A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 12 de agosto de 2012

Leandra

sábado, 11 de agosto de 2012

3ª Mil Milhas de Autorama de Paperslotcars


Bom dia amigos.

Esperams todos na 3ª Mil Milhas de Autorama de Paperslotcars. 
Depois de uma conversa com o Sócio, Tito Tilp, decidimos fazer a 3MM na Parolu do Paulinho pra dar uma força.
Foi uma maneira de ajudar depois do incendio na loja.
Então neste ano o carro será  fabricado pela TWP e quem participar da prova comprara o carro ja acertado por 200 Reais.
A inscrição da dupla de pilotos será 60 reais .
As carrocerias serão dos miticos carros da Classe C do Campeonato Brasileiro de Divisão 3 da decada de 70, era cada torpedo lindo.
Conto com a presença e ajuda de todos e nos vemos na Parolu. 

Um braço 

Fabio "Papelada" Poppi

Tito Tilp : http://titotilp.blogspot.com.br/
Fabio : http://paperslotcar.blogspot.com.br/


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Pronto, estou indo para lá, caso sobreviva ao Fabio e Homero volto para contar como foi!rsrsrs

Rui

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MIL MILHAS BRASILEIRAS 1984 - III por Rui Amaral Jr


Medalha que os pilotos que completaram a corrida receberam, essa é do Ferraz

No final de 1983 os amigos Marcos e Arno Levorin da retífica SALECAR, convidaram-me a correr as MM com Fabio, filho de Marcos, usaríamos meu carro que, havia sido deles e estava parado desde o final de 1982. Correríamos na cat. Hot Car, eles tinham como patrocinador, uma indústria de café, teríamos de mudar a cor do carro para amarelo. Motor poderíamos usar o 1.800 cc. Carro amarelo para mim nunca deu certo de umas oito corridas que fiz com essa cor não terminei nenhuma.


O paper model feito pelo Tito Tilp. Não tenho nenhuma foto do carro que corri com o Fabinho Levorin e Alexandre Benevides

Início de janeiro e dos treinos com 1.800 cc, o torke do carro ficava muito bom e começamos a andar bem rápido, acertamos chassi, agora poderia usar meus amortecedores Koni e iríamos correr com pneus da Peneubras na medida de altura de 20, pois a caixa três já estava com as relações acertadas para eles.
A equipe da rede Record chegou para fazer a chamada da corrida que transmitiriam, e seus repórteres viram aquele VW andando uma barbaridade, quiseram gravar as cenas da chamada... apareci vestindo a touca o capacete e meu nome e depois o carro na pista. Aí o amarelo começou a funcionar. A indústria de café, apesar de já termos pintado o carro, deu para trás.
José Ferraz e Julio Miglioli



Os Levorin receberam uma oferta do Amadeu Rodrigues para dividir a tocada do carro comigo e o Fabinho e, apesar de gostar do Amadeu acabei não aceitando, até hoje me arrependo, e veio o Alexandre Benevides para dividir o carro conosco. O Alexandre, bicampeão Brasileiro de gaiola nunca havia pilotado em pista de asfalto, muito menos com pneus slick. Lembro em um treino ao levá-lo dar uma volta na pista, eu amarrado ao banco com cinto de seis pontas e ele sentado ao lado provavelmente na bateria. Não andaria forte, ia só mostrar a pista a ele, mas quando a 1ª encheu e fui descendo o “Retão” enfiando as marchas em seqüência seus olhos estavam bem maiores que o normal, afinal aqueles Fusquinhas aceleravam uma barbaridade!

Mas além de super simpático o Alexandre não era bobo, afinal era bicampeão de uma categoria que na época era super disputada. Correríamos com o patrocínio da Ind. de Pneus Levorin e verba levada pelo Alexandre.
Na classificação ficamos esperando um jogo de rodas que havia sido levado para dar um passe e de repente o organizador diminuiu o tempo do treino e tivemos de sair com pneus usados, faltando uns 5 min. para o final. E nós que achávamos que largaríamos lá na frente acabamos por largar na 4/5 fila.
Recordando a fantástica equipe de profissionais da CIBIÉ, quando foram instalar os seis faróis, quis dar um palpite e o chefe deles, que já havia feito 20 MM me disse que se não gostasse do modo que colocariam os faróis eles usariam meu palpite! Ficou simplesmente ótimo, e eu que já amava aquela pista de dia fiquei maravilhado de poder andar à noite praticamente no mesmo ritmo.

A CORRIDA.
Opala de João Lindau/Roberto Ferreira/Sebastião Santos
Fotos de meus amigos Luiz e Fabiano Guimarães
Camillo Cristofaro Filho/Bel Camillo/Bertinni
Tucano empurra seu Escort na chegada

Chovia “canivetes”, eu largaria, lembro de conversar com o Fabinho e o Alexandre e ver a preocupação em seus rostos, fomos para o grid. O único senão era que usaria pneus PIRELLI de F 3 cuja altura era de 22 o que tornaria o câmbio muito mais longo e a largada bem mais lenta até encher à 1ª.
Ao contrário do que escrevi antes, estava bem atrás da Alfa Romeo do Paulão e ele teimava em não fechar a porta, certamente para refrescar e eu preocupado. Ao acender a luz vermelha os carros das filas de trás já largaram, e olha que eram mais de 60, esperei o sinal verde, largando com toda dificuldade, pois a 1ª marcha com aquela relação e pneus 22 atingia mais de 120 KM/H e tirar o carro da imobilidade não foi fácil. Não vi o acidente da largada, estava no lado esquerdo da pista e preocupado com aquele enxame de Fiat, Passat e etc. da D1 que iam ultrapassando-me. Na descida do “Retão” comecei a tomar as posições desses carros que eram muito mais lentos que eu, os Pirelli grudavam na pista e até a junção tinha retomado muitas posições. Aí encontrei o Fiat Hot Car amarelo nº 25 do Chico Lameirão/Paternostro, quando fui ultrapassá-lo no “Café” notei algumas bandeiras já dentro da pista, tirei o pé preocupado com os que viam atrás , felizmente nada aconteceu, eram nossos “Anjos da Guarda” fazendo seu trabalho, cuidando de nossa segurança. Só ao chegar aos boxes fiquei sabendo do que ocorrera na largada, uma alicatada de um piloto inexperiente e a afoiteza de quem vinha atrás. Graças a Deus ninguém se feriu com gravidade.
Acredite se quiser, apesar de toda tensão em nosso Box, fui buscar um telefone para ligar a minha mãe, que assistia e devia estar preocupada, com ajuda do grande amigo Carpinelli.
A segunda largada foi mais tranquila, com a perda de muitas posições, mas logo recuperadas – dos Divisão 1 no “Retão” passei um monte e, no final da 1ª volta já vinha entre os 15. Os Pirelli grudavam no chão e o motor empurrava muito, com o câmbio me ajeitei, usando uma marcha mais curta que o normal e a 4ª somente na “Reta oposta”, “Reta dos Box” e “Retão”. Duas ultrapassagens lembro bem, o Capeta Palhares/Murilo Piloto de Alfa Romeo nº 33 que encontrei na freada da “TRÊS” e apesar de vir bem mais rápido só ultrapassei-o na freada do “Sargento”. A “Alfona” vinha o tempo todo de lado, da “Quatro” até a “Ferradura” o tempo todo derrapando, quando dava motor saia de traseira aí corrigia - grande piloto o Capeta . A outra foi quando ultrapassei o Paulão/Fabio Souto Mayor com a outra Alfa nº 22 , foi na curva do Mergulho, depois do “Bico de pato”, ele vendo que eu vinha muito mais rápido fez um sinal com a mão e tomei a curva antes dele. Campeão é campeão até cedendo a posição ele foi um grande piloto.
Lá pela 8ª volta já estava entre os dez, e ao chegar na “Junção” notei a pressão de óleo a zero e entrei no Box - motor havia estourado. O interessante é que por conta do câmbio longo não o havia forçado, andando mais em cima dos pneus e freios
Motor foi trocado rapidamente e voltei à pista. Não tinha completado meu turno.
Na freada da “Três” uma desagradável surpresa, a ambulância que estava parada no Retão, atrás do Guard Rail havia saído, e como era meu ponto de referência quase estampo ali mesmo.
José Ferraz/Julio Miglioli

Saindo da “Subida do lago” notei óleo saindo de meu motor novo, tentei ir até o box, mas o motor apagou na freada do “Sargento” e lá ficou meu carro!
Ao parar logo veio um bandeirinha, deles escrevi neste blog “Anjos da Guarda” e segurando meu braço levou-me até um lugar seguro, para logo a seguir com seus companheiros sinalizar ao lado do carro, e veja bem um lugar dificílimo onde os Stock, Maverick e outros carros vinham numa freada forte, dificultada pelas condições do tempo.
Ao atravessar a pista, subindo pelo lado do “Sargento” algumas pessoas que assistiam dali a corrida aplaudiram-me - devo ter feito umas 5 ultrapassagens naquela freada. Chateado agradeci-lhes e um deles com o carro junto à cerca além dos aplausos ofereceu-me um copo de Congnac, agradecido bebi. Agora já podia, para chegar a meu box e ver o Fabinho e o Alexandre cabisbaixos, nossa corrida tinha acabado.
Confesso a vocês que fiquei muito chateado. Em momento algum forcei os motores, o conta-giros JONES com espia foi prova disso, confesso também que com os Stock parando para reabastecer muito antes de nós tinha a esperança de entregar o carro ao Fabinho numa boa colocação, talvez até na ponta.
Nunca mais corri, já tinha 32 anos, e se alguém algum dia me convidar a pilotar um carro de corridas que, por favor, não seja amarelo!
O destaque negativo dessas MM foi o atropelamento de um espectador por um Maverick em pleno "Retão" , o bandeirinha que veio me contar quando voltei a Interlagos quase no final da corrida ainda estava emocionado .

Agradeço à Graziela Rocha , Fabiano Guimarães , José Ferraz , Duran , Romeu , Cláudio , Rui , Bifulco , Joel pelo apoio .
Dedico esta postagen à memória de dois amigões , os saudosos Arno Levorin e João Lindau Neto.
João
Arno e Marcos




A seguir o relato do Romeu para a largada .
F250GTO disse...
Nessa Mil Milhas de 84 eu estava lá.
Exatamente na linha onde estava o Opala do Beto.
Na hora da largada desabou um verdadeiro toró em Interlagos.
A largada erroneamente numa situação dessas, foi dada com os carros parados no grid.
O carro apagou justamente na hora de largar, e o piloto ficou com o braço levantado acenando desesperado e já prevendo o pior, pois atrás dele largavam mais de 60 e tantos carros.
Alguns, que vinham log atrás, perceberam e desviaram e por milímetros não acertaram o Opala.
Mas o pessoal que vinha detrás mesmo, sem visão por causa do "spray" e em maior velocidade encheu a traseira do Opala e bateram uns nos outros, algum tiveram inclusive principio de incêndio.
Se não me engano, apesar dos estragos (grandes) dos carros, ninguém se feriu gravemente, felizmente.
Poderia ter sido bem pior.
Romeu.





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MINI-COOPER S


Vencendo o Raly de Monte Carlo, 1965 com  Timo Mäkinen/Paul Easter
Na Targa Florio 1963 com Sir John Whitmore e o jornalista e piloto Paul Frère

Encarando as feras em corridas de clube na Inglaterra 


Lançado no mercado em 1962 pela BMC - British Motor Corporation -, com motor transversal de  848cc e 34hp, mais tarde da união da BMC com a Morris surgiu com motor de  997cc com 55hp.
Aí surge o genial John Cooper, e com todo seu conhecimento do automobilismo de competição, vê no carrinho um campeão.
Lança a versão Mini-Cooper S, com um motor de 1.275cc e 76hp que foi um verdadeiro sucesso, primeiro nas pistas inglesas, onde venceu incontáveis corridas promovidas pelos clubes, e mais tarde, no mundo, onde venceu muitos Ralys e corridas, sendo que alguns com dois motores, o dianteiro e um montado na parte traseira do carro.
Vieram as grandes vitórias, como as do Raly de Monte Carlo, nos anos de 1964 com Paddy Hopkirk / Henry Liddon, 1965 com Timo Mäkinen/Paul Easter e 1967 com Rauno Aaltonen/Henry Liddon, sempre correndo contra carros mais potentes, como os Porsches 911.

Moss e John

Foi a glória para John, que havia conseguido o segundo lugar no Raly em 1952 com Stirling Moss e  D Scannell pilotando um Sunbeam-Talbot 90. 

BSCC Crystal Palace 1964

HOJE



Como se pode ver John foi grande em tudo que se propôs a fazer!










Rui Amaral Jr