tomada de tempo e outra é para a corrida em si pois aí entra o fator VÁCUO. Quanto à calibragem dos pneus é o acerto """ fino""" que todo o piloto tem que saber trabalhar o """ ombro de seu pneu"""" (((((( a falta que faz uma categoria escola com pneu STREET com perfil ALTO , meu DEUS do CÉU ))))))) . Vir um alheio e dizer que você tem que usar determinada pressão acho um tanto demais......!!!!! 
Outro ponto , a meu ver é quanto ao excesso de regras para a pilotagem, não pode isto não pode aquilo, e isso incentivado por gente que não entendem absolutamente nada da questão. Em parte, se há abusos de alguns pilotos, isso simplesmente é devido ao que os carros estão fáceis de se os pilotar......!!!!!!!!! Ponha - se esses mesmos pilotos de HOJE  nos autos de FANGIO, FROILAN GONZALES, NUVOLARI, ASCÁRI, para citar apenas alguns, para ver até onde irá suas audácias em uma real disputa, seria muito interessante de se ver , realmente.....!!!!!!!! Como os carros eram perigosos, havia um respeito natural entre os pilotos. Corrida de automóvel tem que dar """" frio na barriga """" do piloto, caso contrário qualquer ZE. MANE entra lá e acelera.....!!!!!!!!  

A famigerada asa móvel! GettyImages


Abraço amigo de CHICO. LAMEIRÃO