Fangio, Farina e Ciccio
#4 Ciccio Ascari com a Ferrari 500 na pole, #50 Fangio e a Maserati A6GCM-53 e #6 Farina.
Bandeira Brasileira tremulando, mostra a presença de Chico Landi.
Bandeira Brasileira tremulando, mostra a presença de Chico Landi.
No Templo italiano, a Ferrari aparece com força total e inscreve quatro pilotos: Ascari-Farina-Villoresi-Hawthorn. O carro, a imbatível 500.
O Chueco comparece com seu Maserati A6GCM, que o faz sofrer nos treinos. O carro apresenta uma vibração que nada parece resolver, enquanto seu parceiro de equipe, Felice Bonetto, não tem grandes problemas, embora fique atrás no grid. Fangio, que sempre teve ótima relação com seus mecânicos (gostava de ficar entre eles e dividia sua premiação) apela para que melhorem o carro e diz que será generoso se obter um bom resultado.
Os mecânicos o tranquilizam e dizem para não se preocupar.
No dia da corrida, o Chueco percebe a modificação do Maserati, que funciona como um relógio já nas primeiras voltas. Um grande duelo entre Fangio e Ascari-Farina se seguiu, acompanhados do surpreendente Onofre Marimon. Na última volta, Farina tenta se desviar de uma manobra mais arrojada do Ciccio e bate em Marimon. O próprio Ascari também pega uma rebarba e nem recebe a bandeirada.
Alheio a tudo isso, Fangio consegue "achar" o caminho no entrevero e vence a prova.
No final, encontra nos boxes seu parceiro Bonetto com quem comenta a diferença no desempenho do Maserati desde os treinos. Já o Homem do Cachimbo pouco tem a dizer, pois seu carro estava com uma terrível vibração, que quase lhe custa os dentes. Só então Fangio percebeu que os mecânicos haviam trocado os Maseratis. Deram-lhe o de Bonetto, que estava bem e entregaram a Felice o do Chueco...
Caranguejo
NT: Chico Landi correu com uma Maserati A6GCM e teve problemas de motor na 17ª volta.