A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 2 de março de 2013

Scuderia Jolly Gancia - Alfa Romeo

Piero Gancia e Emilio Zambello vencem em Interlagos 


GP 4º Centenário, Barra da Tijuca, Bird, Zambello e Piero Gancia. 


 Carlos Pace


Zambello




Infecção em três doses
Como se interessam as pessoas pelo automobilismo? Na atualidade é fácil, pela TV. Mas estou falando do começo dos anos 60. Naquela época não tinha transmissão de F-1 no Brasil, aliás não tinha nem na Europa. Para a maioria do povo Fórmula 1 devia ser um remédio para gripe. Nem o `plim-plim` existia naquela época. Eram tempos de TV Excelsior, Paulinho Machado de Carvalho na Record. A cidade de Curitiba, hoje em dia, tem uma frota de carros maior que a do Brasil inteiro na época. É bem certo que eu morava em Sampa, a meca do automobilismo no País, e única cidade com autódromo na época. Sempre gostei de carrinhos, isto é certo. Eram de longe meus brinquedos prediletos. Mas a primeira exposição que tive ao automobilismo estava no fundo da memória, e não tenho como confirmar datas, pois eu devia ser muito novinho mesmo. 

Meu falecido pai trabalhava na Folha de São Paulo no início daquela década. Lembro-me de um belo dia ter sido levado por ele a Interlagos num jipe da Folha. Era dia de corrida ou de treinos, não sei. Devia ter uns 3 ou 4 anos, máximo 5. E fiquei vidrado com a cena, a velocidade, o barulho. Aqui a memória e a ficção se imiscuem, e não posso assegurar, com certeza, se o que vi é produto de uma memória ou de uma imaginação prodigiosa. Juro que vi, à distância, um Interlagos amarelo, um carro da equipe Willys!!!! Essa foi a primeira dose. 

A segunda dose foi um álbum de figurinhas das revistinhas Disney. Faziam álbuns temáticos, e um dos temas escolhidos foi o automobilismo. Fiquei muito intrigado com aquelas baratas de nomes estranhos, Lotus, Cooper, Brabham, BRM e me lembro claramente de um carro branco, a japonesa Honda. Entre outras coisas, o álbum tinha um carro que mais me parecia um caminhão, um Auto Union dos anos 30, Ford GT 40 e outros carros esporte, além de FIATs e Renaults do começo do século. Tudo aquilo me fascinou. 

Marivaldo e a Alfa P33
A terceira dose, que me infectou de vez, ocorreu em 1969. Já sabia da existência da Equipe Jolly e suas fabulosas Alfas GTA e da P33, e descobri, pela TV, que a oficina da mesma ficava a algumas quadras da minha casa, na Rua Frederico Steidel. Tanto enchi a paciência da minha mãe, que ela me levou lá. Fui muito bem atendido por Emilio Zambello, que com muito orgulho me mostrou três Corvettes recém importadas, e a esplendorosa Alfa P33, além das GTA 23, 25 e 27. Para fechar o pacote, Zambello me deu adesivos da Jolly e também catálogos da linha Alfa-Romeo, que incluía a P33. Pronto, devidamente infectado, me apaixonei pelo esporte. E para meu deleite, a concessionária Jolly se mudou para a minha rua!

Carlos de Paula

Post de 15 de Janeiro 2009

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Para o Fabiani e Walter.

Rui Amaral Jr



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

STREAMLINER

Conceito aerodinâmico utilizado à partir da década de 1930, procurava facilitar a penetração aerodinâmica e a fluidez da saída do ar que passava pelos carros, trens, aviões e motocicletas.
Apesar de me interessar pelo assunto, não me aprofundei muito, pois a minha idéia é mostrar principalmente os carros com essa denominação que participaram da Formula Um, entre o começo da categoria no ano de 1950 e ao que parece até quase o final da década.
Um dia peço ao Ricardo Bock explicações mais detalhadas.

Rui Amaral Jr   


Jack Branham e a Cooper T40 no GP da França em Aintree 1955
 GP da Alemanha 1953, Nurburgring, #30 Ernst Loof no Peter Hirt Meteor , à sua frente o #23 outro Meteor não carenado e na Ferrari 500 o grande Ciccio Ascari campeão do mundo.  
  ? GP da Alemanhan Nurburgring 1952 
 A bela Maserati  250F Streamliner 1955 
 1954 as belas Mercedes Benz 196 Streamliner em sua estreia no GP da França em Reims.
Fangio na pole, ao seu lado a #20 de Karl Kling e a Maserati 250F de Ciccio Ascari, atrás a outra MB #22 de Hans Herrmannn 
Fangio em Silverstone 1954


Estreamliner nos anos 30 

GP de Tripoli 1938, Maserato 4CLT Streanliner
 Bern Rosemayer e a Auto Union Streanliner 1937
Auto Union

link

VELOCULT 2013 II

Troféu das Mil Milhas Brasileiras



 Águia, Reinaldo, Wilsinho, Ronaldo, Soláriz, Chico...
 Ricardo Bock, Ronaldo e Paulo Gomes
 Antonio Ferreirinha e Emerson
Ciro Margoni, Chico e Ronaldo

 HEVE D4






  Ferreirinha e Ronaldo
 Sérgio, Emerson e Gláucio
Reginaldo, Washington e Gláucia.
Emerson e Paulo Peralta

 Gláucio e Chico
 Chico, Bird, Soláriz, Gláucio, Águia, Elcio...
 Tony Bianco
 Gabriel Marazzi e Gláucio
 Og Pozzoli, esposa e Luiza Clemente esposa de Bird,
 Tony Bianco e Soláriz

 Rui, Ricardo, Soláriz e Sergio Louzão


Por fim as maravilhas do Ricardo Bifulco em foto do amigo Paulo Peralta 

Agradeço as fotos aos amigos Ronaldo Nazar, Gláucio, Sergio Albuquerque e Homero.