A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Três voltinhas...todas as fotos!

Bird na Berlineta

Volto às nossas "Três voltinhas" no autódromo Velo Città depois de receber do amigo Alfredo Gehre o álbum que mostro agora...e para encabeçar o momento maravilhoso que vivemos nada melhor que a foto da Lenda Bird Clemente. Obrigado à todos foi uma honra e um prazer imenso dividir a pista com vocês.

À você Bird com respeito e carinho.

Rui Amaral Jr

Walter Hann Junior
Arturo "Turito" Fernandes
Ingo Hofmann
Fabio Souto Mayor
Charutinho e Wanderley Natali
Luiz Finoti
Heitor Nogueira Filho
Roberto Aranha
Rogerio Franz
Sergio Tescarolo
Rodrigo Garcia
Águia
João Bravo Caldeira
 Rui





Montagner


















 Turito como não podia deixar de ser vai para cima de Walter Hann Junior no Fúria e Águia na Berlineta!





  Luiz Finoti, Bird e Charutinho. 
Bird, Charutinho e quebrando o pescoço dele Paulo Gomes! 
Deixa o Heitor em paz Charutinho!
Walter Hann Junior, Bird e o casal Zambello nossos anfitriões.

Fotos: Vinicius Ferraz


Marçal




Como muitos sabem iniciei no kart muito tarde, com 30 anos, e por um motivo diferente, buscando algo que me fizesse esquecer de um câncer prematuro que tive. Sinceramente não esperava nada mais do que uma diversão, mas na vida tudo que faço é com paixão e para vencer. Assim, no meu segundo ano consegui realizar um sonho, correr com pilotos que considerava e considero meus ídolos, na famosa prova das 500 milhas de Kart da Granja Viana. Para minha surpresa largamos na póle e lideramos grande parte da corrida e ao final estava lá com meus ídolos no podium. Posteriormente fui Campeão Paulista da F4 Suzuki, categoria de kart e acabei me afastando do kart por diversos motivos (peso), tentei voltar por algumas vezes e não conseguia (perder peso), entrei, então, em uma bela depressão. Em 2008 ingressei no Troféo Maserati e posteriormente me transferi para a GT. Sem dúvida alguma o automobilismo me trouxe as melhores lembranças e alegrias que tive, e em muito me ajudou a superar problemas. Em 2010 novamente o câncer marcou um encontro comigo. 





Eu tinha acabado de adquirir um novo GT e faria a estréia no Rio de Janeiro mas 30 dias antes tive que retirar parte de um rim e vi meu sonho se afastando. Pelo amor ao automobilismo consegui me recuperar para a corrida , coisa que nem os médicos nem minha família acreditavam possível, e , novamente por um golpe do destino acabei conquistando minha primeira vitória na GT, justamente no dia do aniversário da minha filha que nascera exatamente quanto tive o primeiro câncer. Acabei vencendo outras provas da GT , não tão emocionantes mas guardadas na memória com o mesmo carinho. Este ano tive o privilégio de correr em provas da GT, Top Series e acabei me consagrando Campeão Brasileiro do Automobilismo na categoria Audi DTCC. Resolvi, então, fazer algo pelo automobilismo, por menor que fosse, em agradecimento ao que ele fez por mim. Este ano estou criando juntamente com os amigos Leandro Braghin, Fábio Vianna, Luiz Arruda, João Gonçalves, Marcel Magalhaes , Caê Coelho e também com o ídolo que acabou se tornando um grande amigo, Paulo De Melo Gomes, a TRC, muito mais que uma categoria. No próximo dia 13 de novembro estaremos lançando o carro para o público. Espero assim estar retribuindo um pouco que recebi nesses anos de pista onde sei que fiz muitos amigos. Agradeço a todos que acreditaram no projeto e principalmente a minha família que sempre me apoiou em tudo.


  



  


Marçal Melo







Fotos, arquivo Marçal Melo 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

500 KM de São Paulo 2014 Velo Città

O Radical recebendo a bandeirada da vitória.

Os inscritos não eram muitos mas alguns carros de qualidade já previam uma bela disputa no autódromo Velo Città, a pista de excelente qualidade é um pouco travada e a composição do asfalto com borracha de pneus em sua mistura proporcionam um grip elevado e aliviar um pouco o acelera, freia, troca de marcha e vira o volante para lá e para cá apenas nas duas retas que não são tão grandes apesar de terminarem em descida. Muitos pilotos cujos carros não têm direção assistida se queixaram da força que tinham que fazer e das dores.

Os inscritos e o grid de largada.

1 - João Pedro Andrade/Euclides "Kid" Aranha/Cláudio Capparelli (Radical SR8) - 1min34s658
2 - Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Aston Martin) - 1min34s945
3 - Guilherme Figueroa/Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Lamborghini) - 1min37s685
4 - Jorge Machado/Rui Machado/Sérgio Antunes (Protótipo MR18) - 1min43s278
5 - Ney Faustini/Ney Sá Faustini (Protótipo Chevrolet V8) - 1min43s426
6 - Eduardo Amorim/João Guilherme (MRX Moro) - 1min43s862
7 - Elias Azevedo/Aline Cipriani/Adolpho Rossi (Ginetta) - 1min43s909
8 - Joon Hyung Park/Carlos Ortolani/Carlos Filho (Protótipo) - 1min44s859
9 - Eric Darwich/Duda Pamplona/Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer) - 1min46s435
10 - Daniel Ebel (Escorpion) - 1min46s742
11 - Nelson Girardi/Antonio Baptista/Carlos Alberto "Tigueis" (Chevrolet Montana V8) - 1min49s095
12 - Ricardo Landi (BMW) - 1min51s405
13 - Marcelo Caslini/Carlos Estites (Protótipo Spyder) - 1min51s413
14 - Beto Nogueira/Fabinho Beretta (Beretta) - 1min52s420
15 - Dimas de Melo Pimenta/Rodrigo Melo Pimenta/Zuffo (Beatle) - 1min54s740
16 - Carlos Eduardo Prado/Ronald Funari/Ricardo Diesler (Chevrolet Vectra V8) - 1min59s087
17 - Guilherme Haddad/Ricardo Cardoso/Douglas Carvalho Jr. (Ford New Fiesta) - 2min06s961
18 - Roberto Rossati/Esio Vichiese/Reinaldo Rena (Chevrolet Astra) - sem tempo
19 - Alexandre Finardi/Nelson Silva Jr./Felipe Bertuol (Protótipo MRX) - sem tempo

Dois carros se destacavam dos demais, o Aston Martin do trio Ingo/Spinelli/Leandro e o fantástico Radical SR8 com motor V8 de 3.200cc de 480 hp. O Aston um carro rápido e grande com toda tecnologia disponível no automobilismo moderno e o Radical  simplesmente um carro rapidíssimo, que freia, curva e acelera muito. Outro carro que se destacava era o Protótipo MR18 do simpático trio gaúcho Rui/Sergio/Jorge, além dos amigos Ney Faustini e seu filho tocando um protótipo com motor Chevrolet e Dimas de Melo Pimenta que dividiu a pilotagem do valente Beatle com seu filho Rodrigo e com o Zuffo.

A corrida


Ingo toma a ponta seguido do Radical que dá uma bela entortada do outro lado da reta, seguidos pela Gineta, a Lambo, Ney Faustini e o protótipo dos gaúchos...logo a seguir o Radical toma a ponta para perder em uma bandeira amarela quando a corrida já ia bem adiantada...faltando cerca de 30 minutos para o final em uma nova bandeira amarela o Radical fica perto do Aston e começa uma bela briga de tempos com o Radical tentando se aproximar...mas um erro de Leandro de Almeida deixa novamente o Radical na ponta para vencer.

 Radical SR8
Aston Martin
Lamborghini
Protótipo Spyder e Ney Faustini.
Gineta
 Jorge/Rui/Sérgio no MR18 à frente do Aston Martin
 Reta dos boxes

O podium
A equipe vencedora ao lado o Beatle da Dimep.

Radical SR8 assume a liderança no final e vence 30ª edição dos 500Km de São Paulo
Dupla formada por Euclides "Kid" Aranha e Cláudio Capparelli conquistou pela primeira vez o título da prova e dedicaram a João Pedro Andrade, que não pode correr neste domingo
Vinicius Ferraz
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Kid Aranha e Cláudio Capparelli comemoram a vitória

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Vinicius Ferraz
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Pódio dos 500Km de São Paulo

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Eric Darwich/Duda Pamplona/Felipe Maluhy

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Jorge Machado/Rui Machado/Sérgio Antunes

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Guilherme Figueroa/Adalberto Baptista/Marcel Visconde

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Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida

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Vinicius Ferraz
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Euclides "Kid" Aranha/Cláudio Capparelli

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O Radical SR8 venceu na tarde deste domingo (7) a 30ª edição dos 500Km de São Paulo, disputada no autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). O resultado garantiu a dupla formada por Euclides "Kid" Aranha e Cláudio Capparelli a conquista do Troféu Brasil de Endurance. João Pedro Andrade, que também correria na equipe vencedora, não pode participar por problemas particulares.

O Aston Martin de Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida terminou com a segunda colocação, após liderar 102 das 144 voltas da corrida. A Lamborghini de Guilherme Figueroa, Adalberto Baptista e Marcel Visconde ficou com a terceira posição, seguida pelo Protótipo MR18, dos gaúchos Jorge Machado, Rui Machado e Sérgio Antunes, e pelo Mitsubishi Lancer de Eric Darwich, Duda Pamplona e Felipe Maluhy, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Largando da pole position, o Radical SR8 liderou a prova até a 37ª volta, quando foram aos boxes para a parada de troca de pilotos. Dois giros mais tarde a bandeira amarela foi acionada, situação que deixou o Aston Martin com uma volta de vantagem em relação aos concorrentes.

Mesmo perdendo a volta de vantagem que tinham em relação ao Radical SR8, Hoffmann, Guiga e Almeida seguiram com mais de um minuto de frente na liderança da prova. Mas a sorte do trio começou a mudar na volta 117, momento em que o Safety Car teve de intervir pela segunda e última vez, reduzindo a vantagem para oito segundos.

Após a relargada o que se viu foi o Radical SR8 diminuir a diferença para o Aston Martin para a casa de dois segundos. O lance decisivo da corrida aconteceu na 139ª passagem, quando Leandro de Almeida cometeu um erro, perdendo a liderança da corrida de forma definitiva. 

Visivelmente emocionado, Kid Aranha comemorou muito o título dos 500Km de São Paulo. "Dedicamos esta vitória ao João Pedro, que nos preparou para a corrida e, infelizmente, não pode correr hoje.", comentou o piloto. "Ficamos muito atrás quando o primeiro Safety Car foi acionado, mas nos recuperamos na segunda bandeira amarela e conseguimos vencer a corrida", completa Kid.

"Achei que tivesse engatado a segunda marcha, mas acabei errando e isso custou a corrida. Esta é a segunda vez que perco a vitória nos 500Km na parte final da corrida", concluiu Leandro de Almeida. "Não disputava uma corrida há quatro anos, e o Ingo há sete, então foi muito bom disputar a vitória de um evento tão legal como os 500Km de São Paulo até as últimas voltas. Uma pena ter perdido a prova tão no final", concluiu.

Ingo Hoffmann destacou a organização do evento e o traçado do autódromo localizado no interior paulista, e também elogiou os vencedores da prova. "Foi muito bom participar dos 500Km de São Paulo. Essa é mais uma prova de que o Velo Città é um circuito maravilhoso. Parabenizo os vencedores, que souberam usar a pista e, mesmo em sua primeira experiência, conquistaram o primeiro lugar", disse o maior campeão da história da Stock Car.

O sucesso dos 500Km de São Paulo contou ainda com diversos eventos de apoio, como a corrida entre os Clássicos de Competição, vencida pelo Willy Interlagos de Denísio Casarini, seguido por Carlos Estites, com um Volkswagen Passat, e Antônio Neto, com um Alfa Romeo GTV, segundo e terceiro colocados, respectivamente. 

Confira a classificação final dos 500Km de São Paulo:

1 - Euclides "Kid" Aranha/Cláudio Capparelli (Radical SR8) - 144 voltas em 4h12min24s105
2 - Ingo Hoffmann/Guilherme Spinelli/Leandro de Almeida (Aston Martin) - à 7s563
3 - Guilherme Figueroa/Adalberto Baptista/Marcel Visconde (Lamborghini) - à 5 voltas
4 - Jorge Machado/Rui Machado/Sérgio Antunes (Protótipo MR18) - à 13 voltas
5 - Eric Darwich/Duda Pamplona/Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer) - à 15 voltas
6 - Eduardo Amorim/João Guilherme (MRX Moro) - à 19 voltas
7 - Ricardo Landi/Omilton Visconde (BMW) - à 25 voltas
8 - Daniel Ebel/Antonio Marcondes (Scorpion) - à 28 voltas
9 - Dimas de Melo Pimenta/Rodrigo Pimenta/Rodrigo Zuffo (Beatle) - à 28 voltas
10 - Guilherme Haddad/Ricardo Cardoso/Douglas Carvalho Jr. (Ford New Fiesta) - à 36 voltas
11 - Marcelo Caslini/Carlos Estites (Protótipo Spyder) - à 48 voltas
12 - Beto Nogueira/Fabinho Beretta (Beretta) - à 49 voltas
13 - Ney Faustini/Ney Sá Faustini (Chevrolet V8) - à 50 voltas
14 - Nelson Girardi/Carlos Alberto "Tigueis" (Chevrolet Montana V8) - à 73 voltas
15 - Elias Azevedo/Aline Cipriani/Adolpho Rossi (Ginetta) - à 86 voltas
16 - Carlos Eduardo Prado/Ronald Funari/Ricardo Diesler (Chevrolet Vectra V8) - à 109 voltas
17 - Joon Hyung Park/Carlos Ortolani/Carlos Filho (Protótipo) - não largou
18 - Roberto Rossati/Esio Vichiese/Reinaldo Rena (Chevrolet Astra) - não largou
19 - Alexandre Finardi/Nelson Silva Jr./Felipe Bertuol (Protótipo MRX) - não largou

Os 500Km de São Paulo têm o patrocínio de Mitsubishi, Grupo Comolatti e Metal Leve. A Pirelli apoia a realização do evento.
 


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Fotos: Rodrigo Ruiz Fotografia, Humberto da Silva Fotografia e Vinicius Ferraz/divulgação.